Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Aconteceu o 1º Módulo da Escola Diocesana Fé e Política, Pe. Ibiapina.



Aconteceu no último fim de semana, de 25 a 27 de março, o primeiro módulo da Escola Diocesana  Fé e Política Pe Ibiapina, realizada pela Diocese de Guarabira, através do Setor de Pastorais Sociais e a Cáritas Diocesana. 
À partir da aula inaugural, a previsão é que todos os módulos da Escola aconteçam no Santuário Pe Ibiapina em Santa Fé (Solânea/PB), tendo assim, um grande sentido, pois é justamente o Pe. Ibiapina, patrono da Escola Diocesana, com o qual, aprendemos o EXEMPLO marcante para a Igreja de hoje que quer ser uma Igreja samaritana e missionária, uma Igreja solidária com todos os deixados à margem da sociedade, excluídos, negados na sua condição de ser gente.
Participaram deste módulo, 25 lideranças ligadas as comunidades, as pastorais sociais, movimentos eclesiais, assossiações, militantes engajados na política social e que exercem cargos na política partidária, sindicatos e conselhos. 
O Bispo Diocesano Dom Lucena, celebrou a missa de Abertura da aula inaugurou, na sexta (25) e acolheu como concelebrante o Pe. Alfredo, coordenador do Setor de Pastoral Social do Regional NE 2, que falou da alegria de está presente na abertura do primeiro módulo, ressaltando a importância da Escola para a diocese e para o crescimento das Pastorais Sociais, já que, muitas dioceses já haviam abraçado a Escola Fé e Política.
Dom Lucena participou ainda do momento introdutório e  aproveitou para falar também das suas impressões e expectativas. O grupo diversificado (misto), formado por jovens, pessoas com mais experiências, a representatividade, a quantidade de participantes e o local onde acontece a Escola (Santuário), foi destacado pelo bispo, como caracteristicas privilegiadas para um maior aproveitamento do curso.
Este primeiro módulo foi assessorado por Rubens Pita, da cidade de Garanhuns-PE, ligado ao Setor de Pastoral Social - CNBB - NE 2, Profº de Ensino Religioso, Educador da Escola Fé e Política "Pe. Humberto Plummen" e membro do movimento Nacional de Fé e Política. Conceitos de Fé e Política e Metodologias aplicadas à Pastoral e à Educação, foram os temas aprofundados e trabalhados neste Primeiro Módulo.
A avaliação feita pelos participantes, é que, mesmo estando no início do curso, foi possível sentir o entrosamento do grupo e o interesse pela formação sócio-política, causando boas expectativas para os próximos módulos.
O segundo módulo acontecerá de 20 a 22 de maio de 2011, e até lá, a coordenação apresenta aos que ainda se interessarem, a possibilidade de inscrever-se na escola.














 

Nenhum comentário:

Postar um comentário