Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Diocese de Guarabira lança Diretório do Sacramento do Batismo

 
              A Diocese de Guarabira, lançou recentemente o Diretóro Diocesano do Sacramento do Batismo, válido temporariamente (ad experimentum), para todo o ano de 2011, podendo receber sugestões de alterações a partir da prática, tirar o que é desnecessário e acrescentar o que foi omitido, e em 2012, publicá-lo de modo definitivo e unindo os demais diretórios num único Diretório.
 
            O presente Diretório é fruto do valioso instrumento de trabalho elaborado em 2010, por uma Comissão Diocesana de Formação, que refletiu sobre comunidades organizadas, e que exige subsídios e orientações seguras que ajudem na implementações da nossa ação evangelizadora.
            No subsídio há as razões pelas quais é celebrado o Sacramento do Batismo, o que é o batismo, porque batizar crianças, a iniciação cristã de adultos, ministros do batismo, as condições para celebrar o batismo, os compromissos (dos pais, dos padrinhos e das comunidades), roteiro para encontro de preparação e a própria celebração do batismo. E nas normas pastorais hão de mostrar o caminho que deve ser percorrido com espírito de comunhão e participação.
Leia abaixo na íntegra, a apresentação, escrita por Dom Lucena.


“Quem não nascer da água e do Espírito
Não pode entrar no Reino de Deus” (Jo3, 5)

Amados(as) Diocesanos(as),

Com alegria e com sentimento de gratidão que apresento o Diretório Do Sacramento do Batismo, conteúdo subsídio e normas Pastorais sobre a vida Cristã da pessoa batizada. Não pretende apenas ser uma ajuda para pais, padrinhos que se preparam para o batismo de seus filhos e afilhados. Mas um estímulo a todas as paróquias, comunidades, pessoas e equipes de preparação para o Sacramento do Batismo terem orientação segura e escrita para a vivenciado batismo na comunidade cristã.
Este deve ser levado a sério e tomado como luz para podermos saber quem somos verdadeiramente, qual é o mistério da nossa vida e qual é o mistério de Jesus Cristo, com o qual crescemos no batismo. Entramos na comunidade, a pertencemos e tornamo-nos discípulos-missionários.
Em 2010, fruto do trabalho da Comissão Diocesana de reflexão sobre formação de comunidades organizadas, foi elaborado um valioso instrumento de trabalho, que exige subsídios e orientações seguras que ajudem na implementações da nossa ação evangelizadora. E, durante a XII Assembleia Diocesana de Pastoral, que teve como tema: “Igreja, comunidade de comunidades: Caridade, Formação, Participação e Missão”; acenou para os desafios que as comunidades atuais têm que responder. Muitos batizados não foram e continuam não sendo suficientemente evangelizados, nem bem orientados na fé, menos ainda acompanhados na comunidade.
É indispensável contar com pessoas disponíveis e equipes motivadas de preparação para o batismo em toda a Diocese. E, com este Diretório em mãos, caminharão com segurança e darão visibilidade à comunhão diocesana. Ajudarão, sem medo e com criatividade pastoral, não com legalismo nem proibições, a muitos católicos que vivem uma vida afastada do compromisso cristão.
Agradecemos a valiosa ajuda do Pe. Bosco e de outros sacerdotes, religiosas e leigos e leigas na elaboração do Diretório do Sacramento do Batismo. Assim, além do contudo para formação das equipes, para os encontros de preparação do batismo e os batizados de boa vontade, apresenta as normas pastorais desta Igreja Particular, no tocante ao Sacramento do Batismo.
Todas as orientações a respeito do Sacramento do Batismo sejam baseadas na palavra de Deus, no Catecismo da Igreja Católica, no Código de Direito Canônico, no Ritual para o Batismo de Crianças, no Ritual da Iniciação Cristã de Adultos e no diretório Diocesano do Sacramento do Batismo.
No subsídio há as razões pelas quais é celebrado o Sacramento do Batismo, o que é o batismo, por batizar crianças, a iniciação cristã de adultos, ministros do batismo, as condições para celebrar o batismo, os compromissos (dos pais, dos padrinhos e das comunidades), roteiro para encontro de preparação e a própria celebração do batismo. E nas normas pastorais hão de mostrar o caminho que deve ser percorrido com espírito de comunhão e participação.
O presente Diretório Diocesano do Sacramento do Batismo, a partir desta data, entra em vigor ad experimentum, válido durante todo o ano de 2011, podendo receber sugestões de alterações a partir da prática, tirar o que é desnecessário e acrescentar o que foi omitido, e em 2012, publicá-lo de modo definitivo e unindo os demais diretórios num único Diretório.
Sob a companhia de Nossa Senhora da Luz, iluminados pelo Espírito Santo, todos e todas cresçam na graça e na sabedoria de Deus, sendo testemunhas de Jesus no mundo.
Guarabira, 09 de março de 2011, quarta-feira de cinzas e terceiro ano do nosso pastoreio.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário