Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Seminaristas recebem ministério do Leitorato.

Três seminaristas da Diocese de Guarabira, receberam no último dia 31 de julho de 2011, do Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena o ministério do Leitorato em preparação para a oredenação sacerdotal. As celebrações aconteceram em dois momentos diferente.
Os seminaristas  Iran de Sousa Ferreira (aluno do 3º ano de teologia no Seminário São João Maria Vianney - Campina Grande), e José Arimatéia Vieira de Lima (este estará viajando para Roma dia 10/08), receberam o Ministério de leitorado às 08:00h da manhã na Catedral de Nossa Senhora da Luz em Guarabira-PB. Já o seminarista Edijael Souza Alves recebeu o ministério às 19:30h na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário em Caiçara-PB.

O que é o leitorato?

Leitorato/leitorado: o sacerdócio é desenvolvido em três graus: o diaconato, o sacerdócio e o episcopado. Na caminhada a estes graus sacerdotais, o seminarista recebe do bispo ministérios de serviço que não são necessariamente exclusivos aos caminhantes ao sacerdócio. Tais ministérios, junto a outros, já foram até o concílio vaticano II reconhecidos por graus menores. Seus ritos de recebimento são normalmente mais reservados para evitar confusão com a ordenação. O ministério do Leitorado trata-se do ministério desenvolvido por membro (leigos ou não) da comunidade de fiéis devidamente apto e escolhido para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.

A partir deste ministério, nossos irmãos prosseguem em sua caminhada de serviço em espera do próximo ministério, o de acolitato, e em seguida da ordenação diaconal em vista da sacerdotal vindoura.

Os Ministérios (não ordenados) do “Leitorato e Acolitato” são sinais concretos do amor de Deus, da sua eleição gratuita e dos seus dons concedidos para o serviço aos irmãos. Aqueles que o recebem servem à Igreja, ao Povo de Deus, a começar de suas famílias religiosas, a Comunidade que os gerou e os apresentou à Igreja como filhos em condições de assumirem este serviço e responsabilidade eclesial. O Ministério do Leitorato diz respeito, acima de tudo, ao amor à Palavra de Deus. Não basta conhecê-la, é preciso se deixar plasmar por ela e anunciá-la com paixão.

Os que recebem da Igreja o ministério do Leitorato, recebem também dela a confiança e o dom para a proclamação da Palavra de Deus na assembléia litúrgica, na catequese para os sacramentos e na preparação de outras pessoas que exercerão ministérios na Sagrada Eucaristia.

O candidato instituído no ministério do Leitorato (Serviço da Proclamação da Palavra de Deus) e do Acolitato (serviço-auxílio ao altar da Eucaristia), são imbuídos da graça para a missão de auxiliar os presbíteros e diáconos no desempenho de suas funções, além de distribuir a sagrada comunhão aos fiéis. Estes ministérios, apesar de serem próprios dos leigos, são conferidos na etapa da Teologia por serem obrigatórios para aqueles que serão ordenados diáconos ou presbíteros, “múnus evangelizador da Igreja”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário