Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tem início a 46ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB NE2

Participam do evento Bispos, padres, religiosos e leigos dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte
Com o tema “Na tríplice Missão da Igreja: a Caridade”, a 46ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB Nordeste 2 (composta por 21 dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) teve início na noite desta quarta-feira, 01, no Convento de Convento de Santo Antônio, no município de Lagoa Seca, na Paraíba.  O evento, que vai até o meio dia do domingo, 04, será assessorado por Dom Celso Queirós, bispo emérito de Catanduva – SP.
A cerimônia de abertura ocorreu na igreja do Convento, com uma celebração presidida pelo bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha. Em seguida, no plenário, o presidente do Regional e Bispo de Palmares-PE, Dom Genival Saraiva de França, fez um discurso de abertura. “Esta 46ª Assembleia Pastoral Regional se realiza na esteira da Assembleia Geral da CNBB, cujas Metas estão contempladas nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil que, além do conteúdo, têm um caráter muito pedagógico, visando uma maior participação, em todas as instâncias da atividade pastoral, nas Igrejas Diocesanas, durante o quadriênio 2011-2015”, explicou.
O bispo acolheu aos participantes, listou os novos Bispos indicados para as Comissões Pastorais da CNBB Nordeste 2 e relembrou a Jornada Mundial da Juventude, ocorrida este ano em Madrid, em agosto. “Atentos à importância da próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013, estaremos especialmente empenhados na participação de nosso Regional, em consonância com os frutos e apelos da recente Jornada, em Madrid e com os apelos e orientações da CNBB”, afirmou.
O pe. Josenildo Tavares, da Arquidiocese de Olinda e Recife, deu prosseguimento, expondo as expectativas para a Assembleia e as propostas de trabalho. Em seguida, leu um texto do arcebispo de São Salvador da Bahia – BA, Dom Murilo S. R. Krieger, chamado “uma esmolinha, por amor de Deus!”; o qual trata justamente sobre a caridade, tema da Assembleia.
Participam da Assembleia 150 pessoas, entre bispos, coordenadores regionais de pastorais, coordenadores diocesanos de pastorais, superiores maiores de Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica, representantes do presbitério de cada diocese e coordenadores regionais das Novas Comunidades.
Texto de Mayara Renata - Assessora do Regional



Nenhum comentário:

Postar um comentário