Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011



Diversos movimentos, Pastorais e entidades, comprometidas com as causas sociais, se uniram no último dia 29 de setembro, no auditório do Campus III da UEPB, para a realização do 17º Grito dos Excluídos, com o tema: “A vida em primeiro lugar” e o lema: “Pela vida grita a terra... por direitos todos nós!”, através de um seminário que contou com a participação de mais de 300 pessoas. Essa nova forma de realizar o “Grito dos Excluídos” foi importante para que de maneira mais pensante, fossem discutidas, propostas e atividades a serem desenvolvidas, a partir da realidade global, nacional, estadual e local. Ajudou nessa reflexão o Prof. Dr. Severino José de Lima da UFCG.

Crises, violência crescente no campo, falta de segurança pública, falta de saneamento básico, corrupção, impunidade, drogas, lixo, fome, educação de má qualidade apareceram como situações merecedoras de um olhar profético. Tais situações, provocaram profundas reflexões, durante todo o seminário e, consequentemente,  surgiram algumas propostas de atividades: um encontro sobre segurança pública, valorização e comercialização da agricultura familiar, organização de recicladores e usina de reciclagem do lixo, organizar fóruns temáticos, formação de cooperativa de agricultura familiar, criar fundos rotativos comunitários e traçar uma política educacional para o campo.

O Grito dos Excluídos terá continuidade na Diocese de Guarabira. A Comissão de pastorais sociais, responsável pela articulação dos trabalhos do pós-Grito, irá organizar as propostas, atividades e encaminhamentos, em vista da concretização daquilo que foi o clamor neste 17º Grito dos Excluídos da Diocese de Guarabira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário