Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dom Lucena visita o Seminário Maria Mater Ecclesiae


No ultimo dia 13 de maio, após o termino da 49ª Assembleia dos Bispos do Brasil, Dom Lucena visitou os seminaristas da Diocese de Guarabira que moram no Seminário Maria Mater Ecclesiae em São Paulo. No segundo dia de sua visita o Bispo presidiu a missa da Festa do Apóstolo São Matias para os 145 seminaristas que residem naquele Seminário. Nesta celebração que contou com a presença de outros cinco bispos do Nordeste que também visitavam aquela casa de formação, Dom Lucena concedeu o Ministério de Leitor a alguns seminaristas da nossa Diocese que estão no 2º Ano de Teologia. Arlan Melo (Paróquia Nossa Senhora da Luz – Catedral de Guarabira), Francisco Marques (Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Araruna), José Manoel (Paroquia São Sebastião – Araçagi) e Kleber Rodrigues (Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio – Remígio) foram os seminaristas instituídos no ministério do Leitorato. Este Ministério é o primeiro concedido pelo Bispo àqueles que irão receber as ordens sacras quando concluírem o 4º Ano de Teologia.

Por: Seminarista Kleber Rodrigues

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Missões Vicentinas 2011, chegam a Diocese de Guarabira


As missões vicentinas 2011, acontecerão no período de 28/05/  a 12/06/2011 com a participação das Equipes do Conselho Nacional do Brasil, Conselhos Metropolitanos de João Pessoa, Judiaí e Uberaba, e dos Assessores Espirituais do Conselho Nacional do Brasil, Padre Alexandre Nahass - CM, e do CM João Pessoa, Padre Michel Proteau - RSV.

Serão feitas visitas aos Bispos da Dioceses de: Caicó-RN,  Natal-RN, Mossoró-RN, Cajazeiras-PB, Campina Grande-PB, Guarabira-PB, João Pessoa-PB e Patos-PB, a várias Paróquias nas áreas das Dioceses citadas, às Unidades Vicentinas (Conselhos Centrais, Conselhos Particulares, Conferências, Obras Unidas e Obras Especiais), a famílias assistidas, a confrades e consócios que não estão participando das reuniões das Conferências por motivo de idade ou problemas de saúde, a movimentos leigos como ECC, Terço dos Homens, Grupos de Jovens e outros, e a Unidades de Ensino (escolas e faculdades).

A passagem dos missionários pela  Diocese de Guarabira, acontecerá dos dias 31/05 à 03 /06/2011. Entre outras atividades da programação, estão previstas visitas ao Bispo Dom Lucena, à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Marí, à Paróquia Nossa Senhora do Livramento em Bananeiras, à Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Pilões, às Paróquias de Guarabira e visita ao Santuário Frei Damião.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Papa recorda Irmã Dulce, a mãe dos desamparados

Durante a oração do Regina Coeli no último domingo (22), o Papa Bento XVII recordou a beatificação da Irmã realizada em Salvador, na Bahia.

“Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, desejo também associar-me à alegria dos Pastores e fiéis congregados em São Salvador da Bahia para a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou atrás de si um prodigioso rastro de caridade ao serviço dos últimos, levando o Brasil inteiro a ver nela, a mãe dos desamparados. Idêntica celebração teve lugar ontem, em Lisboa, ficando inscrita no álbum dos Beatos a Irmã Maria Clara do Menino Jesus; ela fundou as Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que ensinou «a alumiar e aquecer» a multidão de pobres e esquecidos da sociedade, vendo e acolhendo neles o próprio Deus. Enquanto confio à intercessão das novas Beatas os seus familiares e devotos, as suas filhas e irmãs espirituais e as comunidades eclesiais de Lisboa e São Salvador da Bahia, de coração concedo-lhes a Bênção Apostólica”, afirmou.

Momentos antes o Pontífice recordou que a fé em Jesus significa segui-lo todos os dias, nas ações simples que compõem o nosso dia.

“É próprio do mistério de Deus agir de modo calmo. Ele constrói lentamente na grande história da humanidade, a Sua história. Torna-se homem, mas de modo a permanecer ignorado por seus contemporâneos, e pelas forças influentes na história. Sofre e morre e, como o Ressuscitado, ele quer chegar à humanidade somente através da fé dos seus aos quais ele se manifesta. Ele sempre bate suavemente às portas de nossos corações, e se nós a Lhe abrimos, lentamente nos torna capazes de ver”.


Informações: Rádio Vaticano

Foto: AFP

Mais de 70 mil pessoas participam de cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, em Salvador

Milhares de pessoas celebram ontem (22), em Salvador (BA), a beatificação de irmã Dulce. A religiosa dedicou sua vida a ajudar os pobres e excluídos, passando a ser chamada de ‘Anjo Bom da Bahia’. A solidariedade aos carentes e o reconhecimento de um milagre levaram a freira a ser proclamada beata, o que a deixa mais próxima de se tornar santa.

A cerimônia, iniciada às 17 horas, no Parque de Exposições de Salvador, foi acompanhada por 77 mil pessoas e diversas autoridades, entre elas, a presidente da República Dilma Rousseff, o governador da Bahia, Jaques Wagner e o presidente do Senado, José Sarney. O rito foi conduzido pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, representando o papa Bento XVI. Com a beatificação, a religiosa passou a ser chamada de ‘Bem-Aventurada Dulce dos Pobres’.

Como beata, um grande quadro com o retrato da religiosa foi mostrado ao público, que agitou lenços e cantou em homenagem à freira baiana, que morreu há 19 anos.

O processo de canonização começou em 2001. Em 2003, a Santa Sé emitiu validação jurídica do milagre atribuído à freira. Irmã Dulce intercedeu por uma mulher, no estado de Sergipe, que sofreu grave hemorragia após o parto, em 2001. Em 2009, o papa Bento XVI concedeu o título de venerável à freira baiana, reconhecimento de que viveu de forma heróica as virtudes da fé cristã, caridade e esperança. O feito foi investigado por peritos médicos e teólogos.


No ano passado, a Congregação para a Causa dos Santos certificou a autenticidade do milagre atribuído à irmã Dulce, última etapa para a beatificação. Em dezembro de 2010, o papa promulgou o decreto de beatificação. Após o decreto, deu-se início o processo para a santificação. Para ser considerada santa mais um milagre deve ser constatado.

Irmã Dulce - Filha do dentista Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, irmã Dulce, nasceu em 26 de maio de 1914, na capital baiana. Aos sete anos, a mãe morreu. Na adolescência, já dava sinais da vocação para ajudar os excluídos, acolhendo mendigos e doentes em sua casa.

Em 1933, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no município sergipano de São Cristovão. Aos 20 anos, foi ordenada freira e adotou o nome de irmã Dulce, em homenagem à mãe.

Em Salvador, prestava assistência à comunidade pobre de Alagados, ajudou na fundação de uma associação católica de operários e também de uma escola para filhos dos operários. No início da década de 50, a freira usava o galinheiro do convento para abrigar doentes – foi o começo da Associação Obras Sociais Irmã Dulce, criada oficialmente em 1959. Depois, fundou o Convento Santo Antônio.

Em 1988, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Com a saúde extremamente debilitada, a religiosa morreu em 1992, com 77 anos de idade. Com o processo de canonização, os restos mortais foram levados para a Capela do Convento Santo Antônio. Depois de receber o título de venerável, foram transferidos para a Capela das Relíquias, ambos em Salvador.

 
Informações: CNBB

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Apresentação do 4º Mutirão de Comunicação



A Pastoral da Comunicação do Regional NE 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza a cada dois anos o Mutirão Regional de Comunicação. O primeiro Mutirão foi realizado em 2005, na arquidiocese de João Pessoa. Em 2007, foi a vez da arquidiocese de Natal sediar o evento. Em 2009, a diocese pernambucana de Caruaru cedeu sua estrutura para abrigar os comunicadores cristãos do Regional Nordeste 2.
O 4º Mutirão Regional de Comunicação, promovido pelo Regional Nordeste 2, da CNBB, será realizado dia 28 a 30 de outubro de 2011, no Colégio Santa Madalena Sofia, o tema: “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”
A abertura ocorrerá na noite do dia 28, no auditório do Colégio Marista de Maceió, com a apresentação folclórica da região e com as palavras de boas vindas de Dom Antonio Muniz, Arcebispo de Maceió.  Em seguida, haverá a conferência sobre o tema central do 4º Mutirão de Comunicação.
Serão oferecidas 14 oficinas (29/10), simultaneamente, todas abordando temas relacionados à comunicação. No dia 30, haverá, simultaneamente, oito seminários.
O evento está sendo organizado para um público de 400 pessoas, entre agentes pastorais, professores e estudantes de Comunicação Social, integrantes de Organizações Não-Governamentais, comunicadores populares e a sociedade em geral, de Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte e Alagoas.
Memória do 3º Mutirão de Comunicação:
O Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) realizou no fim de semana, dias 23 a 25, em Caruaru, PE, o seu 3º Mutirão de Comunicação (Muticom), com o tema “Processos de Comunicação e Evangelização”. O evento contou com a participação de 320 pessoas, de 18 arquidioceses e dioceses do Regional, além da arquidiocese da Bahia, Feira de Santana, Serrinha e Bonfim. O evento foi assessorado pela assessora da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, da CNBB, irmã Elide Fogolari; o assessor de imprensa da Conferência, padre Geraldo Martins; e o coordenador geral do Mutirão Latinoamericano e caribenho de Comunicação, padre Marcelino Sivinski.
• Na abertura, foi ministrada uma palestra sobre o tema do Mutirão, proferida pelo padre Geraldo Martins. Na palestra, o assessor de imprensa da Conferência dos Bispos, depois de conceituar a comunicação e a evangelização, fez uma ligação entre os dois termos: “Sem a clareza do que seja evangelização, podemos comunicar sem evangelizar. E, se comunicamos de forma plena, então, estamos evangelizando, uma vez que somos capazes de penetrar o íntimo do outro, deixando-nos também habitar por seu saber”. E acrescentou: “Sempre que, através da comunicação, conseguimos promover o outro, ajudando-o em sua libertação, então, evangelizamos. Pela evangelização, através de uma comunicação perfeita, podemos levar
outro a fazer uma experiência de Cristo, conhecendo sua pessoa, sua vida, sua obra, sua doutrina e, livremente, aderir a Ele.”
No sábado, os participantes foram distribuídos entre as 12 oficinas oferecidas. No domingo, aconteceram quatro seminários: Leitura Crítica da Cultura Midiática, Mística do Comunicador Cristão, Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para a Igreja, e Rádios Comunitárias: legislação e organização.
Na opinião de quem participou, o evento foi um espaço valioso para o crescimento da Pascom e da cada pessoa que lá esteve. “O Mutirão foi um momento muito importante não só para quem se inscreveu, mas para quem contribuiu com as assessorias nas oficinas. Eu, particularmente, fiquei muito feliz em contribuir com uma oficina, conhecendo gente, histórias, experiências, aprendendo junto, no mundo do rádio”, disse Nill Júnior, coordenador da Pascom na diocese de Afogados da Ingazeira (PE), assessor da Oficina de Produção de Programas de Rádio. Para a articuladora regional da Pascom, Cacilda Medeiros, a experiência dos mutirões, no Nordeste 2, está consolidada. “A feliz ideia de uma construção em comum de reflexões, grupos de trabalho, seminários, oficinas sobre comunicação sob um tema comum que norteie as discussões tem se revelado como oportuna e necessária”.
De acordo com o Plano Regional da Pascom, em 2010 serão realizados mutirões estaduais. “A realização de mutirões de comunicação por algumas dioceses, como Natal, Mossoró e Caicó, todas no Rio Grande do Norte, muito tem contribuído para o fortalecimento e crescimento da Pascom”, enfatiza Cacilda.
No encerramento, foi anunciado Maceió (AL) para sediar o 4º Mutirão de Comunicação do Nordeste 2, em outubro de 2011. Ainda não há temática definida.
 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Diocese de Guarabira, celebrará Dia Mundial da Comunicação

A Pastoral da Comunicação (Pascom), desde o dia 16 de abril está escolhendo por região pastoral os articuladores que, juntamente com os coordenadores paroquiais, farão parte da "Rede Diocesana de Comunicadores". Embora já existam na diocese muitas paróquias com o trabalho avançado na Pastoral da comunicação, essa é a primeira vez que há uma estrutura da Pascom, o que permitirá um fluxo de informações entre as paróquias e a Diocese, além de disseminar a Pascom e despertar a consciência para evangelização com os meios de comunicação. Dom Lucena (bispo diocesano de Guarabira) está muito empenhando para o fortalecimento desta pastoral.
No dia 05 de junho, Dia Mundial da Comunicação, às 08h30min, acontecerá na Catedral de Nossa Senhora da Luz, uma missa especial, presidida pelo Bispo Dom Lucena, na ocasião acontecerá o lançamento da rede Diocesana de Comunicadores. Participarão da celebração os coordenadores paroquiais e articuladores das Regiões Pastorais, como também, os profissionais que trabalham nos meios de Comunicação espalhados por toda a Diocese.
Confira como está articulada a Pascom, em 2011:
Pascom Diocesana: Valmir César, Mazé Andrade, Cláudia Simone e Poliana Vieira
Região de Alagoa Grande: José Rufino (Alagoa Grande) / José Wellington (Mulungu)
Região de Araruna: Waldir Miranda (Cacimba de Dentro) / Luana Richele (Cacimba de Dentro)
Região de Guarabira: Dayvid Carneiro (Guarabira) (Resp. provisório)
Região de Pirpirituba: Felipe Silva de Abreu (Serra da Raiz) / João Antônio Ribeiro (Belém)
Região de Solânea: Pe. José Carlos (Solânea) / Vanderlei Bernardo (Areia) (Responsáveis Provisórios)

Pascom Diocesana com Dayvid Carneiro

Beatificação da Irmã Dulce.



Faltam poucos dias para a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, marcada para o dia 22 de maio, em Salvador (BA). A Santa Missa, marcada para às  17h, será presidida pelo Arcebispo Emérito de Salvador, Cardeal Dom Geraldo Majella.Na ocasião, Dom Geraldo irá representar o Papa Bento XVI e o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Dom Angelo Amato.
Entre as atrações para o dia da beatificação, está a exibição de um espetáculo artístico sobre a vida de Irmã Dulce. A apresentação, que reunirá dança, música e teatro, será realizada por 700 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação da Obras Socias Irmãs Dulce (OSID).

E a programação já terá início no sábado, 21. Às 16h, no
Santuário de Irmã Dulce, será celebrada uma Missa de preparação e, em seguida, acontecerá a vigília que se estenderá
até a manhã seguinte.Con fira a programação completa que se estenderá até o dia 28/05

21 de maio - sábado

16h – Missa no  (Largo de Roma), seguida de vigília

22 de maio - domingo

Cerimônia de Beatificação de Irmã Dulce
Local: Parque de Exposições de Salvador

12h – Abertura dos portões

14h – Apresentação artística sobre a vida e obra de Irmã Dulce

17h – Missa de Beatificação

24 de maio - terça-feira

8h30 – Missa de agradecimento pela beatificação, no santuário de Irmã Dulce, seguida de carreata com a imagem da Bem-aventurada.

26 de maio - quinta-feira

9h – Missa no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho

28 de maio - sábado

8h30 – Missa de consagração e instalação do Santuário de Irmã Dulce


terça-feira, 17 de maio de 2011

Jornada Diocesana da Juventude - Diocese de Guarabira


A primeira Jornada Diocesana da Juventude reuniu, aproximadamente, dois mil jovens, no IV domingo da Páscoa, 15 de maio, dia do Bom Pastor e dia de oração pelas vocações. A concentração teve início por volta das 07h30min, na praça da Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira-PB, onde os jovens oriundos de todas as paróquias da Diocese, foram acolhidos inicialmente e participaram de um café comunitário, organizado pela Paróquia da Catedral.
Ás 08h30min., a juventude participou da Santa Missa, presidida pelo Bispo, Dom Lucena e concelebrada por vários padres. Momento relevante, que contou com a participação dos jovens na liturgia e poderam ouvir os ensinamentos do bispo, que sinalizavam para a vida, missão e protagonismo do jovem.
Na Homilia, Dom Lucena refletiu sobre o tema da Jornada, "Enraízados e edificados em Cristo, firmes na fé" e destacou: "Costumamos dizer que a juventude é o futuro, hoje podemos dizer que a juventude é presente para a Igreja, e disse ainda: "Busquem a Jesus, o Bom Pastor, e serão felizes".
Após a Celebração, iniciou-se a caminhada até o Colégio Estadual de Guarabira, situado no bairro Bela vista, local onde os jovens permaneceram até às 16h. Durante a caminhada, dois trios elétricos animaram a multidão de jovens, que, embalados ao som de músicas cristãs, demonstraram ao longo de todo o percurso, uma nítida satisfação e alegria incontida.
Na chegada ao  ginásio do Colégio Estadual, a acolhida ficou por conta do Ministério de Música Shalom do Pai, que, a partir daí, ficou responsável pela animação da Jornada.

A programação variada, organizada pelo Setor Juventude, aliou momentos de animação, Adoração ao Santíssimo Sacrammento, apresentação de teatro e dança, palestra, testemunho, partilha das experiências realizadas, na semana da Juventude, por Regiões Patorais, exposição vocacional e a Palavra do Bispo Diocesano.
O rítmo animado e espiritualizado de "Teto Elétrico", de Campina Grande - PB, marcou o encerrramento da Jornada Diocesana da Juventude 2011, e levou às ruas de Guarabira, uma multidão de jovens que louvaram, dançaram e meditaram ao som dos mais variados estilos, entre eles axé e frevo.





terça-feira, 10 de maio de 2011

Cardeal Raymundo Damasceno é o novo presidente da CNBB

O arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis foi eleito o novo presidente da CNBB. Com 196 votos, dom Damasceno foi eleito no segundo escrutínio. O cardeal de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer ficou em segundo lugar, com 75 votos.
No primeiro escrutínio, dom Damasceno havia obtido 161 votos contra 91 de dom Odilo. Por não ter alcançado 2/3 dos votos (182), houve a necessidade do segundo escrutínio. Dom Damasceno foi secretário da CNBB por dois mandatos consecutivos (1995-1998; 1999-2003).

Na primeira votação, também receberam votos o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta (14); o arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva; o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom walmor Oliveira de Azevedo; o bispo de Jundiaí (SP), dom Vicente Costa; o bispo da prelazia de São Felix (MT), dom Leonardo Steiner e o bispo de Cruz Alta (RS), dom Friederich Heimler, com um voto cada.

No segundo escrutínio, receberam votos o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta (4) e o bispo de Santo André, dom Nelson Westrupp (1).

Amanhã as eleições continuam para vice-presidente e secretário. Eleitos os membros da Presidência, a Assembleia escolherá os 12 presidentes das Comissões Pastorais e o delegado da CNBB junto ao Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam)


Currículo de Dom Raymundo Damasceno Assis
Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis é arcebispo de Aparecida (SP). Nasceu em 1937 na cidade mineira de Capela Nova (MG). Teve sua ordenação presbiteral em 1968, em Conselheiro Lafaiete (MG) e ordenação episcopal em 1986, em Brasília (DF).

Dom Raymundo estudou Filosofia no Seminário Maior de Mariana (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (Itália). Dom Raymundo Damasceno foi, antes do episcopado, professor no Seminário Maior e na Universidade de Brasília (UnB) de 1976 a 1986.

Foi bispo auxiliar de Brasília, vigário geral e vigário episcopal na arquidiocese de Brasília, professor do departamento de Filosofia da UnB, Secretário Geral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), secretário geral da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, em Santo Domingo, Secretário Geral da CNBB por dois mandatos, Delegado ao Sínodo Especial para a África, Sínodo sobre a vida religiosa, como convidado, Delegado à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo papa João Paulo II, membro do Pontifício Conselho para as Comunicações, membro do Departamento de Comunicação do CELAM, membro da Comissão para a Comunicação, Educação e Cultura da CNBB, Delegado do CELAM, Presidente do CELAM, membro da Pontifícia Comissão para a América Latina – CAL e sínodo para a África (2009).

Seu lema episcopal é: “In Gaudium domini” (Na Alegria do Senhor)

Fonte: CNBB

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Eleita Nova Presidência da CNBB Nordeste 2

Mayara Renata
Imprensa @cnbbne2.org.br


Dom Genival Saraiva, bispo de Palmares-PE; Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo de Caicó-RN; e Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo de Guarabira-PB; foram eleitos, respectivamente, para os cargos de Presidente, Vice e Secretário geral, da Conferência Nacional de Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 (CNBB NE2). As eleições foram realizadas na manhã desta segunda-feira, 09, no sexto dia da 46ª Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida-SP.
Os bispos eleitos terão o cargo de duração de quatro anos. Para as eleições foram utilizadas urnas eletrônicas, semelhantes às usadas e eleições civis. O presidente, vice e secretário geral da CNBB foram eleitos em votações separadas.
A CNBB Regional Nordeste 2 é composta pelas 21 Dioceses dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Saiba mais sobre os novos componentes da presidência da CNBB NE2 abaixo:


Dom Genival Saraiva de França: Dom Genival Saraiva , filho de José Luiz de França e Maria Brasilina de França, nasceu em Alcantil - PB, no dia 03 de abril de 1938. Recebeu o Batismo na Capela de São José, no dia 12 de agosto de 1938. Com seus oito irmãos, viveu a infância em sua terra natal, onde cursou os estudos primários.
Cursou a Teologia no Seminário Maior de Viamão – RS, concluindo-o em 1964. Recebeu a Ordenação Sacerdotal na Catedral de Campina Grande, no dia 1º de janeiro de 1965, mediante a imposição das mãos de Dom Manuel Pereira da Costa, então Bispo Diocesano de Campina Grande.
Completou sua formação acadêmica com o curso de Licenciatura em Filosofia, na Universidade Católica de Pernambuco, em 1970, e Mestrado em Pedagogia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, no período de 1978 a 1981.
Atuou na Pastoral da Comunicação, na condição de apresentador de programas nas Rádios Caturité e FM Campina Grande e como articulista colaborador em jornais estaduais.
Exerceu atividades docentes na rede particular e estadual de ensino e na Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba - Campus II.
Foi Secretário de Educação e Cultura do Município de Campina Grande e Membro do Conselho Estadual de Educação, no período de 1986 a 1998.
Atualmente é o Bispo da Diocese de Palmares-PE.


Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz: Dom Manoel Delson, filho de Pedro Lopes da Cruz e Luzia Pedreira da Cruz, nasceu em Biritinga - BA no dia 10 de julho de 1954.
Estudou no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza, São Paulo e ordenou-se sacerdote em Feira de Santana-BA, no dia 05 de julho de 1980. Foi também em Feira de Santana que ocorreu sua ordenação Episcopal, em 24 de setembro de 2006.
Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Católica de Salvador-BA e Mestrado em Ciência da Comunicação Social em Roma, na Pontifícia Universidade Salesiana.
Antes de tomar posse como Bispo, foi Ministro Provincial em Salvador, BA (1998); e em Roma exerceu o cargo de Definidor Geral para a América Latina junto à Cúria Geral dos Capuchinhos (2002-2006).
 Atualmente é o Bispo da Diocese de Caicó-RN.


Dom Francisco Dantas de Lucena: Dom Francisco Dantas de Lucena, filho de Abemor Abdias de Lucena e Maria Inês Dantas de Lucena, nasceu em Jardim do Seridó – RN no dia 19 de outubro de 1963.
Estudou no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio de Janeiro e ordenou-se sacerdote em Caicó, no dia 27 de julho de 1991.
Formou-se em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico no Rio de Janeiro-RJ.
Ao ser nomeado bispo, em 17 de agosto de 2008, em Caicó-RN, era Professor de Direito Canônico na Faculdade de Teologia Cardeal Eugênio de Araújo Sales; Membro do Colégio dos Consultores; Membro do Conselho Presbiteral; Assistente Espiritual das Religiosas de Caicó, Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis e Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica da Diocese de Caicó.
Dom Lucena atualmente é o Bispo da Diocese de Guarabira

domingo, 8 de maio de 2011

Mamãe




Você que me deu o bem mais precioso.
"A vida"
Me esperou com tanto carinho.
Me ensinou os primeiros passos.
As primeiras palavras.
As lembranças mais antigas que tenho de você,
É sua mão segurando a minha para me dar proteção.
Sua voz doce, cantando cantigas de ninar,
me fazendo dormir e sonhar.
Um sono sereno, tranqüilo,
Sabendo que você estaria ali a me proteger.
Você que lutou, sorriu, chorou.
Mas não deixou a amargura tomar conta de seu coração.
Você que me ensinou a ser adulto,
mas continuar com meu sonhos de criança.
A ser forte, sem ser amarga.
Abrir meus caminhos,
Tomando sempre cuidado com as plantinhas ao redor.
Com você aprendi a ser "gente" que respeita "gente".
Aprendi a ter fé, aprendi a aceitar os defeitos das pessoas.
Aprendi que o amor tem que ser incondicional.
Minhas melhores lembranças,
são as que você cria todos os dias...
no amor que sinto em tudo o que você faz.
No brilho de seu olhar
Mãe...
Que Deus a proteja sempre,
Te ilumine, te de forças para continuar sua batalha.
E que eu possa sempre sentir e ter esse amor maior
em todos os momentos de minha vida.



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Diáconos permanentes terão novidades após Assembleia

Um dos assuntos tratados neste segundo dia da 49ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil  foi o Diaconato Permanente. E as discussões sobre o tema podem trazer diversas novidades para este ministério da Igreja.

O Arcebispo de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti, explicou que as novas diretrizes para os diáconos terão como inspiração a Encíclica do Papa Bento XV Deus Caritas est, e há a previsão de estabelecimento de diaconias, onde os diáconos serão responsáveis por comunidades.

Eles não celebrarão Missas - enfatizou o arcebispo -, mas serão ministros da Palavra de Deus e animadores espirituais dos fiéis. "A proposta não é para substituir o padre, mas para atender às necessidades das comunidades", endossou Dom Anuar, ao destacar ainda que os diáconos não tiram o espaço dos leigos e vice-versa e sempre devem atuar em comunhão com os bispos e presbíteros.

Na coletiva desta quinta-feira, 5, o Bispo de Nova Friburgo (RJ), Dom Edney Gouvêa Mattoso, recordou os
desastres que assolaram a cidade devido às chuvas do mês de janeiro deste ano
e apresentou a situação atual, em que apenas limpezas nas ruas foram realizadas, necessitando-se ainda de uma considerável reconstrução.

"Nós já vivemos o luto suficiente. Agora é preciso recomeçar. Nossos governantes precisam começar o trabalho de reconstrução", endossou o Bispo de Nova Friburgo ao pedir o auxílio da imprensa na divulgação da continuidade do problema e ao agradecer aos voluntários que se dispuseram a ajudar às vítimas.

E sobre o tema central das Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil, o Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, relatou que, no dia de hoje, os bispos foram dividos em 18 grupos para discussão da temática e que, na parte da tarde, os prelados analisarão qual deve ser o número de Comissões Episcopais da CNBB
Atualmente, elas estão em dez: Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Animação Bíblico-Catequética; Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso; Laicato; Liturgia; Cultura, Educação e Comunicação Social; Vida e a Família; Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; e Doutrina da Fé. 

Fonte: CN

Bispos falam sobre julgamento da união homoafetiva no STF

Na tarde desta quinta-feira, 5, na Assembleia da CNBB, o presidente da Comissão Episcopal para a Educação e a Comunicação Social, Dom Orani João Tempesta, e o Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Joaquim Guimarães, abordaram o pedido de reconhecimento da união de pessoas do mesmo sexo como entidade familiar, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Dom Orani afirmou que a Igreja do Brasil está unida a toda Igreja e traz em si valores: "A Igreja luta pelas pessoas, pois tem como intuito levar a vida para todos. A questão da família parte do direito natural, não é uma questão de decisão, existe um ciclo natural. Mas quantas pessoas construíram bens juntas, têm herança. Nisso a Igreja não vê problema, mas não significa o ser família", enfatizou.

Já o Bispo Auxiliar de Belo Horizonte salientou que esse tema não é uma preocupação apenas eclesial, visto que outros pensadores também defendem a tese de que a família é constituída por homens e mulheres e filhos que enfrentam dificuldades.

Dom Joaquim também recordou a fala de um psicanalista francês que questiona o seguinte: “Quando as pessoas que exercem poder no mundo irão acordar para algo que está acabando [referindo-se à destruição da família] e que, ao acabar, tira a possibilidade da esperança da sociedade?".

Dom Orani declarou que a CNBB foi representada, durante a sessão, pelo advogado Hugo Cisneyros, que falou da inconstitucionalidade da lei que pretende aprovar a união homoafetiva, pois a Constituição, a Carta Magna do país que define direitos e deveres dos brasileiros, não reconhece a união de pessoas do mesmo sexo como uma entidade familiar.

A Constituição diz que uma família se dá pela convivência entre um homem e uma mulher. Portanto, não se trata de uma questão de discriminação, e sim de constitucionalidade, e mudança da lei é papel do Congresso Nacional, e não do Poder Judiciário.

Fonte: CN

Segundo dia da Assembleia da CNBB

O 2º dia da 49º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começou com a celebração da Santa Missa às 7h30 no Santuário Nacional de Aparecida.


Nesta quinta-feira, 5, a Missa foi presidida pelo Bispo de Nova Friburgo (RJ), Dom Edney Gouvêa Mattoso que ressaltou durante sua homilia que é função da Igreja defender aqueles que sofrem e denunciar injustiças.

“Vivendo as alegrias do tempo pascal, anúncio da vitória da vida sobre a morte que o Ressuscitado traz, não podemos deixar de confrontar a sombra do pecado e suas consequências que atingem a humanidade ao longo de sua história”, disse.

Dom Mattoso destacou que a liturgia desta quinta-feira da segunda semana do tempo pascal é uma relato estupendo da coragem do anúncio no confronto com aqueles que detinham o poder como forma de dominação, não como serviço à Verdade.


A supremacia da obediência a Deus

O bispo salientou que colégio apostólico reunido torna-se a voz da Igreja e do Espirito Santo e com sua autoridade deve denunciar o pecado em sua dimensão pessoal e social e anunciar ao mesmo tempo a redenção à Cristo. “É preciso obedecer antes a Deus que os homens, mesmo em meio a perseguições”, enfatizou.

Dom Mattoso ressaltou que faz parte da missão da Igreja estar ao lado dos mais fracos e dar voz a eles, reler os acontecimentos contemporâneos denunciando injustiças e fraudes, mas não simplesmente com critérios humanos como ativistas sociais e políticos.

“Se a Igreja começar a se transformar diretamente em sujeito político não fará mais pelos pobres e pela justiça, ao contrário, fará mesmo, pois perderá sua independência e sua autoridade moral identificando-se com uma única via política”, disse Bento XVI na quinta conferência episcopal dos bispos latino-americanos e caribenhos.

O celebrante destacou a importância de campanhas como a da Fraternidade, que neste ano quer chamar a atenção da sociedade para os descuidos com a natureza que faz sofrer toda a vida no planeta. Este desequilíbrio na ordem natural, recordou o bispo, foi visto em recentes acontecimentos como aquele que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro.

“Acontecimento que causaram morte e destruição que foram agravadas por omissões de responsabilidade daqueles que deveriam ter presente a tutela do bem comum, mas por interesses escusos permitem construções em áreas de risco, entre outras iniciativas que põe em risco a vida no planeta”, disse o Bispo de Nova Friburgo.


Amor recíproco

Ao recordar a experiência da comunidade de Nova Friburgo gravemente atingida pelas chuvas em janeiro deste ano, Dom Mattoso agradeceu a solidariedade vinda de todo Brasil. “Os sinais da providencia se faziam presentes, muitos irmãos de todo país vieram para a região formando um exercito de quase mil voluntários”, lembrou.

As orações e benção do Papa Bento XVI mostrando sua proximidades com todos serviu de grande consolo para aqueles que perderam suas casas, familiares e amigos, destacou o bispos de Nova Friburgo.

Diversas campanhas foram realizadas de norte a sul do país angariando materiais de primeira necessidade e fundos para reconstrução das cidades, o que segundo o bispo foi a concretização de um dos mais belos ensinamentos de Jesus: “Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”(Jo 13,35).

Por fim, o celebrante pediu a Deus que multiplique os frutos da justiça e à Virgem de Aparecida que prepare os bispos para acolher o Espirito Santo, aceitando sua atuação nesta 49º Assembleia, fazendo de todos testemunhas autenticas do Ressuscitado.
Depois da celebração da Missa, o episcopado brasileiro seguiu para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, também no Santuário Nacional para o início dos trabalhos.
Fonte: Canção Nova

Setor Juventude, divulga programação oficial da Jornada Diocesana

Programação

07:00h -  Concentração na Praça da Catedral (Recepção)

08:30h - Abertura da Jornada com a Missa na Catedral

10:00h - Caminhada para o Colégio Estadual

10:30h - Chegada ao Colégio Estadual (Animação e Palavra do Bispo)

11:00h - Momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento

12:00h - Almoço com Exposição Cultural Paralela
(Para o almoço duas possibilidades: quentinha a 5 reais ou trazer de casa) Obs: não será permitido a saída do espaço do encontro, durante o almoço para evitar dispersão)

13:20 - Retorno com Animação e Testemunhos
             13:45 - Testemunho sobre drogas
             14:00 - Testemunho sobre aborto
             14:15 -  Testemunho sobre Castidade


14:30 - Palestra - "Jovens sarados"

15:10 - Troca de experiências das Regiões Pastorais
             15:20 - Apresentação Paróquia N. S. da Conceição (Araruna)
             15:25 - Apresentação Paróquia Santo Antônio ( Mulungu)
             15:30 - Apresentação Paróquia N. S. Da Luz (Catedral)
             15:35 - Apresentação Paróquia São Sebastião ( Lagoa de Dentro)
            15:40 - Apresentação Área Pastoral N. S. do Perpértuo Socorro (Casserengue)

16:00h - Palavra Final - Dom Lucena

16:10 -  Encerramento com show em Trio Elétrico
               Show Musical "Teto Elétrico



Dom Lucena, coordenador da equipe para as eleições da CNBB, participa de coletiva com a imprensa.

 Aconteceu nesta quarta-feira, 4, a primeira coletiva de imprensa da 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontece no Centro de Convenções Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). O porta-voz da Assembleia e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta, apresentou os principais temas que serão tratados na 49ª AG.
Este ano a assembleia é eletiva, escolhendo para o próximo quadriênio o presidente, vice-presidente e secretário geral da CNBB, além deles, são eleitos também os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais que, junto com a Presidência, constituem o Conselho Episcopal de Pastoral (Consep). Também será eleito o delegado da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). Para tratar desse assunto, foi convidado a falar com a imprensa o bispo de Guarabira (PB), dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, coordenador da equipe para as eleições da CNBB.
De acordo com dom Francisco, as eleições devem ocorrer na próxima semana, a partir do dia 9, pois, de acordo com o bispo, as votações começam tradicionalmente após o Retiro Espiritual dos Bispos, que inicia no sábado, 7, às 15h30min  e termina com a missa, no domingo, dia 8, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
“As eleições são o segundo tema central da Assembleia deste ano, o primeiro é as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Todos os bispos já receberam o caderno com o regulamento geral para as eleições, e os eleitos terão o cargo de duração de quatro anos e constituirão o Conselho Permanente da CNBB. Todos os bispos são livres para manifestar sua convicção e liberdade. Diferente de outras eleições teremos uma preparação espiritual para refletirmos melhor”, disse dom Francisco.
O bispo aproveitou e explicou aos jornalistas a forma de eleição dos bispos. “São usadas urnas eletrônicas nas nossas eleições, semelhantes à usada nas eleições civis. O presidente, vice e secretário geral da CNBB são eleitos em votações separadas. O eleito deve ter dois terços dos votos no primeiro ou segundo escrutínio. Se houver terceiro e quarto escrutínio, basta a maioria absoluta dos votos. Se assim não resolver, o quinto e último escrutínio acontecerá com os dois candidatos mais votados no quarto escrutínio. Já para os presidentes de Comissões Episcopais são eleitos em eventos separados, um a um, por maioria absoluta de votos, podendo ter até três escrutínios”, explicou dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
Somente um bispo diocesano, isto é, aquele que está à frente de uma diocese, pode ser eleito presidente ou vice-presidente da CNBB. Já para secretário geral pode ser um bispo auxiliar ou coadjutor.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que são as Jornadas Mundiais e Diocesanas da Juventude?

Com a palavra, o criador e idealizador


“O principal objetivo das Jornadas é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.” (Carta de João Paulo II ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude organizado em Czestochowa).

Foi assim que o Papa João Paulo II, o grande idealizador das Jornadas Mundiais da Juventude, explicou o porquê desses encontros mundiais. Um tempo para reavivar nos jovens a sua caridade e celebrar a fé na união da diversidade de povos, línguas e nações. As Jornadas são como fontes para reabastecer a fé de cada jovem na Igreja e da Igreja nos jovens. 

Elas não concorrem com as pastorais da juventude, os movimentos ou grupos jovens, mas são um tempo especial para uma vivência cada vez mais profunda na intimidade com Cristo e no amor pela humanidade. Como o Santo Padre disse na mesma carta: “Uma Jornada da Juventude oferece ao jovem uma experiência viva de fé e comunhão, que o ajudará a enfrentar as questões profundas da vida e a assumir com responsabilidade o seu lugar na sociedade e na comunidade eclesial.” João Paulo II

Perguntas e Respostas sobre a Jornada Mundial da Juventude

 

1 - O que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)? 

A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.     

Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja. 

A Jornada Mundial da Juventude é uma festa da alegria. O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, da justiça e da paz. 

 

 

2 - Quando elas ocorrem?  

São celebradas anualmente. Em intervalos de 2 ou 3 anos, uma cidade é escolhida para celebrar a grande Jornada, na qual participam centenas de milhares de pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermediários, as JMJs são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Santo Padre sugere um tema.

 

3 - O que acontece nas JMJs? 

Durante as JMJs acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Mas todas as atividades com o mesmo objetivo: a busca de Deus.Em sua última edição, na Austrália, reuniu cerca de 500 mil jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo. 

 

4 - Quando e onde ocorrerá a Jornada Mundial da Juventude? 

A Jornada Mundial da Juventude será sediada em Madri, Espanha, em agosto de 2011

 

5 - Como as Jornadas Mundiais da Juventude começaram? 

Elas foram iniciadas pelo Papa João Paulo II. As JMJs foram sediadas todos os anos desde 1986 quando o aconteceu o primeiro evento oficial em Roma. Sidney irá sediar a X JMJ Internacional e a XXIII JMJ Geral. 

 

6 - Onde a Jornada Mundial da Juventude foi sediada anteriormente?

A Jornada Mundial da Juventude foi sediada em Roma - Itália (1986), Buenos Aires - Argentina (1987), Santiago de Compostela - Espanha (1989), Czestochowa - Polônia (1991), Denver - Estados Unidos (1993), Manila - Filipinas (1995), Paris - França (1997), Roma - Itália (2000, Jubileu), Toronto - Canadá (2002), Colônia - Alemanha (2005) e Sidney - Austrália (2008).

 

História da Cruz da JMJ


A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:
cruz_jmj

“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).

Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.

Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.


icone_jmj O Ícone de Nossa Senhora

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

“Hoje eu confio a vocês... o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003)
 

Papa Bento XVI continua o legado


O Papa Bento XVI, continuando o legado de seu predecessor, falou na cerimônia de entrega da Cruz e do Ícone da JMJ de um grupo de jovens alemães para uma delegação de jovens australianos no Domingo de Ramos de 2006. Então enfatizou porque o Ícone de Maria pertence à peregrinação da Cruz da JMJ.


“Nossa Senhora esteve presente no cenáculo com os Apóstolos quando eles estavam esperando por Pentecostes. Que ela seja vossa mãe e guia. Que ela vos ensine a receber a palavra de Deus, a valoriza-la e medita-la em seu coração (cf. Lc 2,19) como ela fez com sua vida. Que ela possa encorajar-vos a dizer o vosso “sim” ao Senhor ao viver “a obediência da fé”. Que ela possa ajudar-vos a permanecer fortes na fé, constantes na esperança, perseverantes na caridade, sempre atentos à palavra de Deus”.


Ao observarmos Maria no Ícone carregando seu Filho, ela nos ensina como levá-lo para o mundo.


Milhões de jovens nos últimos 20 anos participaram das Jornadas Mundiais da Juventude. Centenas de milhares mais participaram da graça do evento pelo seu encontro com a Cruz e o Ícone da JMJ. Esses símbolos são apresentados ao mundo de forma mais contundente pelos jovens que os levam não por alguns momentos ou horas, mas pelo exemplo de suas vidas cristãs diariamente.
Você é convidado a fazer o mesmo! 
 


AS JORNADAS DIOCESANAS DA JUVENTUDE

O sonho de João Paulo II ao criar as Jornadas Mundiais da Juventude foi que elas fossem vividas tanto mundialmente quanto em cada diocese. Com esse propósito foi criado a seção Jornadas Diocesanas.

A experiência da Jornada Mundial da Juventude não pode ficar restrita ao encontro mundial que ocorre a cada três anos e muito menos aos que podem viajar e viver essa experiência em outros países. Ela foi sonhada pelo Santo Padre para reacender em cada um de nós jovens a chama do Amor e para demonstrar a força da juventude na transformação da sociedade.

Para o Brasil poder se preparar para ser sede de uma futura Jornada Mundial da Juventude, sonho de muitos jovens que conhecem a importância e a força de transformação que esse encontro possui, precisamos ter a espiritualidade da JMJ bem formada aqui. Uma das melhores maneiras de fomentar essa espiritualidade é trazer essa vivência para as nossas dioceses: experimentar a diversidade de carismas na unidade da fé em Cristo.

Por isso, as Jornadas Diocesanas devem ter essa espiritualidade ao mesmo tempo plural e centrada em Cristo e incentivar os jovens ao diálogo dentro da Igreja e com outras realidades também. Quanto mais as Jornadas Diocesanas se propagarem, mais os jovens brasileiros estarão preparados para acolherem todas as graças de uma JMJ.

Saiba mais sobre a JDJ - Diocese de Guarabira
  

subsídio para a realização das Jornadas Diocesanas da Juventude em todo o Brasil

Fruto do trabalho de jovens representantes das várias expressões eclesiais da juventude de todo o Brasil, o subsídio Jornada Diocesana da Juventude 2011 - “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf. Cl 2,7) tem como objetivo criar uma caminhada de formação e preparação para um novo tempo de evangelização da juventude brasileira.

Esse é o primeiro texto de uma coleção produzida para ajudar os jovens a caminhar em unidade pastoral, temática e celebrativa com a Igreja que, em diferente partes do mundo, vivência a diversidade na celebração da unidade pelas Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ).
O subsidio, que foi lançado pelas Edições CNBB, foi elaborado sob a coordenação de dom Eduardo Pinheiro e de padre Carlos Sávio Ribeiro, respectivamente bispo referencial e assessor nacional do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A assessoria aos jovens foi feita pelo estudioso das Jornadas Mundiais da Juventude, Erofilho Cardozo, e pela assessora do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia Lloris.

O material de 2011 visa ajudar os jovens a se prepararem para a celebração da JDJ e tem como subtítulo o tema da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Madri, na Espanha, no mês de agosto. O texto dá dicas e sugestões para essa preparação, abrindo espaço para a criatividade e a adaptação às realidades dos jovens. O documento propõe a realização de três encontros: um enfocando o relação pessoal com Jesus Cristo, outro dedicado à vivência do jovem na Igreja e outro voltado à atuação do jovem cristão na sociedade.

São apresentadas sugestões práticas para que a juventude possa conhecer a profundidade das mensagens bíblicas e experimentar a riqueza da espiritualidade celebrada nas jornadas e testemunhar o amor de Cristo no mundo hoje.