Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Campina Grande sediará encontro para seminaristas do Nordeste


A cidade de Campina Grande (PB) sediará, de 4 a 8 de julho, o 5º encontro de  Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste (V FORMISE). A reunião será no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, localizado no bairro do Alto Branco.
A partir do tema central “Lançai as vossas vidas no caminho do Evangelho do qual brota a missão a serviço da vida" serão trabalhadas as temáticas: Espiritualidade missionária do seminarista diocesano; a formação intelectual do seminarista e a organização missionária do seminário.
Os assessores serão os padres André Vital, Dalmo Radimack da Silva (Arquidiocese da Paraíba), André Luiz Negreiros (Secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionária) e Sávio Corinaldesi (Secretário Nacional da União Missionária e da Obra de São Pedro Apóstolo


 

domingo, 19 de junho de 2011

Santíssima Trindade

No domingo depois de Pentecostes celebra-se a Festa da Santíssima Trindade. Que tem como objetivo mergulharmos no mistério da Santíssima Trindade: Pai e Filho e Espírito Santo. Quando falamos aqui em mistério, não pensemos no incompreensível, mas na realidade mais profunda que atinge o núcleo do nosso ser e do nosso agir. Trata-se da presença da Santíssima Trindade na história da salvação. Deus está presente e age sempre na história do mundo e de cada um de nós como Pai e Filho e Espírito Santo. Ao Pai, atribui-se a criação do mundo e do homem. Ao Filho, a restauração ou salvação. E ao Espírito Santo, a santificação ou a plenitude da vida.
Ao nascermos, somos iniciados em Deus no Batismo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e, no fim da vida, somos encomendados a Deus em nome da Trindade. Ao iniciarmos e terminarmos o dia fazemos o sinal da cruz em nome da Trindade. Iniciamos os momentos importantes da vida em nome de Deus uno e trino. Toda celebração é iniciada e terminada em nome da Santíssima Trinddade.
O Pai é louvado e engradecido como fonte e origem de todas as coisas, a começar do próprio mistério do Deus Trino. A Ele atribuímos à criação do universo e do ser humano. No seu grande amor, ele revela e envia o Filho ao mundo como Senhor de todo o universo e como Salvador.
O Filho é comemorado como gerado do Pai, como Verbo de Deus pelo qual foram criadas todas as coisas. Além de Senhor do universo, é Ele o Salvador da humanidade.
O Espírito Santo procede do Pai e do Filho. É o Espírito da comunhão, da unidade do Pai e do Filho. O Espírito é invocado para levar à plenitude a obra do Filho. Ele nos revela mais profundamente e nos conduz ao Filho. É Ele quem realiza a comunhão. Como formou o Filho no seio de Maria, Ela forma agora o seu Corpo místico, a Igreja.
A Santíssima Trindade revela não somente a essência de Deus, mas também a essência da pessoa humana. As três pessoas divinas Pai, Filho e Espírito Santo vivem entre si uma comunhão de amor tão profundo que são um só Deus. Assim também nós, criados à imagem de Deus, somos chamados a cosntruir entre nós amor e comunhão. Deus é uma comunidade de amor.
É importante ficar claro: acreditamos em um só Deus, um Deus em três pessoas. As pessoas divinas são distintas entre si e relativas umas às outras. Como rezamos a todo momento: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo! Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
No nosso próximo encontro, falaremos sobre Corpus Christi, que será celebrado na quinta-feira depois da solenidade da Santíssima Trindade, neste ano véspera de São João. Na Catedral, às 15h, missa, seguindo-se de procissão solene com o Santíssimo Sacramento. Aproveitemos todos esses momentos para vivermos bem a nossa fé. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo de Guarabira-PB

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013



Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita hoje, 15, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde ontem na sede da CNBB.
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.
O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.
Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.
A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.

Coletiva de imprensa hoje com a Presidência da CNBB


A Presidência da CNBB recebe a imprensa hoje, às 11, para uma coletiva. Os bispos apresentarão aos jornalistas duas notas emitidas pelo Conselho Permanente da entidade, reunido desde quarta-feira, 15, em Brasília. Falarão, ainda, de outros assuntos discutidos pelos bispos.
A primeira nota apresenta a posição da CNBB sobre o novo Código Florestal, em tramitação no Senado Federal. A segunda nota condena a violência e os assassinatos ocorridos na última semana no norte do país.
Durante a reunião, os bispos elegeram os membros que farão parte das 12 Comissões Episcopais Pastorais cujos presidentes foram eleitos na Assembleia Geral da CNBB, há um mês. Foram eleitos também bispos para outras Comissões da CNBB e a homologação dos nomes dos assessores para o quadriênio 2011-2015.
O Conselho Permanente é composto pela Presidência da CNBB, pelos presidentes das 12 Comissões Pastorais e pelos representantes dos 17 Regionais da CNBB, num total de 31 bispos. O Conselho se reúne, ordinariamente, três vezes ao ano. A próxima reunião será em outubro.
Hoje, pela manhã, houve missa presidida pelo secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner. Esta é a primeira reunião do novo Conselho, eleito para um mandato de quatro anos.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Diocese de Guarabira se reúne para celebrar Pentecoste.


No último domingo (12), Festa litúrgica de Pentecostes, toda a Diocese de Guarabira, reunida no Ginásio do Colégio Estadual, em Guarabira, vivenciou uma verdadeira experiência comunitária, a festa da comunidade, Pentecostes: Comunidade de Comunidades. Este foi o tema de reflexão, que norteou todas as atividades, no domingo em que a Igreja diocesana, sentiu seguramente o mover do próprio Espírito de Deus. Foi na força e na unidade deste Espírito que todos os grupos, movimentos, pastorais e serviços, presentes no evento, puderam comungar da experiência do Cenáculo e participaram fervorosamente dos momentos de louvor, espiritualidade, Palestra, adoração, Santo Terço, testemunhos e da solene celebração, que encerrou a festa de Pentecostes, neste ano em que a Igreja diocesana celebra as experiências vivenciadas na missão da vida em comunidade.
O evento teve início às 08:00h da manhã com um bonito momento de espiritualidade, dirigido pelas Irmãs Lourdinas. Na abertura, o bispo Dom Lucena dirigiu sua palavra, apresentando as motivações e mostrando, sobretudo, o verdadeiro sentido da Festa.  “Pentecostes é a vinda do Espírito Santo sobre todos. O Espírito Santo, dom de Deus, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que, enviado para tornar esta Igreja una na diversidade, na diferença. Aqui, nós queremos realmente viver, experimentar a presença do Espírito Santo na nossa vida, como Igreja, como comunidade... disse.
O tema sugerido para este ano valorizou a presença de todos os grupos, movimentos, pastorais, serviços e organismos da Igreja Diocesana, que foram apresentados e puderam partilhar as experiências vivenciadas na missão que cada um tem em tornar esta Igreja viva, Igreja em estado permanente de missão. Também foram destacadas, através de testemunhos, as prioridades da Igreja Diocesana para a evangelização: Juventude, Família e Missão.




















quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nomeados novos bispos para as dioceses de Campos e Barra do Piraí-Volta Redonda

O papa Bento XVI aceitou, nesta quarta-feira, 8, o pedido de renúncia dos bispos dom Roberto Gomes Guimarães, 75, da diocese de Campos (RJ), e dom João Maria Messi, 76, da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. A renúncia de ambos tem como base o cânon 401 § 1º, que prescreve o pedido da renúncia do bispo ao completar 75 anos.
Para a diocese de Campos, o papa nomeou o bispo auxiliar da arquidiocese de Niterói (RJ), dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Para Barra do Piraí-Volta Redonda, foi nomeado dom Francesco Biasin, transferido da diocese de Pesqueira (PE).
Dom Roberto Paz
Ordenado padre no dia 16 de dezembro de 1989, dom Roberto nasceu no dia no dia 5 de junho de 1953, em Montividéu (Uruguai). Fez filosofia na Faculdade de Humanidade e Ciência-Universidade da República Oriental Del Uruguai e teologia na PUC do Rio Grande do Sul. Com mestrado em Direito Canônico, foi ordenado bispo auxiliar da arquidiocese de Niterói no dia 22 de fevereiro de 2008. Seu lema episcopal é “In libertatem vocati estis”.
Antes do episcopado foi vigário judicial do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul); diretor espiritual regional do Encontro de Casais com Cristo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; pároco do Santuário N. Sra. da Paz; representante católico do Grupo de Diálogo inter-religioso de Porto Alegre; professor de Direito Canônico e de Direito Eclesiástico da PUC-RS e do CETJOV; membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da arquidiocese de Porto Alegre; membro fundador do Movimento de Profissionais Católicos, da Associação de Juristas Católicos, do Grupo de Diálogo inter-religioso em Porto Alegre e membro da Associação Brasileira de Canonistas.
Dom Francesco Biasin
O novo bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda é italiano de Arzercavalli (Pádua). Foi ordenado bispo de Pesqueira (PE) em 12 de outubro de 2003. Na última assembleia da CNBB, no mês passado, dom Francesco foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.
Dom Francesco nasceu no dia 6 de setembro de 1943 e foi ordenado padre em Padova (Itália) em 20 de abril de 1968. Fez os estudos de filosofia e teologia no Seminário Maior de Padova e especialização em catequese, em Milão. Veio para o Brasil como missionário “Fidei Donum” em 1972, radicando-se na diocese de Petrópolis (RJ).
Antes do episcopado foi vigário Paroquial na cidade de Fossò, Itália; assistente eclesiástico da Ação Católica - setor jovens. Na diocese de Petrópolis, foi pároco da paróquia de São Sebastião de Gramacho, em Duque de Caxias; coordenador da região pastoral da Baixada Fluminense e dos padres “Fidei donum” da diocese de Pádua no Brasil.
Na diocese de Duque de Caxias, criada em 1981, foi pároco da catedral; vice-presidente da Comissão Regional dos Presbíteros do Leste 1 da CNBB; membro da equipe central que preparou o 7º Encontro das CEBs em Duque de Caxias.
Na diocese de Itaguaí, foi vigário paroquial de Mangaratiba; diretor espiritual e professor de Pastoral e Teologia Espiritual no Seminário de Nova Iguaçu; pároco da paróquia Santa Terezinha de Piranema, em Itaguaí; diretor do Centro Missionário diocesano e administrador Diocesano de Itaguaí.
Seu lema episcopal é “Dar a vida pelos irmãos”.