Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dom Manoel dos Reis é tranferido da Diocese de Patos-PB


O Papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 27, Dom Manoel dos Reis de Farias, novo Bispo da diocese de Petrolina (PE), transferindo-o da Diocese de Patos, na Paraíba. Ele sucede a Dom Paulo Cardoso da Silva, 76, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa, por limite de idade, conforme o Cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico.
Dom Manoel
O novo Bispo de Petrolina, Dom Manoel dos Reis de Farias, nasceu no dia 23 de abril de 1946, em Orobó (PE). Foi ordenado padre em 6 de janeiro de 1983. Em agosto de 2001, foi nomeado Bispo da Diocese de Patos e recebeu a ordenação episcopal no dia 10 de novembro do mesmo ano. Tem especialização em Direito Canônico e seu lema episcopal é “Servir na unidade”.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

20º Aniversário de ordenação presbiteral de Dom Lucena

É com grande alegria que celebramos hoje (21), o 20º aniversário de Ordenação Presbiteral, do nosso querido Bispo Dom Lucena. Para marcar esta data tão importante, acontecerá às 19h, na Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, a Santa Missa em ação de graças, presidida por Dom Lucena, concelebrada pelo Vigário Geral, Mons. José André, pelo Cura da Catedral Pe. Adauto Tavares e vários sacerdotes da nossa Diocese. 

Dom Lucena nasceu, aos 19 de outubro de 1963, em Jardim do Seridó (RN) onde fez o ensino fundamental e médio. Cursou Filosaofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano de São José, na Arquidiocese do Rio de janeiro, e Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico, no Rio de Janeiro.
Ordenado presbítero em 21 de julho de 1991, em Caicó (RN), foi administrador paroquial e vigário paroquial em várias paróquias da Diocese de Caicó;
Outras funções que assumiu na referida Diocese: Reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars;ecônomo da Diocese; presidente do Departamento Diocesano de Ação Social; pró-vigário geral e coordenador da cúria diocesana;articulador da Comissãopra os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada no Regional Nordeste 2; Profesor de Direito Canônico na Faculdade de Teologia Cardeal Eugênio  Sales; Membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral da Diocese de Caicó.

Dom Lucena tomou posse da Diocese de Guarabira em 30 de agosto de 2008, na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Luz, sé episcopal diocesana.

 

terça-feira, 19 de julho de 2011

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Neves visitará a Diocese de Guarabira


Começou neste fim de semana a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora das Neves (padroeira de João Pessoa e da Paraíba), pelas outras quatro Dioceses que compõem a Província Eclesiástica da Paraíba (Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras). A visita faz parte da programação da 426ª Festa das Neves, que este ano tem como tema “Maria, Mãe e Mestra”, e que será realizada de 27 de julho a 5 de agosto na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro da Capital.  
O primeiro destino da peregrinação foi a Diocese de Cajazeiras, no último dia 16 onde foi acolhida pelo Bispo Dom Gonzáles, em seguida dirigiu-se a Diocese de Patos no dia 17.
No dia 23, A Imagem de N. Sra. das Neves chegará à Campina Grande e será recebida na Catedral de N. Sra. da Conceição às 9h. com uma celebração de acolhida, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha.
Após passar por Campina, no dia 24, é a vez na nossa Diocese de Guarabira. A imagem será acolhida na entrada da cidade ás 08:00h da manhã. Está sendo programada uma carreata, que seguirá para a Catedral de Nossa Senhora da Luz, onde será acolhida pelo Bispo Diocesano Dom Lucena, que em presidirá a Santa Missa. 
 A  imagem  Peregrina de Nossa Senhora das Neves, ficará exposta para a veneração dos fiéis durante todo o dia, até as 16h, quando será celebrada a missa de encerramento, presidida pelo padre Rui da Silva Braga, cura da Catedral de João Pessoa.
Após a passagem por Guarabira, a imagem da Virgem das Neves retornará à João Pessoa. No dia 27, a Arquidiocese inicia o novenário da padroeira, que vai até o dia 5 de agosto, ápice da festa. Neste dia, em João Pessoa, será celebrada Missa na Catedral Basílica de N. Sra. das Neves às 9h e a procissão pelas principais ruas da cidade às 16h.
A peregrinação da imagem também faz parte dos preparativos para as comemorações dos 100 anos da Arquidiocese que acontece em 06 de janeiro de 2014. Em 1914 a Diocese de João Pessoa foi elevada à Sede Metropolitana.
Pascom com informações: http://www.catedraldaluz.com/

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Desafio das novas tecnologias foi aceito pela Igreja do Brasil

"[O Muticom] testemunha o desejo da Igreja no Brasil de evangelizar empregando as novas tecnologias", afirmou neste domingo, 17, o presidente do Pontifício Conselho da Comunicação Social, Dom Claudio Maria Celli, na cerimônia de abertura do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, no Rio de Janeiro.
Dom Celli disse ainda que, "o desafio das novas tecnologias foi aceito pelos membros da comunidade católica que trabalham com os meios de comunicação".
O Arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, saudou a todos os participantes e afirmou que "o Cristo de braços abertos acolhe a todos" e pediu que Ele derrame suas bençãos sobre o encontro. "Jesus é a Palavra que se fez carne, se fez viva no meio de nós. Deus nos impele a torná-la viva e atuante em todos os lugares (...) Através das inúmeras atividades [deste encontro] queremos nos formar melhor para atuar nas diversas pastorais da Igreja", complementou.
Logo no início da cerimônia, crianças levaram as bandeiras dos estados brasileiros, ao som da música Brasileirinho, do compositor carioca Heitor Vila Lobos, num gesto de acolhimento a todos os participantes.
E antes de concluir a cerimônia, Dom Celli foi presenteado com o material do último Muticom, que aconteceu em Porto Alegre, em fevereiro de 2010.
Em seguida, teve início a primeira conferência sobre o tema do Muticom: "Comunicação e vida: diversidade e mobilidades", com o professor da Pontifícia Universidade Lateranense e Presidente da Fundação Ente dello Spettacolo de Roma, monsenhor Dario Viganò.
Monsenhor Dario trouxe informações sobre o crescimento das mídias sociais e destacou que hoje, os jovens usam meios como Facebook e twitter como moldura para construir seu próprio vínculo com o mundo e até sua própria identidade.
E afirmou que "uma questão importante para a Igreja hoje, consiste em definir a estratégia a assumir, e envolve escolhas não só no que diz respeito aos recursos econômicos e humanos, mas também no que diz respeito às mídias".
Mosenhor Dario afirmou que a Igreja Católica não se encontra presente na rede, e nos casos em que está presente, se deve a alguns padres ou a grupos que tomam uma iniciativa pessoal, não com estruturas compartilhadas.
E concluiu destacando que "o que nos compete fazer enquanto Igreja é o discernimento cultural".
 Fonte: Canção Nova

Aberto o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação


A objetividade e pontualidade marcaram a abertura do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), no início da noite deste domingo, 17, no Ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. “Declaro abertas as atividades do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, pontualmente às 18h30. “Que o Cristo Redentor derrame suas bênçãos sobre todos”, acrescentou.
O mutirão deve reunir cerca de mil comunicadores de todo o país até a próxima sexta-feira. Ele é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e realizado pela arquidiocese do Rio de Janeiro e PUC-Rio, com apoio do Regional Leste 1 da CNBB.
A mesa de abertura foi composta, além do arcebispo do Rio, pelo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli; pelo arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa; pelo reitor da PUC, padre Josafá Carlos de Siqueira; pelo coordenador geral do Mutirão, padre Omar Raposo; pelo vigário episcopal para as comunicações da arquidiocese do Rio, padre Marcos Willian Bernardo; pelo diretor acadêmico do Muticom, professor Miguel Pereira, e pelo conferencista da noite, mons. Dario Viganò, professor da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Entoados os hinos Pontifício e Brasileiro por um grupo dos Arautos do Evangelho, houve breve saudação dos componentes da mesa. “Desejo frutuoso mutirão para todos. Renovo, mais uma vez, minha alegria de estar com vocês para compartilhar a comunhão”, disse dom Claudio Maria Celli.
O presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, exortou os participantes a “escancararem as portas do coração a Cristo”, colocando-se como “discípulos missionários de Cristo para o anúncio do evangelho potencializado com os meios que estão disponíveis”.
Já o reitor da PUC destacou o papel da universidade no Mutirão lembrando a importância do mundo acadêmico. “É preciso trabalhar com racionalidade os valores do evangelho para estejam presentes em nossos processos comunicativos”, sublinhou.
Para o diretor acadêmico do Muticom, Miguel Pereira, o mutirão é resultado de um trabalho conjunto de muitas pessoas. “Aqui vamos discutir o que queremos de comunicação para a Igreja. Cada um de nós é linguagem. Se melhorarmos individualmente,podemos melhorar a sociedade”, disse o professor.
O presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações e o arcebispo do Rio de Janeiro foram presenteados com um DVD e um livro do último mutirão, realizado em Porto Alegre (RS), em fevereiro do ano passado.  “Dom Claudio Maria Celli foi um grande amigo do mutirão e dom Orani, um constante incentivador”, disse padre Marcelino Sivinsk, um dos coordenadores do Muticom de Porto Alegre, ao entregar o presente.
 Fonte: CNBB

Encerrado o Seminário de Comunicação no Rio


Uma série de palestras marcou o encerramento do 1º Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil (SECOBB), neste sábado, 16, no Centro de Formação Sumaré, no Rio de Janeiro. O evento, que começou na terça-feira, 12, reuniu mais de 60 bispos de todo o país e foi promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Socias, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Pouco antes de terminar, o Seminário teve a visita do padre Zezinho, que ontem foi homenageado na PUC-Rio, pelos seus 70 anos, com um show que contou com a presença participantes do SECOBB. Pe. Zezinho falou aos bispos da necessidade de investimento em comunicação na Igreja.
“Comunicação precisa de investimento econômico e de pessoas capacitadas”, disse. Ele criticou a presença de “pregadores da fé” que estão na mídia "despreparados" e pediu que os bispos sejam exigentes com os comunicadores cristãos.
“Está havendo muitos deslizes doutrinários nas canções e nas mídias. Está faltando doutrina e catequese. Estamos na época da excrescência em que o mensageiro está maior que a mensagem. Desta forma não há Igreja que resista”, observou. “Sejam exigentes com seus comunicadores. O pregador da fé tem que aceitar controle”, acrescentou.
Conferências
Os bispos tiveram uma manhã cheia antes do encerramento do Seminário. Foram quatro palestras após a missa presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, às 7h, na capela do Centro de FormaçãoSumaré.

Caixa de Ferrramentas
O consultor educacional, Ricardo Quaresma Chagas, apresentou o projeto “Caixa de Ferramentas”, que visa ajudar os jovens a usarem de forma adequada as diversas mídias. Com um ônibus equipado com estações de TV e rádio via web, tablets, laptops e projetor de vídeo, Chagas promove atividades em ambientes como shoppings, igrejas e escolas. Seu objetivo é levar os jovens a usarem as novas mídias de forma cidadã e responsável.
“O material tecnológico não gera vínculo porque é individual. No espaço virtual é que os jovens colocam a realidade deles. A geração digital não tem vida real: não namora, não brinca, não sabe conversar. A juventude não está perdida, mas desamparada”, considerou.
Desafios
O padre Gildásio Mendes dos Santos falou sobre os desafios da comunicação institucional da Igreja no contexto da cultura midiática. Ele defendeu que a verdadeira mudança na sociedade atual não é tecnológica, mas humana.
“[A mudança] Não é uma revolução digital, tecnológica, mas relacional”, afirmou. “A mudança humana e relacional na era das novas tecnologias está arraigada na força dos valores percebidos e novo estilo de vida. Neste  novo contexto, surgem novas oportunidades para aproximar, dialogar e interagir para  evangelizar as novas gerações institucionalmente”, completou.
RIIAL
A coordenadora da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), Leticia Saberon, expôs para os bispos a finalidade e o trabalho da RIIAL. De acordo com a coordenadora, na Igreja, é preciso abandonar o trabalho individual e partir para o trabalho em rede.
“Um grande inimigo da comunhão é o individualismo pastoral”, sublinhou. Ela destacou a importância da comunicação interna da Igreja. “A comunicação interna expressa a comunhão que está no coração da Igreja, favorece uma ação harmônica das áreas de trabalho e evita a sensação de exclusão”, acentuou.
Segundo Letícia, a RIIAL nasceu em 1987 para facilitar a comunicação entre os bispos e depois se expandiu para os países. “A RIIAL tem quatro pilares: chegar aos últimos, ser mesa comum onde todos colocam o que têm, ter tecnologia segundo a necessidade de cada um e não basta a tecnologia”, esclarece.
 Pascom
A última conferência da Seminário foi sobre a Pastoral da Comunicação, proferida pela professora Rosane Borges e Irmã Élide Fogolari, assessora da Comissão Episcopal para a Comunicação Social, da CNBB, organizadora do evento.
Rosane defendeu que a Pastoral da Comunicação deve estar afinada com as reflexões e teorias da comunicação, tendo como base as orientações e documentos da Igreja. “É fundamental que as ações da Pascom sejam suportadas por fundamentos teóricos e éticos que orientem o agente de pastoral a ser um gestor importante dos processos comunicativos na comunidade”, disse. 
Um dos desafios da Pascom, segundo Rosane, é tirar a informação e a comunicação do império da tecnologia. “Pensar a passagem da informação à comunicação significa destecnologizar a comunicação, recolocando a técnica no seu devido lugar”.

Já irmã Élide acentuou que a Pascom não é mais uma pastoral, mas serviço de comunhão. “Pascom é o eixo transversal de toda a ação pastoral da Igreja. Ela permeia as demais pastorais”, explicou.
Fonte: CNBB

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Seminário de Comunicação, que acontece no Rio de Janeiro para bispos brasileiros desde terça-feira, 12, reuniu na tarde de hoje dirigentes de seis TVs católicas numa mesa-redonda, coordenada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. Os representantes das TVs apresentaram aos bispos a história, estrutura e políticas de comunicação de suas emissoras.
Padre César Moreira, da Rede Aparecida de Comunicação destacou que o projeto da Rede é a “valorização do humano como forma de chegar ao divino”.
Ana Paula Guimarães, do Sistema Canção Nova de Comunicação, exibiu um vídeo contando a história da Comunidade Canção Nova e seu trabalho através dos meios eletrônicos.  “A Canção Nova é mais que meio de comunicação; é uma comunidade”, observou Ana Paula.
Da TV Horizonte, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), veio o padre Giovane Marques, que destacou a importância das TVs trabalharem em parceria. “Não temos pretensão de atingir o país, mas apenas a arquidiocese”, disse. Segundo informou, a TV Horizonte retransmite 55% da programação da TV Aparecida.
O fundador da TV Século 21, padre Eduardo Dougherty, lembrou os inícios da Associação Senhor Jesus, que deu início à Século 21. Entusiasta do ensino à distância, ele defendeu “uma escola virtual da CNBB ou das dioceses” com cursos de formação sob demanda.
Já Monteiro Neto, da Rede Vida de Televisão, apresentou vários números sobre o “Canal da Família” e destacou sua diferença em relação às demais. “A Rede vida não é uma emissora educativa, mas comercial. Isso a diferencia das emissoras, nossas irmãs”, disse.
Representando a TV 3º Milênio, de Maringá (PR), Éverton Barbosa falou das dificuldades da emissora para se sustentar. A solução encontrada foi criar parceria com o projeto “Evangelizar é preciso”, do padre Reginaldo Manzotti.
Além das TVs, a Signis Brasil, associação católica criada em dezembro do ano passado, apresentou seus projetos aos bispos. A presidente da entidade, Irmã Helena Corazza, explicou que a Signis Brasil reúne todos os meios católicos. “Somos pequenos, mesmo que pareçamos grandes”, disse.
O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, sugeriu que as TVs tivessem programas em rede. A ideia também foi defendida pelo representante da TV 3º Milênio e pelo presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.
Já o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais chamou a atenção para a comunhão eclesial que deve marcar as TVs católicas. “A Igreja é uma comunhão. Cada canal [de televisão] tem uma inspiração própria. É preciso ver em que medida se pode expressar uma comunhão eclesial pela pluralidade das TVs”, observou.
Igreja e opinião pública
Foi muito apreciada pelos bispos a palestra “A Igreja no espaço da opinião pública”, proferida na tarde desta quinta-feira, 14, pelo professor Javier Dario Restreppo. Ele considerou a presença da Igreja na mídia, sobretudo em momentos de crise.
 Fonte: CNBB

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Carta aos bispos brasileiros - Radio Vaticano


Segue na íntegra a carta enviada pelo diretor geral da Rádio Vaticano e apresentada pelo jornalista Silvonei José durante a abertura do primeiro Seminário de Comunicação para Bispos do Brasil:

Prezados,
Senhores bispos do Brasil

A Rádio Vaticano, nos seus 80 anos de existência contou a história da humanidade que se transforma e se recria. Desde o primeiro som emitido pelas nossas antenas, cheio de ruídos, até as transmissões de alta qualidade de hoje, a Rádio do Papa sempre procurou levar a palavra e o magistério do Santo Padre a todos os ângulos da Terra.
E não foi diferente nos mais de 50 anos de transmissões para o Brasil. A Redação Brasileira sempre procurou interagir com a Igreja local, tornando-se ao longo do tempo ponte entre a capital da catolicidade e as realidades locais.
Hoje graças aos senhores bispos e suas emissoras de rádio como também as demais emissoras católicas espalhadas por todo o Brasil a Rádio do papa está presente no dia a dia dos brasileiros informando e formando.
Agradecemos a Deus e aos senhores bispos por essa nova “primavera de comunicação católica” que vive o Brasil. A nossa emissora junto com os jornalistas da redação brasileira espera poder sempre prestar um serviço ã Igreja brasileira intensificando seus contatos não somente através do rádio mas também da nossa página na WEB, hoje fonte de informação para o mundo inteiro.
Agradecemos de modo particular ao Arcebispo do Rio de Janeiro pelo convite feito à Rádio Vaticano para estar presente neste encontro através do responsável do Programa Brasileiro, Padre Cesar Augusto e do jornalista Silvonei José.
A Rádio do Papa conta com a colaboração e participação dos senhores bispos.

Cordiais saudações.
Padre Federico Lombardi
Diretor-Geral RV
Cidade do Vaticano, 08 de julho de 2011

segunda-feira, 11 de julho de 2011

11 de julho: São Bento

Por ocasião da dedicação do Mosteiro de Monte Cassino em 1964, após sua reconstrução, o Papa Paulo VI proclamou São Bento (ca. 480 - ca. 547) patrono principal de toda a Europa. O título, apesar de um pouco exagerado, é verdadeiro sob vários aspectos.
São Bento não construiu o Mosteiro de Monte Cassino com a intenção de salvar a cultura, mas, de fato, os mosteiros que depois seguiram a sua Regra foram lugares onde o conhecimento e os manuscritos foram preservados. Por mais de seis séculos, a cultura cristã da Europa medieval praticamente coincidiu com os centros monásticos de piedade e estudo.
São Bento não foi o fundador do monaquismo cristão, tendo vivido quase três séculos depois do seu surgimento no Egito, na Palestina e na Ásia Menor. Tornou-se monge ainda jovem e desde então aprendeu a tradição pelo contato com outros monges e lendo a literatura monástica.
Foi atraído pelo movimento monástico, mas acabou dando-lhe novos e frutuosos rumos. Isto fica evidente na Regra que escreveu para os mosteiros, e que ainda hoje é usada em inúmeros mosteiros e conventos no mundo inteiro.
A tradição diz que São Bento viveu entre 480 e 547, embora não se possa afirmar com certeza que essas datas sejam precisas do ponto de vista histórico. Seu biógrafo, São Gregório Magno, papa de 590 a 604, não registra as datas de seu nascimento e morte, mas se refere a uma Regra escrita por Bento.
Há discussões com relação à datação da Regra, mas parece haver consenso de que tenha sido escrita na primeira metade do século VI. São Gregório escreveu sobre São Bento no seu Segundo Livro dos Diálogos, mas seu relato da vida e dos milagres de Bento não pode ser encarado como uma biografia no sentido moderno do termo.
A intenção de Gregório ao escrever a vida de Bento foi a de edificar e inspirar, não a de compilar os detalhes de sua vida quotidiana. Buscava mostrar que os santos de Deus, em particular São Bento, ainda operavam na Igreja Cristã, apesar de todo o caos político e religioso da época.
Por outro lado, seria falso afirmar que Gregório nada apresenta em seu texto sobre a vida e a obra de Bento. De acordo com os Diálogos de São Gregório, Bento (e sua irmã gêmea, Escolástica) nasceu em Núrsia, um vilarejo no alto das montanhas, a nordeste de Roma. Seus pais o mandaram para Roma a fim de estudar, mas ele achou a vida da cidade eterna degenerada demais para o seu gosto.
Por conseguinte, fugiu para um lugar a sudeste de Roma, chamado Subiaco, onde morou como eremita por três anos, com o apoio do monge Romano. Foi então descoberto por um grupo de monges que o incitaram a se tornar o seu líder espiritual. Mas o seu regime logo se tornou excessivo para os monges indolentes, que planejaram então envenená-lo.
Gregório narra como Bento escapou ao abençoar o cálice contendo o vinho envenenado, que se quebrou em inúmeros pedaços. Depois disso, preferiu se afastar dos monges indisciplinados. São Bento estabeleceu doze mosteiros com doze monges cada, na região ao sul de Roma. Mais tarde, talvez em 529, mudou-se para Monte Cassino, 130 km a sudeste de Roma; ali destruiu o templo pagão dedicado a Apolo e construiu seu primeiro mosteiro. Também ali escreveu sua Regra para o Mosteiro do Monte Cassino, já prevendo que ela poderia ser usada em outros lugares.
Os 38 pequenos capítulos do Segundo Livro dos Diálogos contêm vários episódios da vida e dos milagres de São Bento. Algumas passagens dizem que podia ler o pensamento das pessoas, outras mencionam feitos miraculosos, como quando fez brotar água de uma rocha e um discípulo andar sobre a água; outra passagem menciona um jarro de óleo que nunca se esgotava.
As estórias de milagres fazem eco aos acontecimentos da vida de certos profetas de Israel, e também da vida de Jesus. A mensagem é clara: a santidade de Bento é como a dos santos e profetas de antigamente, e Deus não abandonou o seu povo, mas continua a abençoá-lo com homens santos. Bento deve ser encarado como um líder monástico, não como um erudito.
Provavelmente conhecia bem o latim, o que lhe dava acesso aos escritos de Cassiano e outros, incluindo regras e sentenças. Sua Regra é o único texto conhecido de Bento, mas é suficiente para manifestar a habilidade genial com que cristalizou o melhor da tradição monástica e trouxe-a para o Ocidente. Gregório apresenta Bento como modelo de santo que foge da tentação para levar uma vida de atenção à presença de Deus.
Através de um esquema equilibrado de vida e oração, Bento chegou ao ponto de se aproximar da glória de Deus. Gregório narra a visão que Bento teve quando sua vida chegava ao fim: "De súbito, na calada da noite, olhou para cima e viu uma luz que se difundia do alto e dissipava as trevas da noite, brilhando com tal esplendor que, apesar de raiar nas trevas, superava o dia em claridade.
Nesta visão, seguiu-se uma coisa admirável, pois, como depois ele mesmo contou, também o mundo inteiro lhe apareceu ante os olhos, como que concentrado num só raio de sol" (cap. 34). São Bento, o monge por excelência, levou um tipo de vida monástica que o conduziu à visão de Deus.


(Traduzido de The Modern Catholic Encyclopedia, The Liturgical Press (1995), 77-78)

Fonte: mosteirodesaobento

sexta-feira, 8 de julho de 2011

9º Encontro do Setor Juventude do Regional Nordeste 2

Dos dias 30 de junho a 3 de julho, a juventude católica do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) estiveram reunidos no Centro Pastoral de Parnamirim (RN), estudando a temática da Jornada Mundial da Juventude de 2011 “Enraizados e edificados em cristo, firmes na fé”. Na ocasião foram retomadas algumas discussões referentes ao documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude”.
Os delegados oficiais da Jornada Mundial da Juventude em Madrid receberam orientações práticas durante o encontro. Na formação sobre “Juventude e Evangelização nas Redes Sociais”, o bispo de Caicó (RN) e referencial da Comunicação do Regional, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, em conjunto com o secretário do Setor Juventude do Regional, Luis Adriano Correia e Daniely Barbosa, secretária do Setor Juventude de Natal, desmistificaram este espaço e levaram os jovens a compreenderem que o mesmo é um espaço fértil para a evangelização.
Como gesto concreto foi criada uma Rede de comunicação para a juventude do Regional com um jovem comunicador de cada diocese, para facilitar o fluxo de informações do Regional por todos os meios virtuais.
O Encontro também possuiu caráter deliberativo por ocasião do desmembramento do Setor Juventude da Comissão para o Laicato, sendo assim uma nova comissão foi eleita de acordo com a nova estrutura.
Fonte: CNBB

Jubileu de 85 anos da Ordem Franciscana Secular em Guarabira

No dia 17 de julho de 2011, a Ordem Franciscana Secular, em Guarabira, celebrará o Jubileu de 85 anos de sua ereção canônica.  Para celebrar esta data tão importante, foi feita uma programação especial, que terá início às 08h da manhã e se estenderá até as 16h, na Casa Franciscana.
Na programação consta inicialmente de um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de uma calorosa acolhida aos demais irmãos que virão de Areia, Bananeiras, Lagoa de Dentro,Pirpirituba, Belém e Solânea. Terá ainda a Celebração Eucarística, ás 11h da manhã, presidida pelo assistente Espiritual da fraternidade, o Pe. Adauto e uma palestra com o Bispo Dom Lucena.
 O encontro será um verdadeiro transbordar da vida fraterna Franciscana, na alegria desta feliz celebração, que enche de Júbilo toda a comunidade Diocesana, sobretudo, a Ordem Terceira Secular, que há 85 anos é presença viva na Diocese de Guarabira.

Seminário de Comunicação para os bispos do Brasil tem início na próxima semana

Na próxima terça-feira, 12, tem início no Centro de Estudos do Sumaré no Rio de Janeiro, o 1º Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil. Organizado pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a arquidiocese do Rio, o seminário tem por objetivo oferecer um ambiente de discussões sobre o tema, conforme explicou a arquidiocese do Rio de Janeiro, na sua página na internet.
“O seminário tem como objetivo oferecer um espaço de reflexão e debate sobre o fenômeno da comunicação, a evolução de seus fundamentos e a natureza de suas práticas. Também apresentar os desafios que esse fenômeno traz para a Pastoral da Comunicação, em particular, e ainda, para a Igreja em geral”.
O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, em carta-convite enviada aos bispos do Brasil, destacou as mídias sociais como ferramentas fundamentais para o anúncio da Palavra de Deus.
“Atrás de nossas mídias estão milhares de pessoas que estão empenhadas, até mesmo com suas próprias vidas, para que a Palavra de Deus seja anunciada e Cristo seja ainda mais conhecido por todos. Tenho certeza de que a missão dos nossos comunicadores fez com que a imagem pública da Igreja diante da sociedade fosse ainda mais trabalhada com a verdade para ser ainda melhor conhecida diante de tantas situações midiáticas hodiernas”, sublinha o arcebispo no texto.
Participará do encontro, entre outros, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli, que fará a abertura do evento. O seminário contará também com a participação das principais emissoras de TV e Rádios Católicas do país. O seminário tem encerramento no sábado, 16 de julho.
Mutirão de Comunicação
Um dia após o encerramento do Seminário de Comunicação para os Bispos, tem início, no domingo, 17, no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação. O evento acontece entre os dias 17 e 22 de julho de 2011
Os mutirões são promovidos, a cada dois anos, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e buscam refletir sobre os meios e processos de comunicação tanto na Igreja, quanto na Sociedade. Nesta edição, as discussões terão como tema motivador “Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades”. O Mutirão é uma realização da arquidiocese do Rio com o apoio do Regional Leste 1.
Fonte: CNBB

JMJ: Depois da Espanha é a vez do Brasil!

Jornais vaticanos anunciaram, na quinta-feira 23, que a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como a próxima sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento, que é trienal e estará na sua 38ª edição , acontecerá em 2013 e não em 2014, como estava previsto, já que o Brasil sediará a Copa do Mundo de futebol neste ano. A “cidade maravilhosa” ganhou a concorrência de Seul, a capital da Coreia do Sul.Conforme a agência de notícias “Vatican Insider”, – iniciativa do jornal La Stampa para divulgar informações sobre a Santa Sé – a JMJ deverá ampliar a relevância assumida “pelo colosso brasileiro, como novo ator geopolítico global”, que além da Copa do Mundo de 2014, sediará os Jogos Olímpicos em 2016. Neste sentido, a agência destacou que “a quantidade de grandes eventos no Brasil nos próximos anos comportou a mudança de passo no ritmo trienal que a JMJ assumiu na época ratzingeriana”.
A JMJ foi criada em 1984, por iniciativa do então Papa e hoje Beato João Paulo II. Desde que o Papa Bento XVI assumiu o Trono de Pedro, em 2005, as Jornadas ocorreram na cidade de Colônia, na Alemanha, em 2005, e em Sidney, na Austrália, em 2008. A próxima edição acontecerá entre 16 e 21 de agosto deste ano, em Madri, Espanha.

Dom Lucena é eleito membro de Comissão da CNBB

A CNBB divulgou, dia 25 de jumho, a lista com os nomes dos bispos eleitos para compor as 12 Comissões Episcopais Pastorais da CNBB. Ao contrário dos presidentes de cada Comissão, que são eleitos pela Assembleia Geral, os membros das Comissões são escolhidos, por eleição, pelo Conselho Permanente.
As eleições foram um dos principais pontos de pauta da primeira reunião do novo Conselho Permanente, nos dias 15 a 17. Foram escolhidospor eleição, os bispos para compor outras Comissões e Conselhos que fazem parte da estrutura da CNBB Nacional. Há Conselhos e Comissões cujos membros são nomeados pela Presidência.
O número de membros de cada Comissão não é o mesmo, variando de três a seis, incluído seu presidente.
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo de Guarabira (PB), está entre os eleitos para a Comissão Episcopal para Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância, junto com ele, Dom Airton José dos Santos, bispo de Mogi das Cruzes (SP), Dom Francisco Carlos Bach, bispo de Toledo (PR) e Dom Moacir Silva, bispo de São José dos Campos (SP)


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Diocese de Guarabira tem 4 novos Diáconos temporários

A Celebração Eucarística no dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, aconteceu na Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem em Alagoa Grande, foi presidida pelo nosso Bispo Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena e contou com a presença de diversos Padres de nossa Diocese, entre eles, o Monsenhor Nicodemos que é Pároco de Alagoa Grande e também filho da cidade de Dona Inês, mesma cidade do Diácono José Renato e também com as presenças de Padre Paulo José e Padre José Antônio Párocos da cidade de Areia e que estavam acompanhando José Renato neste processo de preparação para sua Ordenação Diaconal.
A Celebração teve como comentarista o Padre Marinaldo Pároco da cidade de Belém, teve início as 19:00h e encerrando por volta das 21:30h. Durante a celebração que foi marcada por muita emoção, e para alguns uma das celebrações diaconais mas bonitas que já foram realizadas em nossa Diocese, pudemos perceber a emoção dos 4 jovens que estavam se ordenando.
Rezemos pelos novos Diáconos da Igreja Particular de Guarabira: Diácono Fabiano, Diácono Uelvo Miguel, Diácono Joanderson e o Diácono José Renato.
Informações: Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Araruna