Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Diocese de Guarabira participa do 4º Mutirão de Comunicação



Trinta e sete agentes da Pastoral da Comunicação da Diocese de Guarabira, entre eles toda a equipe Diocesana, participaram neste último fim de semana (28 a 30/10), do 4º Muticom -Mutirão de comunicação que aconteceu em Maceió-AL, realizado pela CNBB NE2 e Pastoral da Comunicação.

Mais de 400 pessoas das 21 Arqui-Dioceses, dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, participaram do evento, que promoveu um verdadeiro diálogo entre fé e cultura, através de conferência, oficinas e seminários.

O 4º Muticom, teve como   tema geral: "Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempo de cibercultura", que também foi  tema da conferência, realizada na sexta-feira (28), pela religiosa Joana Puntel, pós-doutora em comunicação. Em sua fala a religiosa afirmou que falar de comunicação implica não somente acompanhá-la no mercado, mas também os paradigmas da cultura digital, sempre ressaltando a necessidade de ser artífice da evangelização nesta ambiência.

Durante todo o dia do sábado (29), foram realizadas simultaneamente 14 oficinas que receberam como assessores diversos comunicólogos de todo o Brasil. O último dia foi dedicado à análise crítico-reflexiva nos oito seminários promovidos, onde os participantes discutiram sobre a importância da comunicação na Igreja em suas mais variadas formas de pastoral.

No domingo, aconteceu o lançamento da Agência de notícias João Paulo II, formada por correspondentes de todas as Dioceses do Regional Nordeste 2, com sede em Recife (PE).

O próximo Mutirão de Comunicação Regional será realizado em Campina Grande (PB) no ano de 2014. No mês de março de 2013 haverá reunião para definições sobre este evento e neste mesmo ano acontece o Mutirão de Comunicação Nacional na Arquidiocese de Natal (RN).  

Durante reunião dos articuladores diocesanos foi eleita a nova coordenação da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2, tendo a jornalista Márcia Marques da Diocese de Campina Grande (PB) como Articuladora geral e Sandra Cavalcante da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) como Secretária. Dom Manoel Delson permanece como Bispo Referencial e Pe. Eduardo Tadeu ou Pe. Moisés fará parte da equipe como Membro do Conselho.






 


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Celebração da partilha dos assentados

A Diocese de Guarabira, a Comissão Pastoral da Terra e os Assentados do Município de Dona Inês, realizarão na próxima quinta- feira, 27 de outubro, a Celebração da Partilha dos Assentados, na Comunidade Sítio, em Dona Inês, iniciando as 07h da manhá com o término previsto para as 16h. Ás 10h30 da manhã, o Bispo Diocesano Dom Lucena presidirá a Celebração Eucarística, que será concelebrada pelo Pe. Roberivaldo Antônio, pároco da cidade de Dona Inês, com a participação da comunidade.

 A Celebração da Partilha, este ano, substituirá a Romaria da Terra. Será um momento privilegiado para se refletir a importância e o clamor da MÃE TERRA na vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Também será um momento de ouvir o clamor dos povos da terra, avivando, com isso, a memória das lutas enfrentadas, da violência sofrida, do sangue derramado e das vitórias duramente conquistadas.


Programação

07h- Chegada - Caminhada da Capela Nossa Senhora Aparecida ao Assentamento PA Sítio (Recepção - Juliana)

07h30 - Abertura da Celebração da Partilha dos Assentados (Dedé)

08h - Café comunitário - Todos
          Grupo da pimenta - Pífano

09h - Apresentação das Comunidades e Entidades - Locutor Dedé
          Histórico da luta - Severino (CPT) e Clovis (local);
                                      - Comunidade Vazante (Gracinha);
                                      - Um representante dos Assentados (Bebé)

10h30 - Celebração Eucarística presidida por Dom Lucena

12h - Almoço comunitário (Coordenação da comunidade)

13h - Apresentação Culturais - sanfoneiro, violeiro e o Grupo da Pimenta Malagueta

13h30 - Entidades presentes

14h30 - Exposição: Luta pela terra na região e meio ambiente
               Apresentação Cultural
               Encerramento - Maria (CPT) e Nita (PA Sítio)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SEMINÁRIO REGIONAL NE2 SOBRE CF-2012

O Seminário de Formação da Campanha da Fraternidade 2012 da CNBB Regional NE2 teve como objetivo conhecer e aprofundar o texto-base com o tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e o Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Eclo 38,8), realizado na cidade de João Pessoa (PB), nos dias 14 e 15 de outubro de 2011, tendo como assessor o Pe. José Adalberto Vanzella. A formação reuniu os membros da Equipe de Campanhas do Regional, representantes das Dioceses, profissionais de saúde, membros da pastoral da saúde, crianças e Idosos, padres, diáconos e leigos. Participaram 56 pessoas. O evento refletiu sobre a saúde pública no âmbito do Regional, o fortalecimento das equipes de animação das Campanhas nas Dioceses, e o lançamento da CF-2012 a nível Regional NE2 será João Pessoa (PB), no dia 25 de fevereiro de 2012, com a presença de todos os Bispos do Regional e representantes das 21 Dioceses.
“A Campanha da Fraternidade de 2012 sensibilizará todos os segmentos da sociedade sobre a difícil realidade das pessoas no acesso à assistência de Saúde. Em meio à desigualdade social é possível ter um sistema de saúde que funcione, e fazer valer o direito básico à saúde de todos e todas sem discriminação. Nunca esquecer da verdadeira condição samaritana, disse Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo referencial para as Campanhas no Regional NE2.

Encontro Regional da Pastoral da Sobriedade em João Pessoa

A Arquidiocese da Paraíba estará realizando de 28 a 30 de outubro, o I Congresso da Pastoral da Sobriedade do Regional Nordeste II, de 28 a 30 de outubro no Teatro Ariano Suassuna - Colégio Marista Pio X, em João Pessoa-PB, com o tema: "Sobriedade e vida" e o Lema: "Porque a vida se manifestou e nós a temos visto". (1Jo 1. 2). Durante o Cogresso também será comemorado os 10 anos da Pastoral da Sobriedade na Arquidiocese da Paraíba.

Diocese de Guarabira sediará Assembleia do Regional NE2 de Pastoral Familiar

Nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2011, a Diocese de Guarabira sediará a Assembleia do Regional Nordeste II de Pastoral Familiar, que será realizada do SESC, no Bairro São José, em Guarabira, e terá como tema: "Jesus, o jeito novo de ser" e Lema: "Nas pegadas de Jesus, somos família em missão".

A Pastoral Familiar da Diocese de Guarabira, convida representantes de Pastorais, Serviços e movimentos para participarem dessa importante Assembleia, que reunirá agentes da Pastoral Familiar e diretores eclesiásticos de todas as Dioceses dos quatro Estados que compõem o Regional Nordeste II da CNBB.

Dom Lucena celebra seu 48º aniversário natalício


Nesta quarta-feira, 19 de outubro de 2011, o nosso  Bispo Diocesano Dom Lucena completou seu 48º aniversário natalício. Pela manhã Dom Lucena realizou atendimento na Cúria Dicesana. Às 12h, funcionários da Cúria, representantes do clero,  Pastorais e outros segmentos, participaram de um almoço comemorativo, onde puderam homenagear o aniversariante do dia. Em seguida, às 15h30, o Bispo celebrou a tradicional Missa no Santuário Padre Ibiapina, em Santa Fé, Missa esta, que é celebrada todos os meses, no dia 19, data em que recorda-se a morte do Pe. Ibiapina (Servo de Deus).







quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Escolhido o administrador diocesano de Patos

O Colégio de Consultores da diocese de Patos (PB) esteve reunido na segunda-feira (10), para eleição do novo administrador diocesano. A escolha foi feita em virtude da transferência de dom Manoel dos Reis de Farias para diocese de Petrolina (PE), onde foi empossado no último sábado (8).

O escolhido foi o padre José Ronaldo Marques da Costa, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Guia, desde julho de 2010.
Sobre a escolha, padre José Ronaldo a responsabilidade em assumir a nova função. “A gente recebe como uma responsabilidade. Tenho consciência que sou padre por vocação, não almejamos títulos, glórias, status. Recebo como uma missão, como um serviço”, concluiu o novo administrador da diocese.

O padre é natural de Malta (PB), nascido em 10 de agosto de 1965. Foi ordenado padre em novembro de 1994, em seguida recebeu provisão canônica para assumir a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Taperoá (PB) (1994 - 2002), assumiu ainda simultaneamente a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento (1998-2002), em Livramento (PB), depois foi transferido para a Paróquia de São Sebastião em Patos (PB) (2002-2010). Padre José Ronaldo, atualmente é o pároco da Catedral de Nossa Senhora Daguia, vigário forâneo, da Forania das Espinharas, e representante do clero como integrante da Pastoral Presbiteral.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

No dia da Padroeira monumento do Cristo Redentor celebra 80 anos


Neste 12 de outubro, dia em que o Brasil celebra sua Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, o país tem uma razão a mais para celebrar. O Monumento do Cristo Redentor, símbolo da cidade do Rio de Janeiro e recentemente eleito uma das maravilhas do mundo cumpre hoje 80 anos dando testemunho da fé do povo carioca no Filho de Deus e no amor divino.

Segundo a arquidiocese do Rio de Janeiro, em nota de imprensa divulgada hoje, a data é festejada não só pelos cariocas, mas por todo o Brasil, que recebe as bençãos do Redentor que está sobre o morro do Corcovado.

“O monumento é uma marca do Rio de Janeiro. Lembra um pouco aquilo que o brasileiro é: aquele que segue a Jesus Cristo e acolhedor, como os braços abertos do monumento”, disse o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

A imagem, construída com o dinheiro doado pelos fiéis de paróquias de todo o Brasil, mostra a todo o mundo a fé do país com mais católicos no planeta. Eleito há pouco uma das sete Maravilhas do Mundo Moderno e declarado Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil, o Cristo Redentor foi transformado em Santuário em 12 de outubro de 2006.

Desde então, inúmeros peregrinos visitam o local, onde há celebração da Missa; oração do Ângelus; adoração ao Santíssimo Sacramento realizados na capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, construída na base do monumento, recorda a Arquidiocese carioca.

Neste ano em que a Arquidiocese do Rio prepara o 11º Plano de Pastoral de Conjunto, com o qual os fiéis são chamados à missionariedade, a anunciar e reanunciar Jesus Cristo, a imagem no alto do morro do Corcovado, de braços abertos, conclama todos a proclamarem e testemunharem o amor incondicional de Deus pelo homem.
Dom Orani lembrou, também nesse contexto, a Jornada Mundial da Juventude de 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro. 
“Celebrar 80 anos do Cristo, quando nós iniciamos os trabalhos da JMJ, é um grande dom e uma grande graça. Os jovens anunciam o Cristo na JMJ e aqui, no Rio de Janeiro, eles poderão encontrar aquele que eles anunciam, pois sua imagem é o marco da nossa cidade, afirmou o arcebispo. 
 Fonte: ACI - Digital

Festa da Padroeira reúne 160 mil pessoas em Aparecida

Para se ter uma ideia da crescente devoção dos brasileiros à Mãe de Deus sob o título de Nossa Senhora Aparecida, basta olhar para os números. Só neste 12 de outubro, mais de 160 mil pessoas passam pelo Santuário Nacional.
Em setembro, 1,3 milhão de peregrinos visitaram a Casa da Padroeira do Brasil. Durante todo o ano de 2010, foram 10,3 milhões de pessoas e, para 2011, o número deve passar de 11 milhões de visitantes.
"Percebemos um aumento desde o início do ano. E também durante toda a Novena que antecede a Festa, com o crescimento do número de participantes que vêm a Aparecida para viver todo este período aqui", explica o prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Irmão João Batista de Viveiros.
A explicação para tamanho fluxo de pessoas? "É o mistério do afeto materno. Da mesma forma que nas Bodas de Caná, também aqui em Aparecida é Nossa Senhora quem toma a iniciativa de apresentar as necessidades de seus filhos a Jesus. É o olhar de Mãe, de Misericórdia, que acolhe", acrescenta.
O religioso explica que os peregrinos encontram no Santuário o acesso à Palavra de Deus, aos Sacramentos, especialmente à Confissão, que é um dos principais desafios da pastoral no local. "E também não buscamos reter as pessoas para nós. O Santuário envia para a comunidade. Nosso objetivo é que a Igreja cresça, que os peregrinos se tornem participantes da vida da sua paróquia".

Fonte: Canção Nova

quarta-feira, 5 de outubro de 2011



Diversos movimentos, Pastorais e entidades, comprometidas com as causas sociais, se uniram no último dia 29 de setembro, no auditório do Campus III da UEPB, para a realização do 17º Grito dos Excluídos, com o tema: “A vida em primeiro lugar” e o lema: “Pela vida grita a terra... por direitos todos nós!”, através de um seminário que contou com a participação de mais de 300 pessoas. Essa nova forma de realizar o “Grito dos Excluídos” foi importante para que de maneira mais pensante, fossem discutidas, propostas e atividades a serem desenvolvidas, a partir da realidade global, nacional, estadual e local. Ajudou nessa reflexão o Prof. Dr. Severino José de Lima da UFCG.

Crises, violência crescente no campo, falta de segurança pública, falta de saneamento básico, corrupção, impunidade, drogas, lixo, fome, educação de má qualidade apareceram como situações merecedoras de um olhar profético. Tais situações, provocaram profundas reflexões, durante todo o seminário e, consequentemente,  surgiram algumas propostas de atividades: um encontro sobre segurança pública, valorização e comercialização da agricultura familiar, organização de recicladores e usina de reciclagem do lixo, organizar fóruns temáticos, formação de cooperativa de agricultura familiar, criar fundos rotativos comunitários e traçar uma política educacional para o campo.

O Grito dos Excluídos terá continuidade na Diocese de Guarabira. A Comissão de pastorais sociais, responsável pela articulação dos trabalhos do pós-Grito, irá organizar as propostas, atividades e encaminhamentos, em vista da concretização daquilo que foi o clamor neste 17º Grito dos Excluídos da Diocese de Guarabira.