Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Os frutos da 50ª Assembleia Geral da CNBB

Artigo


Nos dias 18 a 26 de abril de 2012, estive na cidade de Aparecida, na Casa da Mãe, Nossa Senhora Aparecida, juntamente com meus irmãos Bispos do Brasil para a 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. As Assembleias da CNBB são sempre muito esperadas por todos nós, Bispos, porque é sempre um encontro fraterno de irmãos. 


A experiência da comunhão manifesta-se na colegialidade dos bispos, oriundos das mais diversas, significativas e desafiadoras realidades, e testemunham sempre mais a unidade da Igreja de Cristo, que, seguindo o seu Mestre e Senhor, deseja ser no mundo e na sociedade o sacramento de salvação. Em um país continental como o Brasil, de múltiplas diversidades sociais, culturais e religiosas, somos chamados a viver, na diversidade, a unidade do anúncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, nesta Assembleia, produzimos um Documento pastoral sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, que será divulgado em breve.Apresentaindicações pastorais muito concretas para que a Palavra de Deus, de fato, se torne a fonte, a referência e motivação constante da vida e da missão evangelizadora e pastoral de nossas comunidades eclesiais. De fato, a Igreja vive de Jesus Cristo, seu Senhor e princípio, cabeça e pastor. A força da Igreja está na Palavra de Deus. 


AIgreja é, antes de tudo, discípula e servidora da Palavra de Deus. A Palavra proclamada torna-se pão que alimenta toda pessoa. Esta Assembleia foi marcada por diversos aniversários: 60 anos de criação da CNBB, 50 Assembleias Gerais e 50º aniversário do Concílio Vaticano II. Este será lembrado, com muitos eventos e iniciativas, ao longo dos próximos 4 anos em todo o Brasil. Tudo foi devidamente lembrado e planejado durante esses dias de trabalho, com a participação de mais de 300 bispos do Brasil, alguns teólogos, especialistas, convidados e colaboradores, tendo em sua totalização um número aproximado de 450 participantes. Lembramos dos assuntos de liturgia, análise conjuntural, mensagem sobre as eleições municipais, Jornada Mundial da Juventude, Ano da Fé, Nota sobre a Reforma do Código Penal, Nota em defesa dos territórios e dos direitos dos povos indígenas e demais populações tradicionais, decisão do STF a respeito de fetos anencefálicos, ações da Igreja no Haiti através de Cáritas Brasileira, relatórios de atividades das 12 Comissões Episcopais, aprovação do projeto de solidariedade entre as Dioceses para a formação do clero, realização das eleições para os delegados da CNBB no Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização. Vários outros assuntos foram discutidos, e documentos, notas e mensagens oficiais dos Bispos foram publicados. O representante do Papa, Dom Giovanni D’Aniello, presidiu a Celebração Eucarística de encerramento da Assembleia Geral na Basílica Nacional com todo o Episcopado Brasileiro e iniciando sua missão como Núncio Apostólico no Brasil.


Na Casa da Mãe Aparecida, unidos como Bispos e Povo de Deus, vivemos intensamente a presença de Cristo Ressuscitado. Por tudo isso, irmãos e irmãs, louvo e agradeço sempre a Deus por me dar a oportunidade de viver a alegria desse encontro fraterno de irmãos que, unidos a todo o povo das Igrejas Particulares de todo o Brasil, constroem o Reino de Deus, anunciado e testemunhado por Jesus Cristo. Neste dia mundial de orações pelas vocações, nós entendemos a missão que é oferecida a todos. Portanto, devemos rezar principalmente por aqueles que se dedicam de modo especial a Cristo, e que são sinais de Jesus, o único Pastor.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 
 Bispo de Guarabira(PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário