Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Santos e Beatos são escolhidos como patronos e intercessores da JMJ Rio-2013



A cerimônia de lançamento dos 5patronos e dos 13 intercessores da JMJ Rio-2013 teve início com a oração do terço na Igreja do Bom Jesus da Penha. Os fiéis seguiram de lá em procissão até o Santuário da Penha, onde o presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a missa de Pentecostes e o tradicional encerramento do mês dedicado à Maria, realizado pela Arquidiocese do Rio. A emocionante coroação de Nossa Senhora e do Menino Jesus foi realizada por bailarinos infantis e alunos do Colégio Nossa Senhora da Penha. Após a coroação, Dom Orani juntou-se aos fiéis e, subindo os 382 degraus do Santuário,anunciou os Patronos e Intercessores da JMJ RIO2013. De modo que, ao longo da escadaria, jovens seguravam estandartes com as imagens dos intercessores. O Arcebispo parou diante de cada uma delas e fez a oração preparada para os santos e beatos e, em seguida, aspergiu com água benta, dando a bênção. Conforme ele subia os degraus, os estandartes que já haviam sido revelados também se juntavam ao povo, unindo na mesma procissão céu e terra.Ao chegarem ao topo os fieis puderam finalmente conhecer os patronos. Banners com as figuras foram abertos sobre a fachada do Santuário. Após revelar os patronos, Dom Orani deu a bênção com o Santíssimo Sacramento para os presentes. Ele também convidou todo o povo a recorrer aos santos e beatos, ao ler novamente todos os nomes dos intercessores e patronos da Jornada.

Esses patronos e intercessores são pessoas que se deixaram conduzir pela ação do Espírito Santo e que devem ser sinais, para todos nós e para a juventude, de que é possível viver a santidade fazendo o bem, trabalhando pelo social, testemunhando o Senhor e sendo feliz, disse o Arcebispo.

Os patronos são Nossa Senhora da Conceição Aparecida, protetora da Igreja e das famílias; São Sebastião, Soldado e mártir da fé; Santo Antônio de Santana Galvão, arauto da paz e da caridade; Santa Teresa de Lisieux, padroeira das missões; e Beato João Paulo II, amigo dos jovens, são os cinco Patronos da JMJ RIO2013. Eles são os pais espirituais da juventude,  ensinando-lhe, como verdadeiros mestres, o caminho para a santidade.

Dentre os intercessores escolhidos, estão homens e mulheres que, mesmo na juventude, souberam escolher a melhor parte em suas vidas: Jesus Cristo. A história de cada um inspira a todos a cultivar suas virtudes e, além disso, atesta para todos que a santidade na vida concreta é possível. São eles:Santa Rosa de Lima, fiel à vontade de Deus; Santa Teresa de Los Andes, contemplativa de Cristo; Beata Laura Vicuña, mártir da pureza; Beato José de Anchieta, apóstolo do Brasil; Beata Albertina Berkenbrock, virtuosa nos valores evangélicos; Beata Chiara Luce Badano, toda entregue a Jesus; Beata Irmã Dulce, embaixadora da Caridade; Beato Adílio Daronch, amigo de Cristo; Beato PierGiogioFrassati, amor ardente aos pobres e à Igreja; Beato Isidoro Bakanja, mártir do escapulário; Beato Ozanam, servidor dos mais pobres; São Jorge, combatente do Mal; Santos André Kim e companheiros, mártires da evangelização.

Milhares de fiéis compareceram ao Santuário de Nossa Senhora da Penha no domingo, dia 27 de maio de 2012.

“Agradeço a Deus por poder participar desse momento e pelos Patronos da Jornada. Achei muito interessantes as escolhas, pois em sua maioria são santos jovens. O Beato João Paulo II não poderia ficar de fora e foi importantíssima a escolha dele por tudo o que ele fez por nós. Creio que todos os Patronos e Intercessores foram muito bem escolhidos. Dom Orani, a Arquidiocese e o Comitê Organizador Local da Jornada estão de parabéns”, destacou animado o jovem Ricardo Pantoja, da Paróquia São Marcos, da Barra da Tijuca.A Secretária Executiva de Comunicação da JMJ RIO2013, GrazieleLacquaneti, afirmou que a expectativa era apresentar para os jovens aqueles que são modelos e intercessores, e que vão acompanhá-los até a Jornada Mundial da Juventude em 2013.

 É uma alegria imensa ver a quantidade de jovens que vieram e a festa que eles fizeram a cada anúncio que ia sendo feito, porque já existe uma identificação com cada intercessor. Nossa alegria é ver o jovem se envolvendo com cada momento da Jornada, porque isso já é a Jornada. Assim como a Cruz e o Ícone estão caminhando em todas as dioceses, preparando os jovens, esse momento de hoje também é uma preparação para a JMJ e vê-los assim, tão envolvidos, motivados e alegres, é ter a certeza que eles vão assumir esses intercessores e patronos, e isso já é a nossa alegria, a razão de nós estarmos trabalhando e investindo a nossa vida pela Jornada do Brasil, disse emocionada.

Colocamos nas mãos de Deus, sob a intercessão de Maria e de todos os patronos e intercessores da JMJ RIO2013, todos os jovens do mundo e aqueles que virão ao Brasil no próximo ano, afirmou Dom Orani.

Fonte: Site da Arquidiocese do RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário