Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

CPT - Luta pela construção da Barragem Retiro mobiliza sociedade civil organizada



Uma assembleia geral extraordinária reuniu na quarta-feira (30/5), no grupo escolar do assentamento Retiro, em Cuité (PB), presidentes de associações (Francinaldo Queiroz e Ambrósio Fialho) e do sindicato rural (Everaldo da Costa); secretário municipal (Bado Venâncio); representantes da CPT (monsenhor Luiz Pescarmona); Diocese de Guarabira (Dom Lucena); INCRA-PB (Marcos Eloy); Governo Municipal (prefeita Euda Fabiana); mandato do deputado federal Luis Couto (jornalista Antônio Balbino); e aproximadamente trezentos trabalhadores, vindos também de Batentes II e comunidades adjacentes. O objetivo foi discutir a construção da Barragem Retiro na bacia hidrográfica do rio Jacu.

Projetada desde 2002, o sonho de execução da obra vem gerando uma expectativa positiva nos assentados e na população, inclusive, de municípios vizinhos que sofrem com a falta d’água, a exemplo de Nova Floresta, Damião Jari. A avaliação é que a construção da barragem dará grande ajuda para o desenvolvimento sustentável da região, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas.

A Barragem planejada tem uma altura de 30 metros, largura de 250 metros, sangramento de 100 metros, suportando até uma lâmina de água de 2 metros, formando uma bacia de 700 ha e armazenamento de 50 milhões de ms³ de água.

Um fato que chamou atenção foi a presença do ex-proprietário da área, Geraldo Simões, na reunião. Narrou alguns fatos do passado e revelou ter saído aliviado porque finalmente descobriu quem incentivou a desapropriação da fazenda.
“Os adversários de Bado Venâncio, prefeito na época, diziam que Bado era o responsável, mas, hoje, passados todos esses anos, descobri que foi o Padre Luis Pescarmona”, disse sereno e sem demonstrar nenhum rancor, arrancando risos da platéia.

Encaminhamento

Como resultado da assembléia, um documento será enviado à Delegacia Federal do MDA, no Estado da Paraíba, e ao Ministério da Integração Nacional e haverá o quanto mais breve uma audiência com o Governador.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário