Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Encontro de Jovens marca celebração do Jubileu de Ouro da RCC .


Cerca de 5 mil jovens de 120 países participaram, entre os dias 10 e 15 de julho, em Foz do Iguaçu (PR) do Encontro Mundial de Jovens e do XXX Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica (RCC). O evento foi organizado pelos conselhos nacional e internacional da RCC, e marca o início das celebrações do Jubileu de Ouro do movimento, que será em 2017.

A programação incluiu momentos de oração, lazer e cultura. Na manhã deste domingo, 15 de julho, o clima foi de partilha, agradecimentos e o envio dos participantes. O padre Emmanuel Tussimi, da RCC de Uganda, reforçou o chamado dos jovens à santidade e lembrou a experiência feita em seu país. “Até 1992 eram três Grupos de Oração, hoje são mais de 500 e isso aconteceu a partir dos jovens que descobriram Jesus e decidiram anunciá-lo para outras pessoas,” testemunhou.

Também estiveram presentes no evento o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro, e o assessor para a Juventude da entidade, padre Carlos Sávio. “Quando a juventude é acolhida pela Igreja ela responde de maneira alegre e comprometedora com Deus e com a sociedade também”, destacou dom Eduardo.

O papa Bento XVI enviou mensagem para os participantes do Encontro Mundial dos Jovens da RCC, através do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone. Ele destacou a importância do evento na preparação para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro em 2013.

A celebração eucarística de encerramento foi presidida pelo arcebispo de Belém (PA) e assessor espiritual da RCC no Brasil, dom Alberto Taveira. O presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil, Marcos Volcan, fez um balanço positivo do encontro. “Temos a graça de ver o que muitas gerações não viram, estamos alcançando o mundo com um despertar de uma juventude extremamente vigorosa. Foram dias em que Deus consolidou em nossos corações o que Ele vinha preparando em nós há muito tempo, esta geração irá antecipar a vinda do Senhor Jesus”.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário