Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Abertura da 5ª Semana Social Brasileira (SSB) na Diocese de Guarabira


 

 Com a presença de mais de 120 pessoas teve início nesta segunda-feira (27/08)  a 5ª Semana Social Brasileira na Diocese de Guarabira. A abertura foi feita no Auditório do Campus III da UEPB-Guarabira com um Seminário no qual foi discutido o tema desta Semana Social: “Estado: para que e para quem”. Após a palavra de abertura do Vigário-Geral da Diocese, Pe. José André, o coral formado por mais de 40 crianças do Projeto Mais Educação desenvolvido no Bairro do Mutirão – Coralito Raio de Luz – fez uma apresentação de diversas canções. A seguir o Pe. João Bosco apresentou um breve histórico acerca das edições anteriores da Semana Social e fez a apresentação das assessoras do Seminário: Profª Nazaré Zenaide (membro do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e docente da UFPB) e a Profª Valdênia Paulino (também participante do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, professora da UFPB e integrante da Ouvidoria de Polícia do Estado).

As assessoras apresentaram um histórico sobre a formação do Estado brasileiro e expuseram os poderes que constituem um Estado (Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Sociedade Civil) e a necessidade que temos de promover uma participação efetiva de todos os cidadãos e de criar espaços que possibilitem essa participação. Uma das assessoras enfatizou a pseudo “independência” existente entre os poderes que formam o Estado (especialmente a dependência percebida entre os poderes executivo, legislativo e judiciário). Além de criar espaços de participação, as assessoras mostraram também a necessidade de uma profunda conscientização acerca do como participar efetivamente em uma sociedade que se diz democrática, mas cuja democracia está sendo reduzida quase que exclusivamente ao voto.

Os trabalhos do Seminário foram encerrados após um debate acerca do como atuam os poderes constitutivos do atual Estado brasileiro e, feitos os devidos agradecimentos às duas assessoras que com brilhante desenvoltura conduziram  a exposição e o debate, o Pe. José André apresentou a programação a ser realizada durante a semana e encerrou o Seminário com a oração do Pai-Nosso.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário