Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

V Viagem Missionária dos Bispos à Amazônia


De 27 de agosto a 04 de setembro de 2012
 


A viagem missionária de conhecimento da Amazônia dos Bispos Católicos Brasileiros teve como objetivo: divulgar as atividades desenvolvidas pelas Forças Armadas Brasileiras, Dioceses e Prelazias na Amazônia Ocidental. Um conhecimento mútuo entre as autoridades eclesiásticas e as Forças Armadas Brasileiras presentes na Amazônia.

É necessário conhecer melhor a Amazônia brasileira, tão rica e significativa para as presentes e futuras gerações deste nosso amado Brasil.

Todos os Arce/Bispos viajaram na condição de convidados do Ministério da Defesa, na pessoa do Exmo. Sr. Ministro da Defesa, Celso Amorim, hóspedes do Exército Brasileiro e das Dioceses locais. Foram: Dom Osvino José Both - Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil - Brasília-DF, Dom José Francisco Falcão de Barros - Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil - Brasília-DF, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena - Bispo de Guarabira-PB, Dom Itamar Vian - Arcebispo de Feira de Santana-BA, Dom Genival Saraiva de França - Bispo de Palmares-PE, Dom Friedrich Heimler - Bispo de Cruz Alta-RS, Dom José Clemente Weber - Bispo de Santo Ângelo-RS, Dom Juarez Souza da Silva - Bispo de Oeiras-PI, Dom Philip Dikmans - Bispo de Miracema-TO, Dom Vartan Waldir Boghossian - Bispo de Rito Armênio - São Paulo-SP, Dom Paulo Mendes Peixoto - Arcebispo de Uberaba-MG e Dom Manoel João Francisco - Bispo de Chapecó-SC.

Além dos Arce/Bispos, a comitiva de apoio: CelInf RI Paulo Sérgio Ribeiro, TenCelAv Marcos Vinício Dupont, SC Airton de Araújo Sena, SC Brenda Joyce Mendes Lima (Jornalista), SO-ES (FN) e José Carlos da Silva (Fotógrafo). A viagem foiorganizada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do MD (EMCFA), contou com o apoio logístico das três instituições militares: hospedagem a cargo do Exército e Dioceses, transporte por conta da Força Aérea, além do Navio Patrulha Fluvial Pedro Teixeira, da Marinha, que ajudou no deslocamento do grupo.

A comitiva partiu da Base Aérea Brasileira (Brasília-DF, 27/08/2012), passou pela Serra do Cachimbo(PA), Manaus(AM), Boa Vista-RR (28/08/2012), São Gabriel da Cachoeira-AM (29/08/2012), Tefé-AM (30/08/2012), Tabatinga-AM (31/08/2012), Vila Bitencourt-AM (31/08/2012), Porto Velho-RO (01/09/2012), Manaus-AM (02-04/09/2012), Serra do Cachimbo-PA e Brasília-DF (04/09/2012). Em cada cidade, celebração de missa com a participação dos moradores, visitas, palestras, formaturas nas Brigadas de Infantaria de Selva, conhecimento de atividades missionárias da Igreja Católica com a população carente e indígena das regiões.

Os Arce/Bispos foram recepcionados pelos comandantes das unidades militares, que, na ocasião, apresentaram a área de jurisdição dos quartéis, suas operações realizadas e ações cívico-sociais (Acisos), iniciativas que levam à região serviços básicos, como atendimento médico-odontológico, promovem a distribuição de medicamentos e realizam benfeitorias às populações ribeirinhas.


O município de São Gabriel da Cachoeira(AM) convive constantemente com a presença do Exército. Na cidade, o Hospital Militar da Guarnição, instituição de saúde da Força, atende mais pacientes civis da população gabrielense do que os próprios militares e seus dependentes. 

O general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Tefé, avaliou a viagem missionária como a propagação “daquilo que o Exército faz tão bem na região amazônica”. Para ele, foi “um grande ganho para a brigada a divulgação da problemática da atuação do Exército numa área tão prioritária, bonita e rica que é a nossa Amazônia”.




O PEF da Vila Bitencourt, Distrito do município deJapurá(AM), fronteira com a Colômbia, com 485 habitantes, abriga 60 militares do Pelotão especial de Fronteira (PEF). Está subordinado ao Comando de Fronteira Solimões, do 8º BIS, quartel do Exército situado em Tabatinga (AM). O acesso até o local somente pode ser feito por avião ou barco. Pela primeira vez os Bispos visitaram o distrito. Na visão de Dom Osvino, responsável pela coordenação da viagem, os Bispos “perceberam até onde as Forças alcançam em uma comunidade tão distante com militares guardando firmes e fortes a fronteira brasileira”. Durante os contatos com as famílias dos militares, formatura, Celebração da Palavra, a potiguar, da cidade de Parelhas, Lucilene da Silva, de 35 anos, esposa do sargento Francilúcio Ferreira Soares, residente na Vila há dois anos, relata: “Não temos padre, mas se tivesse seria bem melhor, porque ajudaria as pessoas a manterem uma convivência de união e de fraternidade e aqui não sobreviveríamos sem a ajuda do Exército e da Força Aérea”. Cabe à Aeronáutica o transporte de suprimentos e medicação para a manutenção das famílias militares, enviados pelo 8º Batalhão de Infantaria de Selva.



A comitiva visitou o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho(RO), localizada no Rio Madeira. Conheceu o grupo gerador um, onde as primeiras quatro turbinas já estão gerando energia para Rondônia e Acre. Foramapresentado os demais grupos geradores, vertedouros, sistema de transposição de peixes, alojamentos, restaurantes, cozinha industrial, viveiro, estação de tratamento de esgoto e a maquete que retrata o empreendimento concluído. Para Dom Osvino, a "obra mostra a inteligência do homem quando se junta com a ciência e a tecnologia. O resultado é o que vemos aqui, uma obra maravilhosa e necessária para o desenvolvimento do país”, afirmou. E Dom Vartan expressou: “Não imaginava uma obra tão grandiosa como esta”. A Santo Antônio Energia é a concessionária responsável pela construção, operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia, em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobrás Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.



Os 12 Arce/Bispos da CNBB tiveram a oportunidade de conhecer a realidade da Amazônia Ocidental. A missão agora é divulgar essa experiência nos canais católicos de comunicação, bem como as ações desenvolvidas pelas Forças Armadas com a população carente no Norte do país e a situação atual das Dioceses e Prelazias locais. Os Arce/Bispos são considerados pelo Ministério da Defesa como formadores de opinião.


Foi uma viagem inesquecível. Um conhecimento indescritível da região, que constitui uma riquíssima porção do território nacional, desconhecida da maioria do povo brasileiro. A missão na Amazônia é um apelo para todo o Brasil. A Igreja tem uma força muita grande na defesa dos índios. Se não fosse a Igreja, eles já teriam sido dizimados. Os índios são empurrados para fora de suas terras. Atualmente existe o fenômeno urbano que faz as cidades crescerem desordenadamente. Manaus(AM) é uma imensa capital, mas também com uma imensa periferia de pobres. Os povos indígenas, quilombolas, seringueiros, migrantes, ribeirinhos, apesar dos avanços sociais, sofrem violências, misérias e esperam da Igreja solidariedade e apoio. Os grandes projetos que avançam a qualquer custo, como: hidreléticas e o avanço do agronegócio, destroem a floresta e expulsam as populações tradicionais. 

Diante dos inúmeros desafios sociais, políticos, econômicos, culturais, religiosos e eclesiais da realidade amazônica, voltei da viagem missionária muito edificado e sensibilizado. Ví uma Igreja viva e atuante. A vida do povo, a simplicidade e a fé nos encantam. Contudo, uma Igreja necessitada de solidariedade. Vemos uma realidade desafiadora e ameaçadora. Foi sugerido um encontro dos 62 Arce/Bispos, participantes das cinco Viagens Missionárias à Amazônia, com a Comissão Episcopal para a Amazônia e os Bispos da Amazônia, em 2013, durante a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, em Aparecida-SP, para encaminhar ações solidárias com as Igrejas Particulares da Amazônia.

"Levantaram-se, voltaram e contaram o que tinha acontecido no caminho" (cf. Lc 24,33.35).

A Amazônia é para todos nós um apelo missionário.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena - Bispo de Guarabira(PB) – 5ª Viagem Missionária à Amazônia.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário