Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Em Roma: Seminaristas da Diocese de Guarabira recebem os ministérios de Acolitato e Leitorato


 

No dia 21 de novembro, Festa da Apresentação de Nossa Senhora, em uma Celebração Eucarística, presidida por S.E. Rev.ma Dom Celso Morga Iruzubieta, atual secretário da Congregação para o Clero, no Seminário Maria Mater Ecclesiae, em Roma, foi conferido ao Seminarista Jackson Alípio Morais (2º ano de Teologia), o ministério do Leitorato, e a José Arimateia Vieira de Lima (3° ano de Teologia), o ministério do Acolitato.

Jackson Alípio é natural da cidade de Cacimba de Dentro – PB, e José Arimateia é natural de Sertãozinho-PB. Ambos viajaram para Roma, em agosto de 2011, onde dão continuidade aos estudos Teológicos, no Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae.

 
                       
 O que é o Acolitato e Leitorato?

O candidato instituído no ministério do Leitorato (Serviço da Proclamação da Palavra de Deus) e do Acolitato (serviço-auxílio ao altar da Eucaristia), são imbuídos da graça para a missão de auxiliar os presbíteros e diáconos no desempenho de suas funções, além de distribuir a sagrada comunhão aos fiéis. Estes ministérios, apesar de serem próprios dos leigos, são conferidos na etapa da Teologia por serem obrigatórios para aqueles que serão ordenados diáconos ou presbíteros, “múnus evangelizador da Igreja”.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário