Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Casa das Irmãs Lourdinas será inaugurada dia 08 no Bairro Santa Terezinha, em Guarabira.



Está prevista para o próximo dia 08 de junho, a inauguração da Comunidade das Irmãs Lourdinas de Guarabira, que será instalada na Santa Terezinha, próximo a Associação do Bairro.
O evento vem sendo aguardado por todos os moradores, que passarão a contar com a assistência das religiosas no âmbito da catequese, liturgia e aconselhamentos.

Um grupo de três religiosas já está na cidade desde o dia 24 de março, quando houve a ereção canônica do instituto na cidade promulgada pelo Bispo Diocesano de Guarabira, Dom Lucena.
A Comunidade estava funcionando provisoriamente em um apartamento cedido pela Paróquia Nossa Senhora da Luz no centro da cidade e tem a coordenação da Ir. Helena (NSL)

Conheça um pouco mais da história das Lourdinas:

As Religiosas da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes, procuram viver a inspiração de seus fundadores através da união íntima com Cristo, e a serviço dos irmãos, atender, sempre que possível, às necessidades da Igreja local onde estão inseridas, ocupando-se além da Educação, com comunidades de inserção, pensionatos, casa de acolhida e de retiros e missões.

Tendo como pilares de sua ação evangelizadora:

O CARISMA: ser sinal de vida e esperança, testemunhando o amor salvífico de Deus manifestado em Lourdes.

A ESPIRITUALIDADE: Eucarístico - Marial

O ESPÍRITO: Simplicidade e alegria Esses pilares são concretizados no Lema: “A CRISTO POR MARIA”, através do qual o instituto divulga o seu Carisma. A vivência, as suas obras e a sua Missão, materializam sua ação evangelizadora.

Santos e Beatos são escolhidos como patronos e intercessores da JMJ Rio-2013



A cerimônia de lançamento dos 5patronos e dos 13 intercessores da JMJ Rio-2013 teve início com a oração do terço na Igreja do Bom Jesus da Penha. Os fiéis seguiram de lá em procissão até o Santuário da Penha, onde o presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a missa de Pentecostes e o tradicional encerramento do mês dedicado à Maria, realizado pela Arquidiocese do Rio. A emocionante coroação de Nossa Senhora e do Menino Jesus foi realizada por bailarinos infantis e alunos do Colégio Nossa Senhora da Penha. Após a coroação, Dom Orani juntou-se aos fiéis e, subindo os 382 degraus do Santuário,anunciou os Patronos e Intercessores da JMJ RIO2013. De modo que, ao longo da escadaria, jovens seguravam estandartes com as imagens dos intercessores. O Arcebispo parou diante de cada uma delas e fez a oração preparada para os santos e beatos e, em seguida, aspergiu com água benta, dando a bênção. Conforme ele subia os degraus, os estandartes que já haviam sido revelados também se juntavam ao povo, unindo na mesma procissão céu e terra.Ao chegarem ao topo os fieis puderam finalmente conhecer os patronos. Banners com as figuras foram abertos sobre a fachada do Santuário. Após revelar os patronos, Dom Orani deu a bênção com o Santíssimo Sacramento para os presentes. Ele também convidou todo o povo a recorrer aos santos e beatos, ao ler novamente todos os nomes dos intercessores e patronos da Jornada.

Esses patronos e intercessores são pessoas que se deixaram conduzir pela ação do Espírito Santo e que devem ser sinais, para todos nós e para a juventude, de que é possível viver a santidade fazendo o bem, trabalhando pelo social, testemunhando o Senhor e sendo feliz, disse o Arcebispo.

Os patronos são Nossa Senhora da Conceição Aparecida, protetora da Igreja e das famílias; São Sebastião, Soldado e mártir da fé; Santo Antônio de Santana Galvão, arauto da paz e da caridade; Santa Teresa de Lisieux, padroeira das missões; e Beato João Paulo II, amigo dos jovens, são os cinco Patronos da JMJ RIO2013. Eles são os pais espirituais da juventude,  ensinando-lhe, como verdadeiros mestres, o caminho para a santidade.

Dentre os intercessores escolhidos, estão homens e mulheres que, mesmo na juventude, souberam escolher a melhor parte em suas vidas: Jesus Cristo. A história de cada um inspira a todos a cultivar suas virtudes e, além disso, atesta para todos que a santidade na vida concreta é possível. São eles:Santa Rosa de Lima, fiel à vontade de Deus; Santa Teresa de Los Andes, contemplativa de Cristo; Beata Laura Vicuña, mártir da pureza; Beato José de Anchieta, apóstolo do Brasil; Beata Albertina Berkenbrock, virtuosa nos valores evangélicos; Beata Chiara Luce Badano, toda entregue a Jesus; Beata Irmã Dulce, embaixadora da Caridade; Beato Adílio Daronch, amigo de Cristo; Beato PierGiogioFrassati, amor ardente aos pobres e à Igreja; Beato Isidoro Bakanja, mártir do escapulário; Beato Ozanam, servidor dos mais pobres; São Jorge, combatente do Mal; Santos André Kim e companheiros, mártires da evangelização.

Milhares de fiéis compareceram ao Santuário de Nossa Senhora da Penha no domingo, dia 27 de maio de 2012.

“Agradeço a Deus por poder participar desse momento e pelos Patronos da Jornada. Achei muito interessantes as escolhas, pois em sua maioria são santos jovens. O Beato João Paulo II não poderia ficar de fora e foi importantíssima a escolha dele por tudo o que ele fez por nós. Creio que todos os Patronos e Intercessores foram muito bem escolhidos. Dom Orani, a Arquidiocese e o Comitê Organizador Local da Jornada estão de parabéns”, destacou animado o jovem Ricardo Pantoja, da Paróquia São Marcos, da Barra da Tijuca.A Secretária Executiva de Comunicação da JMJ RIO2013, GrazieleLacquaneti, afirmou que a expectativa era apresentar para os jovens aqueles que são modelos e intercessores, e que vão acompanhá-los até a Jornada Mundial da Juventude em 2013.

 É uma alegria imensa ver a quantidade de jovens que vieram e a festa que eles fizeram a cada anúncio que ia sendo feito, porque já existe uma identificação com cada intercessor. Nossa alegria é ver o jovem se envolvendo com cada momento da Jornada, porque isso já é a Jornada. Assim como a Cruz e o Ícone estão caminhando em todas as dioceses, preparando os jovens, esse momento de hoje também é uma preparação para a JMJ e vê-los assim, tão envolvidos, motivados e alegres, é ter a certeza que eles vão assumir esses intercessores e patronos, e isso já é a nossa alegria, a razão de nós estarmos trabalhando e investindo a nossa vida pela Jornada do Brasil, disse emocionada.

Colocamos nas mãos de Deus, sob a intercessão de Maria e de todos os patronos e intercessores da JMJ RIO2013, todos os jovens do mundo e aqueles que virão ao Brasil no próximo ano, afirmou Dom Orani.

Fonte: Site da Arquidiocese do RJ

Multidão na Romaria de Pentecostes e de Frei Damião



Milhares de fiéis, romeiros, compareceram à celebração de Pentecostes e dos 15 anos de saudades do Frei Damião de Bozanno.

A partir das 13h30, as equipes de acolhida se posicionaram nas entradas da cidade de Guarabira encaminhando o povo para a Praça da Catedral N. Sra. da Luz, onde um grupo de jovens animava e rezava com todos. Às 14h30, o Bispo diocesano, Dom Lucena, sacerdotes, diáconos, autoridades constituídas, Seminaristas, Religiosos e Religiosas consagrados e consagradas, missionários e missionárias, romeiros e romeiras, comunidades eclesiais, pastorais, movimentos, serviços e todos os fiéis seguiram da Catedral em caminhada ao Memorial e Santuário Frei Damião, na Serra da Jurema. Dom Lucena afirmou que o Espírito Santo é gerador de unidade. 

Por meio do Espírito Santo, somos impulsionados à vida missionária. No Espírito Santo tudo se mantém, tudo tem consistência, tudo é precioso. Pentecostes reúne a todos. Não há Igreja sem Pentecostes e não há Pentecostes sem a Virgem Maria. Quando os cristãos se reúnem em oração com Maria, o Senhor doa o seu Espírito. É um dia de muita alegria para a Diocese de Guarabira, que celebra Pentecostes e os 15 anos de saudades de Frei Damião. O Espírito nos une no Corpo de Cristo, que é a Igreja, pois “fomos batizados num único Espírito para formamos um só corpo”. Neste Corpo, ele nos enche de dons, carismas e ministérios, pois “a cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum”.

Na caminhada, o povo foi cantando e rezando, com o Trio Elétrico no percurso. É no Espírito Santo que a Igreja é una na diversidade de tantos dons e carismas; una nas diferenças de seus membros. A unidade é um dom próprio do Espírito, que age em nós e a partir de nós. O cristão encontra no Espírito de Deus a força necessária para lutar contra tudo o que se opõe à vontade de Deus em sua vida e pode santificar-se por meio de seus dons e frutos. O Espírito Santo faz a Igreja falar todas as línguas, faz a Igreja abrir-se ao mundo, procurar o mundo com “santa inquietude”, não para render-se ao mundo ou imitá-lo ou perder-se no mundo, mas para “anunciar as maravilhas de Deus” em Cristo Jesus, chamando o mundo à conversão e à vida nova em Cristo. E assim pregava Frei Damião. Lembrá-lo causa emoção por todo o trabalho apostólico, missionário desse servidor de Cristo e da Igreja. Pobre indo ao encontro da pobreza. Que fez de extraordinário? Amou Cristo e a Igreja profundamente. Foi fiel à vocação sacerdotal. Sua imensa popularidade junto às massas se deve à sua presença marcadamente religiosa e a disponibilidade em atender aos anseios espirituais do povo. Este o tem como o “Santo do Nordeste”.
 
A preparação para Pentecostes e a Romaria de Frei Damião realizada pelo Reitor do Santuário, Pe. Gaspar, as equipes de serviços, os meios de comunicação - TV, Rádios, Blogs, Sites, carros de som, faixas-, os sacerdotes nas Paróquias e Áreas Pastorais, as autoridades civis e militares, os diversos segmentos da sociedade guarabirense proporcionaram uma grande romaria. Portanto, a solenidade de Pentecostes e a romaria de Frei Damião na Diocese de Guarabira foram encerradas com a celebração da Santa Missa. Com os corações sem medo de serem conduzidos pelo Espírito Santo, a Virgem Maria e Frei Damião, levam todos por Amor a Deus a anunciar e testemunhar Jesus Cristo ressuscitado. Enfim, o Espírito Santo renova toda a terra e toda 
a Igreja.







      









sábado, 26 de maio de 2012

A Não há Igreja sem Pentecostes


Artigo


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira-PB
Secretário da CNBB Regional Nordeste 2



Celebramos em Pentecostes a vinda do Espírito Santo, depois de cinquenta dias da Páscoa. O Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo e os tornou capazes de anunciar o Evangelho com coragem (cf. At 2,1-13). Este acontecimento, que nós nos identificamos com ele, é o verdadeiro “batismo” da Igreja. De fato, a Igreja vive da efusão do Espírito Santo, sem o qual ela não teria força e não existiria mais. E este acontecimento renova-se de modo particular em alguns momentos fortes das comunidades eclesiais: nas liturgias, em romarias, nas Santas Missões Populares, nas festas de Crisma, vigílias jovens, nas assembleias pastorais e em tantos momentos especiais para a vida das comunidades, nas quais a força de Deusse sente de modo evidente, infundindo alegria e entusiasmo nos corações. A Igreja toda reunida no Cenáculo recebe o Espírito Santo. Os Apóstolos “perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre elas, Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At 1,14). O Espírito Santo une os fiéis entre si, nasce a Igreja na unidade. Pentecostes reúne a todos. Não há Igreja sem Pentecostes e não há Pentecostes sem a Virgem Maria. Quando os cristãos se reúnem em oração com Maria, o Senhor doa o seu Espírito. Este santifica a comunidade de fiéis e comunica-lhe a plenitude da graça, dirige a Igreja através das dificuldades, perseguições e perigos, até ela alcançar a glória definitiva. É o Espírito Santo que suscita sempre nova vida na Igreja. Ele é a alma e a vida da Igreja. Concede-nos a graça necessária para desempenharmos a nossa missão. Pela força do Espírito Santo nos tornamos missionários para anunciar o Evangelho a todas as criaturas. Nós, que somos Igreja, somos permanentemente missionários. A Igreja recebe a ordem de Jesus: “Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,19s). A Igreja conta com o Espírito Santo. Ele sempre assegurou à Igreja o rumo certo. Apesar dos pecados, que acompanham a condição humana dos discípulos de Cristo, a Igreja não esmoreceu ao longo da história, porque nela vive e age o Espírito Santo. Este dá à Igreja novas energias e faz fortes os frágeis e medrosos mensageiros do Evangelho. Não posso esquecer um dos grandes servidores do Evangelho, Frei Damião de Bozzano, missionárionos sertões do nordeste brasileiro, há 15 anos de saudades. Para sermos corajosos e criativos discípulos missionários de Jesus Cristo, invoquemos a especial ajuda do Espírito Santo, em Pentecostes, neste dia 27 de maio de 2012.


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 
 Bispo de Guarabira(PB)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Artigo


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira-PB
Secretário da CNBB Regional Nordeste 2


Neste domingo, 20 de maio de 2012, Solenidade da Ascensão do Senhor, celebramos o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Nesta mesma semana celebramos a preparação para a Festa de Pentecostes, o mistério da vinda do Espírito Santo com uma Vigília nas comunidades eclesiais, a unidade entre a Vigília da Páscoa e a Vigília de Pentecostes. A festa de Pentecostes é, assim, a culminância da festa pascal, que vivifica a Igreja. E nesta semana também celebramos a Semana de Oração pela unidade dos cristãos, suplicando pela unidade visível das Igrejas cristãs e pela efetiva comunhão entre as religiões e crenças. Sem dúvida, tudo isso está ligado com a comunicação entre nós. O Concílio Vaticano II criou este Dia Mundial das Comunicações como um convite para refletirmos e agirmos com compromisso cristão e ético nas redes de Comunicação Social. Temos oportunidade, a cada ano, de aprofundar um tema, fazer uma reflexão sobre a cultura da comunicação social, colher sugestões e orientações para as ações pastorais da Igreja. O tema que o Papa Bento XVI escolheu para este ano: “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização“,objetiva uma reflexão profunda sobre o valor do silêncio diante da abundância de estímulos nas redes de comunicação. Vivemos num mundo de muito barulho, ruídos, talvez com demasiados emissores e com poucos receptores. Há pouca interação de mensagens. Ficamos fechados em nós mesmos, reduzidos à nossa percepção da realidade, restritos às nossas visões. Precisamos pensar nos outros. Daí a importância do silêncio na comunicação. O silêncio fala, exprime proximidade e atenção aos outros. OPapa mostra que o silêncio é um modo forte de expressar o respeito e o amor com os outros. No silêncio é possível escutar os outros, reforçar relacionamento, compreender quem é o outro e encontrar a si mesmo. Não tenha dúvida que é preciso fazer silêncio para ouvir Deus, de comunicar-se com Deus. Vejamos que Jesus antes de ser elevado ao céu, Ele enviou seus apóstolos em missão e lhes ordenou que anunciassem o Evangelho a toda criatura (cf. Mc 16,15). Também disse: “Vós sereis minhas testemunhas” (cf. Lc 24,48), isso trata de comunicar-se. As formas de comunicação são diversas. Contudo, para uma comunicação mais enriquecedora, precisamos ser capazes de fazer silêncio. Assim o Papa Bento XVI recorda bem que os profissionais de comunicação, ao utilizar a ferramenta “silêncio”, favorecerá uma reflexão, a fim de que os temas abordados nas notícias apresentem palavras mais indicadas para uma comunicação ética e verdadeira. Que as comunicações sociais sejam os espaços autênticos de propagação da boa notícia.


Pentecostes e 19ª Romaria de Frei Damião



No domingo, 27 de maio, a Diocese de Guarabira celebrará Pentecostes e a 19ª Romaria ao Memorial Frei Damião, uma das Sete Maravilhas da Paraíba. Será feita memória do dia em que o mistério pascal atingiu sua plenitude no dom do Espírito Santo, derramado sobre a Igreja nascente. Nesse dia, completam-se15 anos do falecimento de Frei Damião.

As celebrações terão início, às 14h30, na Catedral de N. Sra. da Luz, de onde sairá a Romaria: as caravanas das comunidades eclesiais, passando pelas ruas e avenidas, subindo pela Serra da Jurema até o Santuário Frei Damião. No Santuário haverá a Celebração Eucarística, presidida por Dom Lucena com a participação de todo o clero e o povo de Deus das Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese de Guarabira.

Descei a Divina Luz sobre todos. Os Romeiros cheios do Espírito Santo são confirmados na missão, em comunhão com todos os que se empenham numa nova evangelização.



Diocese de Guarabira (PB) celebra o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais


No próximo domingo, 20 de maio de 2012, solenidade da Ascensão do Senhor, será celebrado o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema proposto para este ano pelo papa Bento XVI em sua mensagem para esta data é “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”.
A PASCOM – Pastoral da Comunicação da Diocese de Guarabira convida a todos os jornalistas, radialistas, locutores, blogueiros, diretores de jornais, revistas, rádios e todo o povo de Deus a participar da celebração eucarística às 8h30 na Catedral de Nossa Senhora da Luz, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Lucena.

Durante toda a Semana, a PASCOM e a Rádio Integração do Brejo (emissora da Diocese de Guarabira) se uniram para fazer uma programação especial lembrando a importância da comunicação social na Igreja e no mundo.

Veja a programação da Semana de Comunicação na Rádio Integração do Brejo

 Dia 14/05/2012 – 14h às 16h
Lançamento da Semana de Comunicação
Resp.: (Equipe Diocesana)

15/05/2012 – 14h às 16h
A Igreja e os meios de Comunicação Social (Pe. Anselmo)
Resp.: Região Pastoral de Pirpirituba


16/05/2012 – 14h às 16
Os meios de Comunicação Social e a evangelização (Pe. José Carlos)
Resp.: Região Pastoral de Solânea


17/05/2012 – 14h às 16h
Os Meios de Comunicações Sociais e a Juventude
Resp.: Região Pastoral de Araruna


18/05/2012 – 14h às 16h
O Perfil do Comunicador Cristão (Pe. João Bosco)
Resp.: Região Pastoral de Guarabira


19/05/2012 – 14h às 16h
Padre Ibiapina, o Comunicador (Pe. Gaspar)
Resp.: Região Pastoral de Alagoa Grande


20/05/2012 – 8h30
Missa – Catedral
Resp.: Pascom Catedral e Diocesana

A Rádio Integração pode ser sintonizada pelo rádio no canal 680 da frequencia AM, ou pela internet através da homepage: http://www.radiointegracaodobrejo.com.br/

terça-feira, 15 de maio de 2012

História da Diocese de Guarabira será exibida em Campina Grande



Nos dias 14, 15, 16 e 17 de maio se realizará no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, localizado no Bairro do Alto Branco – Campina Grande, uma SEMANA DE PASTORAL com o seguinte tema: “Pastoral segundo a proposta do Concílio Vaticano II”.

Na ocasião, serão debatidos, ao longo dos dias, temas diversos relacionados ao trabalho pastoral na atualidade, tais como: Cristianismo e Humanismo (Pe. Josandro), Pastoral e Juventude (Pe.Pedro), Pastoral e Família (Pe. Elias). Como encerramento dos trabalhos, no dia 17 realizar-se-á uma grande exposição sobre a História da Diocese de Guarabira e da Diocese de Campina Grande. Guarabira apresentará um apanhado histórico dos 30 anos de sua criação com imagens, objetos de época e depoimentos de pessoas envolvidas na caminhada desta Igreja particular. A pesquisa em busca de resgatar a história da porção do povo de Deus, inserida no brejo paraibano, é fruto de um esforçado trabalho dos Seminaristas da Diocese de Guarabira que estudam na instituição supracitada onde cursam teologia e filosofia.

Reinaldo Miguel

Seminarista do 1º ano de Filosofia


domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães, dia da ternura

Artigo

O Dia das Mães é um dia dedicado, especialmente, a esta pessoa tão querida na vida de cada um de nós. Um dia tão especial, não só um dia, mas todos os dias. Tanto assim, que Deus abençoa a cada dia as Mães. Não abençoa apenas no segundo domingo de maio, mas todos os dias. A Mãe transmite amor, vida. Amor que jamais será esquecido, porque o amor não se esquece jamais. O papel das mães sempre foi lembrado pelos povos. No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi celebrado no dia 12 de maio de 1918, promovido pela Associação Cristã de Moços, de Porto Alegre (RS). No ano de 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o Dia das Mães no segundo domingo de maio, e no ano de 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também do calendário da Igreja Católica. Embora o Dia das Mães esteja hoje marcado pelo consumismo, é justa essa homenagem. Dia essencialmente marcado pela ternura e pelo reconhecimento às mães. Nossas homenagens às mães não pode, porém, perder seu significado mais profundo que é o agradecimento a Deus pelo dom da vida de nossas mães e a gratidão a elas pelo seu amor incondicional, traduzido na sua doação, sem limites, dia a dia ao esposo e aos filhos. Esse amor materno é tão grande que a Sagrada Escritura compara o amor de Deus para conosco com o amor de mãe: “Pode uma mãe se esquecer de seu bebê, deixar de querer o filho de suas entranhas? Pois, ainda que ela se esqueça, eu não esquecerei” (Is 49,15). As mães são mulheres feito dom para que a vida possa surgir. Oferta de si em favor do próximo. Santuários da vida e do amor. Todas as mães podem buscar na pessoa de Maria o amor, a força e a dedicação pra edificarem seus lares sobre o alicerce da fé e da justiça. A mulher-mãe tem a seu lado a presença de uma outra mulher, Maria, a Mãe de Jesus e Mãe de todas as mães. Como somos agraciados, celebrar este dia das Mães, dia da ternura, no dia 13 de maio, dia em que a Igreja faz memória daquele glorioso e santo dia em que a Virgem Mãe de Deus dignou-se descer até nós e nos transmitir, por meio de três pastorinhos, a mensagem da salvação e da perseverança constante nos mandamentos do Filho. A Mãe nos diz: “Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. (...) Por fim o meu Imaculado Coração triunfará. (...) E será concedido ao mundo algum tempo de paz”. Sim! O coração de Maria-Mãe é o triunfo do cristão. Nele encontramos refúgio e consolo nas nossas angústias e aflições.Quero, com verdadeiro amor filial, prestar a minha homenagem a todas as mães, principalmente àquelas que no Dia das Mães permanecem no anonimato e ninguém se lembra delas.A todas as mães felicitações, e àquelas que já precederam na casa do Pai, minhas orações em seu sufrágio.Que Deus abençoe todas as mamães!

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 
Bispo de Guarabira-PB

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Reunião de articulação do Setor Juventude da Diocese de Guarabira




Setor Diocesano da Juventude
 Diocese de Guarabira

O Setor Diocesano da Juventude é um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto na “Evangelização da Juventude”.

A missão do Setor, nesse sentido, é favorecer a integração e o diálogo, além de propor algumas diretrizes comuns para a evangelização, considerando as necessidades de cada realidade diocesana e as especificidades de cada segmento juvenil.

Fazem parte do Setor as experiências de evangelização juvenil existentes na Diocese: Pastorais da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas que trabalham com juventude, Catequese Crismal, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação, Pastoral Familiar e outros segmentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil.

Pedimos a cada paróquia e a cada movimento que se façam representar com 01(um) ou 02(dois) jovens no encontro de articulação do Setor da Juventude em nossa Diocese.

A DATA? 12 de maio de 2012
O LOCAL? Na Cúria Diocesana - Guarabira-PB
A HORA? 08h30
O PROPÓSITO? Articulação do Setor Diocesano da Juventude  e JMJ: um sonho do coração de Deus. EU VOU!


“De acordo com tua fé é que receberás”. (Mt 9,29)

Pe. Roberivaldo Antônio da Silva
Padre Referencial do Setor
Diocesano da Juventude



Diocese de Guarabira lança nova Edição do Anuário Diocesano


Saiu à nova edição do Anuário Diocesano 2012. O Anuário Diocesano é um instrumento de inestimável valor para propiciar a comunicação entre as pessoas e os organismos que constituem a nossa querida Diocese do Brejo Paraibano. O último anuário publicado pela Diocese foi em 2009.

Entre as várias informações contidas nesta nova edição, estão as atualizaões das Comissões Diocesanas, Setores e Pastorais Diocesanos, Movimentos e Serviços Diocesanos, Organismos Diocesano de Formação e Cultura, Organismos Diocesanos de Ação Social, Santuários Diocesanos, relação do clero, Institutos Religiosos, Comunidade de Vida Consagrada, Seminaristas e relação das paróquias.

Pascom Diocesana

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Catequese de Iniciação Cristã no estilo catecumenal foi tema de Encontro de Formação para o clero e catequistas





Após a última assembleia Diocesana, ocorrida em novembro de 2011, a Diocese Guarabira  prioriza, em 2012, a Iniciação Cristã e o anúncio. Desde o início de 2012 que a dimensão Bíblico - catequética, alinhada ao II Plano de Pastoral vem sendo trabalhada em todas as paróquias, pastorais, serviços e movimentos.  Nos últimos meses, a Diocese de Guarabira tem promovido com frequência, encontros de formação permanente para aprofundar o tema da Iniciação Cristã - RICA - Ritual de Iniciação Cristã de Adultos e catequese


Com o intuíto de ampliar ainda mais a formação do clero e catequistas, a coordenação Diocesana de Pastoral e a Comissão Diocesana de Catequese, da Diocese de Guarabira, realizaram, nos dias 30/04 e 01/05, em Santa Fé, mais um importante Encontro de Formação para o clero e catequistas sobre o tema da Catequese de Iniciação Cristã no Estilo Catecumenal.

Diante da importância e urgência deste tema específico e a organização do processo permanente de Formação, que está acontecendo na Diocese de Guarabira, foi  convidado para acessorar o encontro, o Pe. Domingos Ormonde, da Diocese de Duque de Caxias - Baixada Fluminense - RJ.


Em sua palestra, o Pe. Domingos,  discorreu sobre o itinerário do Catecumenato, destacando alguns elementos essenciais para que aconteça esse caminhar: O anuncio da Palavra, o acolhimento do Evangelho acarretando uma conversão, a profissão de fé, o Batismo, a efusão do Espírito Santo, o acesso a Comunhão Eucarística


O estudo sobre a Iniciação Cristã de Adultos, veio abrir um leque de novos desafios, discussões e reflexões para o clero e catequistas de crianças, jovens e adultos da Diocese de Guarabira.



Pascom Diocese de Guarabira

Apostolado da Oração da cidade de Arara comemora 15 anos de fundação




Na manhã deste dia 04 de maio, foi presidida pelo Bispo Biocesano, Dom Lucena, a Missa do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Arara, que nesta data comemora seus 15 anos de fundação.

Em devoção ao Sagrado Coração de Jesus, zeladoras do Apostolado da Oração participaram do tríduo de oração dos 15 anos da existência do movimento na paroquia, que teve inicio na terça feira (02/05) com a Santa Missa. Durante o dias do tríduo tivemos a participação do ex administrador da pároquia Pe. Cícero (Atual vigário da Paroquia Sto Antônio - GBA) e do atual administrador paroquial (Pe. Pedro Gomes) e encerrando com Dom Lucena (Bispo Diocesano) que presidiu a Santa Missa, destancando os 15 anos de fundação do movimento em nossa paróquia .

Durante a missa foi entregue por Dom Lucena a fita do apostolado a duas novas zeladoras Maria das Neves (D. Nevinha) e Maria Pedro (D. Maria) que entram para a movimento,  passando a integrar o Apostolado da Oração.

O Apostolado da Oração foi fundado na Matriz no ano de 1953 pelo Conêgo Teodomiro sob a coordenação de Maria do Espirito Santo, depois assumiu Maria Júlia Lira Moreno que exerceu seu trabalho até pouco tempo atraz com louvor e devoção. Em 1977 o grupo do apostolado da oração foi reativado na paroquia pelo Pe. Cicero Roberto assumindo a coordenação D. Silvinha Guedes dos Santos, Terezinha Chianca (secretária) e Eliete Paulino  (detinha-tesoreira) e Dadá (Canticos). Reinciou em 1997 com 63 zeladores e durante esses 15 anos houve o acolhimento de mais de 150 e hoje o apostolado da oração conta com uma média de 80 zeladores ativos. A grande maioria dos seus membros são mulheres mas também existem homens que participam, na paróquia de Nossa Senhora da Piedade assumem toda primeira sexta-feira de cada mês a missa do Sagrado Coração de Jesus que é a devoção do movimento.






Fonte: http://www.paroquiadapiedade.org/

Diocese de Guarabira realiza Encontrão das CEBs, no domingo do Bom Pastor


Aconteceu no último domingo (29), dia do Bom Pastor, o I Encontro Diocesano de Animadores  das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base, no ginásio do Colégio da Luz, em Guarabira, com a presença de quase 200 animadores das várias  paróquias e comunidades da Diocese de Guarabira, 

A partir do tema central do Encontro: CEBs: Um jeito sempre novo de suscitar vida em comunidade, os participantes foram motivados a abraçarem com um novo impulso e entusiasmo à vida e missão profética e santificadora desta rica experiência Eclesial, que  são as CEBs. 

Os animadores refletiram, sobre as CEBs segundo o Documento de Aparecida, com a ajuda da assessoria do Pe. Bosco que destacou a contribuição da Igreja Latino Americana e Caribenha, sobre as CEBs e outras pequenas comunidades, no Documento de Aparecida e  as orientações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Padre Bosco resgatou ainda, os momentos importantes da caminhada da Diocese de Guararabira, nestes últimos anos, em que tornaram-se mais efetivas as ações e motivações, desenvolvidas a partir  do tema: Igreja: "Comunidade de Comunidades: Caridade, Formação, participação e Missão", cuja reflexões, motivações e orientações estão contidas no Instrumento de Trabalho, elaborado no ano de 2010 por uma Comissão Diocesana. O tema foi bastante conhecido e estudado pelo clero, religiosas, Pastorais, Grupos e Serviços. Falando sobre a importância das CEBs, o Pe. Bosco disse: "Dizer que nós não temos comunidades é dizer que a Igreja não existe".

Durante o Encontro, aconteceram grandes momentos de animação e espiritualidade, partilhas e reflexões e foi aplicada a prática da oração em comunidade, através da experiência do Círculo Bíblico, já vivenciado nas diversas Paróquias.

O Bispo Diocesano, Dom Lucena participou do Encontrão e deixou a sua mensagem aos participantes, ressaltando a importância dos passos que a Diocese vem dando na realização de um projeto concreto de evangelização que tem animado e renovado a vida das comunidades em toda a Diocese. 

O I Enconto Diocesano de Animadores das CEBs, foi encerrado com a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Guarabira, Mons. José André, concelebra pelo Cura da Catedral Pe. Adauto Tavares e com a participação de animadores das cinco Regiões Pastorais da Diocese de Guarabira.






Pascom Diocese de Guarabira

Os frutos da 50ª Assembleia Geral da CNBB

Artigo


Nos dias 18 a 26 de abril de 2012, estive na cidade de Aparecida, na Casa da Mãe, Nossa Senhora Aparecida, juntamente com meus irmãos Bispos do Brasil para a 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. As Assembleias da CNBB são sempre muito esperadas por todos nós, Bispos, porque é sempre um encontro fraterno de irmãos. 


A experiência da comunhão manifesta-se na colegialidade dos bispos, oriundos das mais diversas, significativas e desafiadoras realidades, e testemunham sempre mais a unidade da Igreja de Cristo, que, seguindo o seu Mestre e Senhor, deseja ser no mundo e na sociedade o sacramento de salvação. Em um país continental como o Brasil, de múltiplas diversidades sociais, culturais e religiosas, somos chamados a viver, na diversidade, a unidade do anúncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, nesta Assembleia, produzimos um Documento pastoral sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, que será divulgado em breve.Apresentaindicações pastorais muito concretas para que a Palavra de Deus, de fato, se torne a fonte, a referência e motivação constante da vida e da missão evangelizadora e pastoral de nossas comunidades eclesiais. De fato, a Igreja vive de Jesus Cristo, seu Senhor e princípio, cabeça e pastor. A força da Igreja está na Palavra de Deus. 


AIgreja é, antes de tudo, discípula e servidora da Palavra de Deus. A Palavra proclamada torna-se pão que alimenta toda pessoa. Esta Assembleia foi marcada por diversos aniversários: 60 anos de criação da CNBB, 50 Assembleias Gerais e 50º aniversário do Concílio Vaticano II. Este será lembrado, com muitos eventos e iniciativas, ao longo dos próximos 4 anos em todo o Brasil. Tudo foi devidamente lembrado e planejado durante esses dias de trabalho, com a participação de mais de 300 bispos do Brasil, alguns teólogos, especialistas, convidados e colaboradores, tendo em sua totalização um número aproximado de 450 participantes. Lembramos dos assuntos de liturgia, análise conjuntural, mensagem sobre as eleições municipais, Jornada Mundial da Juventude, Ano da Fé, Nota sobre a Reforma do Código Penal, Nota em defesa dos territórios e dos direitos dos povos indígenas e demais populações tradicionais, decisão do STF a respeito de fetos anencefálicos, ações da Igreja no Haiti através de Cáritas Brasileira, relatórios de atividades das 12 Comissões Episcopais, aprovação do projeto de solidariedade entre as Dioceses para a formação do clero, realização das eleições para os delegados da CNBB no Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização. Vários outros assuntos foram discutidos, e documentos, notas e mensagens oficiais dos Bispos foram publicados. O representante do Papa, Dom Giovanni D’Aniello, presidiu a Celebração Eucarística de encerramento da Assembleia Geral na Basílica Nacional com todo o Episcopado Brasileiro e iniciando sua missão como Núncio Apostólico no Brasil.


Na Casa da Mãe Aparecida, unidos como Bispos e Povo de Deus, vivemos intensamente a presença de Cristo Ressuscitado. Por tudo isso, irmãos e irmãs, louvo e agradeço sempre a Deus por me dar a oportunidade de viver a alegria desse encontro fraterno de irmãos que, unidos a todo o povo das Igrejas Particulares de todo o Brasil, constroem o Reino de Deus, anunciado e testemunhado por Jesus Cristo. Neste dia mundial de orações pelas vocações, nós entendemos a missão que é oferecida a todos. Portanto, devemos rezar principalmente por aqueles que se dedicam de modo especial a Cristo, e que são sinais de Jesus, o único Pastor.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 
 Bispo de Guarabira(PB)

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Reunião Solene pela beatificação de Frei Damião


Convidamos a todos para comparecerem e divulgarem a Reunião Solene pela beatificação de FREI DAMIÃO, que se realizará no dia 08 de maio de 2012, no Plenário da Assembléia Legislativa de Pernambuco, às 18:00 h.


O processo de beatificação e canonização de Frei Damião, no Vaticano, em Roma, deverá ficar pronto dentro de dois anos. A previsão foi dada pelo frei Jociel Gomes, religioso que está responsável pela causa no Brasil.
Nascido na Itália, Frei Damião dedicou à vida às missões religiosas. Foram 66 anos de santas missões, percorrendo as cidades do Nordeste, ouvindo confissões, fazendo sermões. Ele tinha graves problemas respiratórios, foi internado várias vezes e, em 31 de maio de 1997, aos 98 anos, morreu. O corpo foi velado na Basílica da Penha, no Recife.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa-PE

terça-feira, 1 de maio de 2012

Já estão disponíveis, os Círculos Bíblicos para o mês de maio




A Diocese de Guarabira, através da Equipe de Comunidades, CEBs, está elaborando todos os meses os Círculos Bíblicos, com a ajuda da Irmã Cristiana de Azevedo. Estes Círculos estão sendo direcionados para todas as comunidades Paroquiais, grupos, Pastorias e movimentos, de toda a Diocese de Guarabira


Os Círculos Bíblicos são pequenos grupos de pessoas que se reúnem nas diversas comunidades ou nas casas para refletir e rezar sobre a vida, à luz da Palavra de Deus. Sua finalidade é fazer com que as pessoas se aproximem mais, sejam mais solidárias, se conheçam melhor. Enfim, criar novas comunidades fraternas.


O material está sendo publicado e organizado mensalmente, em forma de semanário, junto com p Jornal "A luz" e encontrando-se disponível também aqui, em nosso blog. O Círculos Bíblicos poderão ser acessados no gadget "Círculos Bíblicos", na barra lateral direita,  ou clicando no link abaixo:


Acesse aqui: Círculos Bíblicos


Mensagem da CNBB aos trabalhadores e trabalhadoras


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, no ensejo das comemorações do Dia Mundial do Trabalho, neste 1º de Maio, dirige sua mensagem de solidariedade e apoio a todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A celebração desta data nos sugere, antes de tudo, um agradecimento a Deus pelo ser humano que, com criatividade e sabedoria, constrói o mundo e vive do trabalho de suas mãos.
O trabalho não é um mero apêndice na vida humana, mas uma dimensão fundamental de sua existência na terra. Por meio dele, o homem e a mulher “participam na obra do próprio Deus, seu Criador” e se realizam como seres humanos. O próprio Jesus viveu a realidade do trabalho a ponto de ser identificado como “o Filho do Carpinteiro” (Mt 13,55).
A busca do desenvolvimento a todo custo, no entanto, colocando o capital e o lucro acima da pessoa humana, tem transformado o trabalho em peso e castigo para milhares de trabalhadores e trabalhadoras no país. Isso contradiz a vocação humana ao trabalho e fere sua dignidade. Temos a missão resgatar a centralidade da pessoa humana para que o trabalho, “chave essencial de toda a questão social”, cumpra seu fim que é a realização do ser humano.
A Igreja, que “considera sua tarefa fazer com que sejam sempre tidos presentes a dignidade e os direitos dos homens do trabalho” (Laborem Exercens 1), se une, portanto, neste 1º de Maio, aos trabalhadores/as em suas justas reivindicações quais sejam a garantia de seus direitos e a defesa de sua dignidade.
Com eles denuncia as desigualdades sociais, que a distribuição de renda não consegue erradicar, o baixo salário, o desemprego e o subemprego, que condena inúmeras famílias a condições indignas de filhos e filhas de Deus. Repudia, igualmente, o trabalho escravo e infantil, chaga de nossa sociedade, bem como toda discriminação que possa existir no mundo do trabalho por idade, etnia, gênero.
Somos todos responsáveis pela construção da sociedade nova, justa e fraterna, sonhada por Deus para seus filhos e filhas. A garantia da justiça nas relações do trabalho é condição para atingirmos esse fim.
Que o carpinteiro São José, pai adotivo de Jesus, abençoe os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

Brasília, 1º de Maio de 2012
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis do Maranhão
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB