Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dom Lucena participa da 22ª edição do Curso dos Bispos no Rio de Janeiro (RJ)



O Bispo Diocesano de Guarabira, Dom Lucena está entre os mais de 100 Bispos de todo o Brasil que participam da 22ª Edição do Curso dos Bispos, tradicional encontro, promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro que está realizado no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio Comprido, desde a última segunda-feira, 4. Dando continuidade às abordagens de 2011 e 2012, o evento terá como tema principal os "Cinquenta anos após o Concílio Vaticano II - Liturgia, Missões e Leigos".

O curso foi organizado pela primeira vez em 1990 pelo então arcebispo, cardeal Eugenio Sales, como uma forma de proporcionar uma oportunidade de partilha e convivência.

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, explicou que “a arquidiocese do Rio tem uma tradição, que vem desde a época do cardeal Eugenio Sales, de proporcionar no período de férias do início do ano um encontro para bispos, onde eles participam de conferências, recebem orientações, podem partilhar a vida e desfrutar de períodos de convivência, especialmente durante as visitas a diversos pontos da cidade. Percebemos que, cada vez mais, esse evento tem sido procurado e apreciado”, avaliou.

Entre os palestrantes, estão: o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko; o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Antônio Cañizares; dom Antônio Staglianò, bispo de Noto (Itália) e colaborador de dom Rino Fisichella (presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização); e Ana Cristina Villa Betancourt, membro do Pontifício Conselho para os Leigos, responsável pela seção dedicada à mulher.

Durante o curso, será realizada visita a local específico da cidade do Rio de Janeiro. O bispo auxiliar emérito da arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Karl Josef Romer, acredita que o curso trará um novo entusiasmo para os mais de cem bispos inscritos, lembrando que o primeiro grande professor foi o então cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI.

“O curso para bispos, organizado pela arquidiocese do Rio de Janeiro e oferecido fraternalmente a todos os bispos do Brasil, teve como primeiro grande professor o, então Cardeal, Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI (...) Penso que os bispos esperam com muita alegria, aliás, já temos mais de cem inscrições para este curso, e temos a imensa esperança que vai ser um grande sucesso para o bem dos bispos e para o bem das dioceses, que receberão de volta os bispos com novo entusiasmo e com nova clareza”, afirmou dom Romer.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário