Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Faleceu aos 70 anos, a Ir. Zaíra, membro das Clarissas Francicanas



Faleceu na manhã desta Terça-feira, 26 de fevereiro, aos 70 anos, no Hospital da Unimed, em João Pessoa, a Irmã Zaíra Lopes de Souza. Irmã Zaíra, como era chamada, pertencia à Congregação das Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento.  

Nascida em 04/10/1942, a religiosa veio para a Diocese de Guarabira, no ano de 1987. Nos últimos cinco anos, a Ir. Zaíra achava-se acamada e recebia os cuidados de suas irmãs de Congregação. Residia atualmente, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Comunidade Bairro Vermelho, em Mari.

Ao ser informado sobre o falecimento da Ir. Zaíra e estando em Retiro com o Clero, em Lagoa Seca-PB, o Bispo Diocesano, Dom Lucena designou o Padre Jardiel Sátiro, administrador paroquial de Mari, e o Diác. Antônio Severino para celebrarem a Missa de corpo presente.

O corpo da Ir. Zaíra foi sepultado, às 09h da manhã de quarta-feira, no Cemitério da cidade de Mari, com a presença de familiares, amigos, religiosas, membros da Congregação, a qual pertencia, e de outras Congregações, e representantes de grupos, movimentos e pastorais.

A Missa de 7º dia será celebrada, na próxima segunda-feira, 04 de março, as 16h, na Matriz do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Mari, presidida pelo Padre Jardiel Sátiro.

Mensagem das Irmãs Clarissas por ocasião do falecimento da Ir. Zaíra.


A irmã, companheira, amiga, missionária, Ir. Zaira Lopes de Souza.

Ir. Zaíra, lembrar você é experimentar emoções que elevam a alma e inspiram desejos de doar, com fé, paixão e alegria, a vida pelo Reino de Deus.

Na sua juventude, lembramos você, empenhada com alegria, coragem e decisão na missão. Sempre ativa, no meio do povo, com uma opção clara, corajosa e decidida pelos pobres, pelas comunidades, pela Missão Evangelizadora. Isto foi acontecendo nas diversas Dioceses onde Deus lhe chamou e enviou.

Seu desabrochar missionário aconteceu na Diocese de Teófilo Otoni MG, num tempo forte da Igreja, à luz do Concílio Vaticano II. Você soube acolher na sua inteligência e no seu coração esse modo novo de ser Religiosa, de ser Igreja.

Missão na Diocese de Ilhéus- BA (1979) participou de algumas frentes de trabalho na luta dos pescadores, das mulheres no trabalho do Cacau, na Formação e expressões religiosas das comunidades.

Na Diocese de Guarabira (1987) sempre inserida no meio dos pobres. Dedicou-se à formação e animação das CEB’s. Preparou e acompanhou o Grupo diocesano no Intereclesial da América Latina, em Guatemala.

Na Arquidiocese de João Pessoa - 1999 foi assessora na Pastoral do Menor. Não media sacrifícios. Caminhando sempre: reivindicações, debates, lutas.

No Ano 2000 - Ano Jubilar - a pedido do Governo Geral do nosso Instituto, foi enviada a Roma para o atendimento aos peregrinos de Língua Portuguesa, nos Lugares de peregrinação Franciscana, sobretudo em Assis.

De 2001 a 2004 – Missão em Belém - Pará. A pedido do amigo Pe. Silvano Rossi, à nossa Província. Nesta missão, caminhando sempre... “faz chuva... faz sol” bicicleta, ônibus e barcos. Círios de Nazaré... Meninos e Meninas em situação de risco... Numa das andanças, sentiu uma forte dor de cabeça, entrou num Posto de Saúde; estava tendo um “AVC” lhe trazendo seríssimas conseqüências, na sua saúde. Volta a Belo Horizonte para tratamento, recebe convites da Província e da sua família, para ficar. Prefere voltar para o 
Nordeste, sua primeira opção. Ficou em Sítio Novo-BA, Sede da Província.

Em 2008, também por opção, volta à diocese de Guarabira, onde foi novamente acolhida, já na sua nova experiência do Altar do Calvário de Jesus. Quanta serenidade, meu Deus! Quanta vontade de viver, de estar presente. Quanto empenho no tratamento. Fragilizada, sensibilizada à flor da pele... No seu leito de dor, no seu silêncio, com o seu olhar profundo e comunicativo, foram todos os dias, bênçãos para a nossa fraternidade.

As jovens Aspirantes e Postulantes diziam: A Ir. Zaíra na sua fragilidade é melhor “mestra” na nossa formação.

Nós, Irmãs desta Comunidade, agradecemos a Deus esta tão grande Dádiva de conviver e de cuidar da nossa querida Ir. Zaíra, exemplo de vida para nós.
                           
 Irmãs Clarissas Franciscanas M S Sacramento  

Nenhum comentário:

Postar um comentário