Páginas

domingo, 14 de abril de 2013

Bispos participam de retiro espiritual no final de semana durante assembleia geral da CNBB


Encerra-se com a celebração da Eucaristia no Santuário Nacional de Aparecida (SP), na manhã deste domingo, 14 de abril, o retiro espiritual dos bispos participantes da 51a assembleia geral da CNBB. O pregador do retiro foi o bispo de Porto Velho (RO), dom Esmeraldo Barreto de Farias.
O tema para a reflexão durante o retiro foi “O Bispo, mestre e testemunha da fé”. Três meditações foram dirigidas por dom Esmeraldo ao grupo de mais de 360 bispos presentes no centro de eventos da Basílica.
Na primeira meditação de dom Esmeraldo, na tarde do sábado, 13 de abril, ele afirmou que “Um bispo encontra a sua identidade e o seu lugar no seio da comunidade dos discípulos do Senhor, onde recebeu o dom da vida divina e a primeira instrução na fé. Sobretudo quando da sua cátedra episcopal exerce na presença da assembleia dos fiéis a sua função de mestre na Igreja, cada Bispo deve poder repetir como santo Agostinho: ‘Se se considerar o lugar que ocupamos, somos vossos mestres; mas, pensando no único Mestre, somos condiscípulos vossos na mesma escola”. Na Igreja, escola do Deus vivo, Bispos e fiéis são todos condiscípulos e todos têm necessidade de ser instruídos pelo Espírito”.
Na última meditação feita por dom Esmeraldo na manhã deste domingo, o bispo de Porto Velho lembrou que “Somente unido a Jesus Cristo, aos seus sofrimentos, no caminho da Páscoa, o bispo pode viver a missão. A união com Jesus Cristo ressuscitado significa necessariamente comunhão com o Servo, com aquele que assumiu a nossa natureza humana e que também diz para nós hoje: ‘sem mim, nada podeis fazer’(Jo 15,5). O cominho da fé abre o horizonte da esperança e esta “não decepciona porque o amor foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5)”.
Com essa experiência de oração, os bispos encerram a primeira fase dos trabalhos desse encontro anual.
Durante a semana que contou, praticamente, com três turnos diários de atividades, os bispos deram início aos debates em torno do tema central da assembleia: “comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Os outros dois temas que estão sendo aprofundados, “Questão Agrária” e “Diretório da Comunicação” também foram amplamente discutidos e voltam ao plenário nesta última semana. A assembleia dos bispos termina no próximo dia 19, sexta-feira.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário