Páginas

sábado, 25 de maio de 2013

AO PAI, POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO

Artigo


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira
Secretário da CNBB Regional Nordeste 2



Celebramos a festa da Santíssima Trindade: Deus Pai e Filho e Espírito Santo. Nosso Deus é Uno e Trino. Um só Deus e três pessoas distintas, que agem com a mesma força, intensidade e graça. Têm a mesma natureza e substância. Agem inseparavelmente, na mais perfeita unidade. Estamos diante do mistério central de nossa fé: o mistério da Santíssima Trindade.

O Pai é a fonte e origem de todas as coisas, do universo e do ser humano. Ele, no seu amor, revela e envia o Filho ao mundo como Senhor e Salvador de toda a humanidade. O Filho é gerado do Pai e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. É o Espírito da comunhão, da unidade do Pai e do Filho. Na realidade, Deus não pode ser outro que um mistério para nós na sua grandeza e, todavia, Ele se revelou. Podemos conhecê-Lo no Seu Filho e, assim também, conhecer o Pai e o Espírito Santo.

Somos convidados, neste Ano da Fé, a crescer no conhecimento e na vivência da fé. Dizer creio, ou seja, professar a fé não significa apenas repetir conteúdos da fé, mas testemunhar o que cremos, nos momentos fáceis e nas provações da vida. O mistério do amor de Deus se manifesta em nossa vida, porém, ultrapassa os limites de nossa racionalidade e do nosso sentir. Por isso, é mistério a ser acolhido e vivido na fé.

De fato, não conseguimos explicar tudo de Deus. Se assim o fizéssemos deixaríamos de ser criaturas e ocuparíamos o seu lugar. Santo Tomás de Aquino ensina que não podemos conhecer tudo de Deus não por falta de luzes, de explicações, mas, por excesso. A revelação de Deus é tão grande que ultrapassa nossa capacidade de compreender em sua totalidade, visto que Deus é infinitamente maior do que nós e seu conhecimento e bondade em muito nos ultrapassam. Deus é eterno, infinito, ilimitado e tudo pode.

A fé em Deus Uno e Trino significa conhecer a grandeza de Deus e viver em ação de graças. Tudo o que somos e temos vem dEle e tudo o que Ele nos oferece é dom gratuito de seu amor e bondade. Portanto, façamos com que tudo nos aproxime de Deus e não permitamos que nada nos desvie dEle.

A Trindade é modelo de perfeição e de comunidade. Uma comunidade perfeita, unida no amor. Celebrá-la é celebrar a própria comunidade cristã. Que nela encontremos o exemplo das virtudes a que somos chamados a viver.

Vivamos em comunidade e que o amor seja sempre mais uma realidade em nossas vidas. Na riqueza da Festa da Santíssima Trindade contribuamos com a Coleta Nacional em favor da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, evento de especial importância na vida da comunidade eclesial.

Na próxima quinta feira, 30 de maio, teremos a oportunidade de renovar nossa fé e amor a Cristo presente na Eucaristia, celebrando a solenidade de Corpus Christi. Participemos na comunidade da manifestação pública da fé na presença de Jesus no Santíssimo Sacramento.

Entre todas as criaturas, a obra-prima da Santíssima Trindade é a Virgem Maria. Ao concluirmos o mês de maio, mês de Maria, possamos progredir no amor e na comunhão, fazer de toda a nossa vida um hino de louvor ao Pai, por meio do Filho, no Espírito Santo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário