Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Em Recife: Dom Lucena preside Missa de Abertura das Celebrações de 16 anos da morte de Frei Damião.


As celebrações dos 16 anos da morte de Frei Damião, o Apóstolo do Nordeste, iniciam-se nesta quinta-feira (23) e seguem até o domingo (26), com encerramento oficial na próxima sexta-feira (31) - data da morte do frade.  A celebração começou ontem (quinta dia 23) e seque até o próximo domingo (dia 26).

Durante os dias de evento, os fiéis participarão de diversas atividades religiosas como missas, vigílias e procissões. De acordo com frei Jociel Gomes, vice-postulador da causa de Frei Damião, a expectativa é de que cerca de 70 mil pessoas participem das solenidades.
O momento mais esperado pelos fiéis será no domingo, quando acontece a missa solene presidida pelo arcebispo de Vitória da Conquista, Bahia, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu.

Nascimento, Família e Infância

Frei Damião nasceu em Bozzano, município de Massarosa, Província de Lucca, na Itália, aos 05 de novembro de 1898. Foi o segundo dos cinco filhos do casal Félix e Maria Giannotti, camponeses italianos de sólida formação cristã e católica. O filho mais velho da família, Guilherme Giannotti, tornou-se padre diocesano e depois recebeu o título de Monsenhor, destacando-se como professor e diretor espiritual no Seminário Arquiepiscopal de Lucca-Itália. A irmã mais nova, Pia Giannotti, tornou-se freira da Congregação das Irmãs de Santa Zita (Zitinas).

No dia seguinte ao seu nascimento, foi batizado na igreja dos santos Catarina e Próspero, matriz de Bozzano, recebendo o nome de Pio Giannotti. Aos dez anos de idade, em 15 de junho de 1908, foi crismado na Catedral de Lucca, pelo Cardeal Lorenzelli.

A Vocação à vida religiosa

Depois da experiência com o Crucificado, Pio Giannotti começou a externar os primeiros sinais de sua vocação, com o desejo de consagrar-se inteiramente a Deus. Não seguiu o mesmo caminho do irmão Guilherme, que era padre diocesano, ma, tocado pelo testemunho dos filhos de São Francisco de Assis, aos 13 anos de idade, a 17 de março de 1911, ingressou no Seminário Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Aos 17 anos, em julho de 1915, emitiu os primeiros votos, recebendo o nome de Damião, Frei Damião de Bozzano, indicando sua cidade de origem.

Formação Religiosa e Intelectual

Sendo professo simples na Ordem dos Capuchinhos, Frei Damião iniciou o estudo da Filosofia. Teve, contudo, que parar por algum tempo, devido à convocação, em setembro de 1918, para o serviço militar na Primeira Guerra Mundial. Ficou acampado em Zara, uma zona de conflito. Voltando para o convento, depois do fim da guerra, Frei Damião emitiu a sua Profissão Perpétua, selando para sempre com o Senhor o compromisso de viver em castidade, em obediência e sem nada de próprio, conforme a Regra de São Francisco de Assis e as Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. No ano de 1920, iniciou estudo da sagrada Teologia. A seguir, foi enviado à Universidade Gregoriana de Roma, onde concluiu os estudos, com láurea em Direito Canônico e Teologia Dogmática. Em 05 de agosto de 1923, ele foi ordenado sacerdote na igreja do antigo Colégio São Lourenço de Bríndisi, em Roma.

Confira a programação completa:

» Quinta-feira (23/05)

19h - Missa de abertura da festa na Igreja Matriz de N. Sra. do Rosário do Pina. Presidente: Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo de Guarabira;

Procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento até o Convento São Félix.

» Sexta-feira (24/05)

Missas às 6h e 9h/ Bênçãos de São Félix/ Atendimento às Confissões

17h - Missa presidida por Dom Frei Severino Batista de França, OFMCap., bispo de Nazaré;
18h - Louvor com Padre Antônio Maria.

» Sábado (25/05)

6h e 11h– Missa
16h - Recitação do Ofício de Nossa Senhora;
17h - Missa presidida por Dom Rosalvo Cordeiro, bispo auxiliar de Fortaleza;
19h – Louvor com Pe. João Carlos, SDB.

» Domingo (26/05)

4h - Alvorada festiva/ Missa;
6h e 8h - Missa;
10h - Missa solene da Santíssima Trindade, presidida por Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista;
14h - Missa;
17h – Missa.

» Sexta-feira (31/05) - 16 anos da morte de Frei Damião

Missas às 6h, 9h, 11h e 17h;
Bênçãos de São Félix;
Atendimento às Confissões;
Coroação da imagem de Nossa Senhora;
Encerramento da festa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário