Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Frades Capuchinhos criam Fraternidade em Guarabira



Neste Ano da Fé, no dia 29 de abril de 2013, a Diocese de Guarabira teve a alegria de acolher com festa os Frades Capuchinhos da Província N. Sra. da Penha do NE do Brasil – PRONEB na Paróquia Santo Antônio e Santuário do Memorial Frei Damião, onde foi inaugurada a Fraternidade N. Sra. da Luz, às 19h30, com solene celebração eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e concelebrada pelo Frei Francisco de Assis Barreto, ministro provincial; Frei Franklin Alves Diniz, vigário provincial; Mons. José André, vigário geral da Diocese; Mons. José Nicodemos e outros sacerdotes diocesanos, frades capuchinhos, conselheiros provinciais, diáconos, seminaristas, religiosas, membros de movimentos, pastorais, serviços, grupos da Paróquia Santo Antônio e povo de Deus presente. A nova fraternidade capuchinha em Guarabira está constituída pelo Frei Cláudio Simões Galindo, Reitor do Santuário Memorial Frei Damião e Guardião da Fraternidade; Frei José Walden de Oliveira, Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio, e Frei José Nunes de Araujo, Ecônomo da Fraternidade, Vice Reitor do Santuário Memorial Frei Damião e Vigário Paroquial, com a finalidade de acolher bem os romeiros como forma de evangelizá-los e, ao mesmo tempo, administrar o Santuário do Memorial Frei Damião. A população guarabirense e a região do brejo paraibano, há anos anseiam por este momento, pela ligação com as Santas Missões Populares, hoje, com o Servo de Deus Frei Damião, e pelos trabalhos de evangelização desenvolvidos pela ordem capuchinha em todo o nordeste brasileiro. O Mons. Nicodemos, o idealizador e construtor com o povo do Memorial Frei Damião, disse: “Frei Damião pertencia a esta ordem religiosa, então eles devem gerir este espaço e atender os romeiros com o mesmo carinho e atenção que Frei Damião de Bozzano fazia quando por aqui andou e pregou varias missões”.

O Ministro Provincial Capuchinho, Frei Francisco Barreto, falou que os frades capuchinhos não poderão realizar a missão de Frei Damião, pois esta foi única e do jeito dele e não pode ser imitada, mas tem convicção de que, de um modo atualizado, os frades podem realizar os desejos da Igreja de hoje, e solicitou a população para ter compreensão e colaboração com os frades desta nova fraternidade de Nossa Senhora da Luz, para que possam atender às necessidades de acolhimento dos romeiros neste Santuário. É intenção da Província formar uma rede de missões nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas”. O Frei Cláudio Simões, novo reitor do Memorial, enfatizou: “Neste local já existe uma grande peregrinação principalmente no mês de maio, quando se comemora o aniversário da morte ou chegada ao céu do Frei Damião, de onde ele prometeu interceder por todos nós. “Mas, que, com a nova fraternidade, será possível uma melhor assistência às pessoas que aqui se dirigirem, pois anteriormente só havia um padre para todas as tarefas e agora haverá mais frades para ouvir confissões, dar bênçãos e celebrar Missas”.

Dom Lucena agradeceu a todos os frades presentes a disponibilidade em atender a solicitação da Diocese de Guarabira e a alegria pela nova fraternidade capuchinha já fundada, para acolher os romeiros de N. Sra. da Luz e Frei Damião. O povo do Brejo Paraibano  tem uma devoção muito grande a Frei Damião.



Nenhum comentário:

Postar um comentário