Páginas

sábado, 11 de maio de 2013

O Dias das Mães e das Comunicações Sociais


Artigo


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira
Secretário da CNBB Regional Nordeste 2



segundo domingo do mês de maio de 2013 é um dia especialíssimo: homenageamos as mães e celebramos o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema: “Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”.

Dado o avanço das novas tecnologias e das redes sociais, o Papa Bento XVI, hoje, o Papa Emérito, em sua mensagem enviada para este dia, em janeiro deste ano, salienta que, estes meios são uma “realidade cada vez mais importante que diz respeito à maneira como as pessoas comunicam atualmente entre si”. E ainda: “O desenvolvimento das redes sociais requer dedicação: as pessoas envolvem-se nelas para construir relações e encontrar amizade, buscar respostas para as suas questões, divertir-se, mas também para ser estimuladas intelectualmente e partilhar competências e conhecimentos. Assim as redes sociais tornam-se cada vez mais parte do próprio tecido da sociedade enquanto unem as pessoas na base destas necessidades fundamentais. Por isso, as redes sociais são alimentadas por aspirações radicadas no coração do homem”.

A comunicação é uma arte que deve gerar em seus interlocutores uma profunda e verdadeira transmissão de conhecimentos, valores, sentimentos, virtudes e ações que favoreçam a dignidade da pessoa humana em todos os níveis e dimensões. É necessário em nossa comunicação abarcar as redes sociais para comunicar o Evangelho, os valores da fé e do Reino de Deus, e usá-las da melhor maneira e de modo mais adequado os portais de verdade e de fé que estão aí á nossa disposição.

Que este Dia Mundial das Comunicações Sociais nos ajude a ver a sublime missão de todas as mães e da humanidade em comunicar vida para que “todos tenham vida e vida em abundância”. Ser mãe, comunicar vida, é dom gratuito da bondade de Deus para cada mulher, e também a possibilidade de aceitar trabalhar pelo futuro da humanidade. Uma significativa expressão da fidelidade de Deus no sacramento do matrimônio, que torna o amor de um casal fecundo e multiplicador de vida.

Homenagear as mães nesse dia nos faz recordar da importância da família humana, da figura de Maria, exemplo de mãe e educadora, e das Redes Sociais de comunicação possibilitam as mães educarem seus filhos com dignidade, na justiça, fraternidade e solidariedade. Que nenhuma mãe se esqueça de que a melhor herança que podem comunicar a seus filhos é a fé. Portanto, vejam, as mães e toda a sociedade, nas redes sociais uma oportunidade de ser portal da fé, da vida, da família, da verdade e espaço de evangelização.

Rezemos pelas mães e pelos meios de comunicação para que sejam fortalecidos e inspirados pelo amor divino nas suas realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário