Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Diocese de Guarabira a serviço da família


 Espiritualidade Familiar
 Diante dos inúmeros ataques e dificuldades que enfrentam as famílias nos dias atuais, urge orientar a nossa missão de família cristã na perspectiva da fé. Que projeto Deus preparou para nossas famílias e que resposta Ele espera de nós, em meio a essa realidade?
Acreditamos ser impossível enfrentar os desafios do mundo moderno sem nos deixar guiar a cada dia pelo Espírito de Deus, que em Jesus tornou-se Espírito do ressuscitado, que nos anima na luta diária e nos impulsiona em busca do “novo céu e da nova terra, onde habitará a justiça” (2Pd 3,13).  E é esse mesmo Espírito que transforma, na história, as realidades de morte em vida. Por isso quando nos deixamos conduzir pelo Espírito de Deus, nos comprometemos com situações de vida e entramos na dinâmica de Deus, escolhendo viver no amor, na paz e na justiça.
A família deve então ser compreendida não somente do ponto de vista sociológico, mas também teológico, ou seja, como lugar da experiência com Deus. Desse modo, a espiritualidade familiar pode ser concebida sob dois pontos de vista que se completam: a espiritualidade conjugal, isto é, do casal - que é chamado a viver a fidelidade e a solidariedade entre si, e a espiritualidade da família como um todo, incluindo os filhos.
Quando tratamos de espiritualidade familiar, nos referimos ao caminho que a família, como Igreja Doméstica, se utiliza para o seu relacionamento com o Senhor. Por isso, só é possível haver espiritualidade e seguimento de Cristo na família se há vida de oração pessoal, conjugal e familiar.
A esse respeito, nos diz o Catecismo da Igreja Católica o seguinte: “A família cristã é o primeiro lugar da educação para a oração. Fundada sobre o sacramento do matrimônio, ela é “a Igreja doméstica”, onde os filhos de Deus aprendem a orar “na Igreja” e a perseverar na oração. Para as crianças, particularmente, a oração familiar cotidiana é o primeiro testemunho da memória viva da Igreja reavivada pacientemente pelo Espírito Santo.” (CIC 2685).
Desse modo, nós, pais cristãos, que somos os primeiros responsáveis pela saúde espiritual de nossa família, devemos tomar a oração como algo que faz parte do nosso cotidiano e com ela encontrarmos forças para lutar contra tudo aquilo que nos afasta da própria oração e, conseqüentemente, nos impede de viver segundo o projeto de Deus e realizar a nossa missão de transmitir e educar na fé cristã os nossos filhos, a partir do nosso testemunho pessoal e conjugal. É preciso, pois, que estejamos sempre unidos ao Senhor para que possamos dar muitos frutos... (Jo 15,5).

Comissão Diocesana de Pastoral Familiar – Diocese de Guarabira


Nenhum comentário:

Postar um comentário