Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

As tentações da Igreja segundo o Papa Francisco


Uma Igreja em estado permanente de missão - foi aquilo que o Papa Francisco pediu aos responsáveis do CELAM, o Conselho Episcopal Latino-americano, no último dia da sua viagem ao Rio de Janeiro. Naquela ocasião, o Papa fez um elenco, uma série de tentações que podem fazer falir a missão da Igreja. Um discurso feito para a America Latina, mas que interpela e se aplica à Igreja em todos os continentes.

Segundo o Santo Padre devemos ter lucidez evangélica para conseguirmos ultrapassar as tentações. Ao longo destes 5 meses de pontificado, o Papa foi apresentando e chamando a atenção para os perigos:

- reduzir a fé a uma dimensão socializante - são os cristãos que interpretam o Evangelho segundo as ideologias mais variadas que vão do liberalismo ao marxismo;
- reduzir o encontro com Jesus a uma dinâmica de auto-conhecimento. A fé abandona a sua dimensão espiritual à procura de simples bem-estar psicológico. São os cristãos sem a Cruz de Cristo;
- a tentação gnóstica - com uma proposta de espiritualidade superior, desencarnada de católicos iluminados com uma Igreja à sua medida. Cristãos que seguem as modas do tempo.
- a tentação pelagiana - de todos aqueles que procuram uma solução só disciplinar, a restauração de condutas e formas superadas com tendências exageradas para a segurança doutrinal. Cristãos que procuram restaurar o passado perdido. "Mas - diz o Papa Francisco - o Evangelho incomoda-nos porque nos obriga a caminhar e a ir para a frente. Há quem queira andar para trás. A isto chama-se ser teimosos."
- o funcionalismo paralisante - a concepção funcionalista não tolera o mistério e prefere a eficácia. Reduz a Igreja a uma estrutura de ONG. O que conta são o resultado, os números, as estatísticas.

- o clericalismo - segundo o Santo Padre, trata-se de uma tentação de cumplicidade pecadora: o pároco clericaliza e o leigo pede-lhe para ser clericalizado. É um fenômeno que impede o crescimento da responsabilidade laical. É uma Igreja que cai no imobilismo. O Papa Francisco fala de uma Igreja Babysitter que não faz crescer, não acorda, mas assiste a criança apenas para fazê-la adormecer. Ao contrário, diz o Papa, a Igreja é mãe e gera filhos para que sejam protagonistas, crentes, com a coragem e a paixão de anunciar o Evangelho em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário