Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

CREMOS NA EUCARISTIA: EIS O MISTÉRIO DA FÉ

Por Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)


Celebramos a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo no Ano da Fé. Na Quinta-feira depois da solenidade da Santíssima Trindade, celebramos Corpus Christi. É o desdobramento da Quinta-feira Santa. Comemoramos a presença de Cristo em sua Igreja como “Sacrifício Eucarístico de seu Corpo e Sangue, memorial de sua Morte e Ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que Cristo nos é comunicado em alimento, o espírito é repleto de graça e nos é dado o penhor da futura glória” (SC, 47).
Em cada Missa, o sacerdote diz: “Eis o mistério da fé!” A Eucaristia celebra toda a fé cristã, todo o mistério de Cristo e da Igreja. Reflitamos sobre nossa fé na Eucaristia e renovemos nossa fé nesse dom precioso deixado por Jesus Cristo à sua Igreja. O mistério da Eucaristia é inesgotável.

Participemos da Eucaristia e recebamos a comunhão, na qual Jesus nos une mais a si, ao dom de sua vida, ao Pai e como irmãos vivamos a mesma fé, na Igreja. A Eucaristia é o Sacramento da presença de Jesus Cristo e do significado salvador dessa presença entre nós. A celebração da Eucaristia torna “visível” o mistério da Igreja e de sua missão no mundo.

Na Eucaristia, Deus mesmo se faz alimento. Demos graças ao Senhor, nosso Deus! É nosso dever e nossa salvação!

Aproveitemos a festa de Corpus Christi, dia santo, para nos unirmos como cristãos e professarmos publicamente a nossa fé na presença de Cristo em nosso meio.

Venham todos! Quinta-feira, dia 30 de maio de 2013, adoração ao Santíssimo Sacramento, e, às 15h, Celebração da Missa na Catedral de Nossa Senhora da Luz, seguindo-se a procissão eucarística pelas ruas da cidade de Guarabira: “Eis o mistério da nossa Fé”!

Estudo 104 é enviado às Dioceses do Brasil



O estudo 104 “Comunidades de comunidade: uma nova paróquia” foi publicado pelas Edições CNBB, após a aprovação do texto durante a 51ª Assembleia Geral Bispos, deste ano, com o objetivo de servir de subsídio para reflexão e aprofundamento da vida paroquial. O texto aponta caminhos para ajudar as paróquias a serem verdadeiras “casas de comunhão e da vivência da Palavra”; como pede o Documento de Aparecida (DA), por “uma Igreja samaritana em estado permanente de missão”.

Na apresentação do estudo, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, destaca que “como Paulo envia com os irmãos que com ele convivem uma carta às igrejas que estão na Galícia, assim os bispos do Brasil enviam esse texto às igrejas particulares no Brasil. Dom Leonardo diz que o estudo é para ser lido e refletido, “mas também para receber as contribuições necessárias no desejo de sermos uma Igreja que testemunha Aquele que realizou a vontade do Pai” (cf. Gl 1,1-5)
Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus e presidente da Comissão para o Tema Central da 51ª AG da CNBB explica que o estudo é um convite a toda a Igreja no Brasil para repensar sua prática. “Com muita esperança, a comissão de redação permanece na expectativa de receber as contribuições, como resultado do trabalho das igrejas particulares”.

Contribuições

Os Regionais e Dioceses devem enviar as contribuições até 15 de outubro de 2013. Assim, o texto será enriquecido e submetido a apreciação dos bispos na próxima Assembleia Geral, de 30 a 09 de maio de 2014, para ser publicado como um documento. No site da CNBB foi criada uma sessão dedicada ao tema “Comunidades de comunidade: uma nova paróquia”, onde é possível encontrar artigos dos bispos, contribuições dos Regionais e Dioceses, além de indicações de leitura e metodologia de trabalho. Está disponível, também, a versão para download do estudo 104 e o e-mail para o envio das contribuições. 

Fonte: CNBB

Veja a Programação de Corpus Christi na Catedral de Nossa Senhora da Luz


A programação de Corpus Christi na Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira começa as 08h30 desta quinta-feira (30) com uma Missa presidida pelo Cura da Catedral, Pe. Adauto Tavares e animada pelo Ministério de Música Shalom do Pai. Após a Missa, os fiéis poderão participar da Adoração ao Santíssimo Sacramento, que se estenderá até às 15h.

Às 15h, o Bispo Diocesano, Dom Lucena presidirá a Missa Solene concelebrada por todos os padres das Paróquias de Guarabira. Em seguida acontecerá a tradicional Procissão de “Corpus Christi” pelas principais ruas de Guarabira


HORÁRIO DAS MISSAS E ADORAÇÃO

08h30- Santa Missa (Celebrante Pe. Adauto)


 Adoração ao Santíssimo Sacramento


HORÁRIO


LITURGIAS
10:00h às 10h:30
 Shalom do Pai, Catequistas e Crismandos
10:30 às 11:00h
 Ministros da Comunhão e Focolares
11:00h às 12:00
 EJC, VPJ e Infância Missionária
 12:00h às 13:00h
 Grupos Boa Nova e Anjos em Resgate
13:00h às 14:00h 
Apostolado da Oração, Carmelitas, Franciscanos, Mãe Rainha e EC
14:00h às 15:00h 
ECC, Bom Pastor, Pastoral Familiar e Terço dos Homens 

15:00h - Santa Missa (Presidente: Dom Lucema e Padres das Paróquias de Guarabira)
Após a Missa - Procissão com o Santíssimo Sacramento pelas principais ruas de Guarabira

Diocese de Guarabira realiza Adoração Eucarística em comunhão com o Papa Francisco



No próximo domingo, 02 de junho, às 12h, o Bispo Diocesano de Guarabira, Dom Lucena atendendo um comunicado da Santa Sé, no qual, o Papa Francisco convoca toda a Igreja para a adoração a Jesus Sacramentado irá presidir uma hora de adoração na Catedral de Nossa Senhora da Luz, juntamente com os fiéis em sincronia com o Santo Padre, que às 17h do horário de Roma estará em adoração na Basílica de São Pedro.

No último domingo, 26, durante a Missa na Catedral de Nossa Senhora da Luz, Dom Lucena fez o convite as paróquias, comunidades de fé e todo o povo de Deus para se unirem neste momento de adoração em comunhão com o Papa Francisco no Ano da Fé.

De acordo com o carta assinada pelo presidente da comissão para o Ano da Fé, dom Rino Fisichella, "deste modo, esperamos que muitos fiéis possam se unir ao mesmo tempo com seus bispos, junto de Jesus Sacramentado, e em espírito de união com o Sucessor de Pedro".

Os bispos (arqui)diocesanos no mundo inteiro receberam na última semana o comunicado da Cúria Romana convidando para a promoção do evento em suas Igrejas Locais. A iniciativa é organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização no âmbito das atividades programadas para o Ano da Fé.

A data foi escolhida por conta da celebração da Solenidade de Corpus Christi em favor de alguns países onde a primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, quando se celebra no calendário litúrgico a Solenidade, não é feriado. As procissões em honra ao Corpo do Senhor poderão anteceder ou não este momento de adoração.

Aqui no Brasil, onde Corpus Christi celebra-se no dia 30 de maio, as celebrações devem ocorrer normalmente pelas dioceses do país no feriado, realizando-se a hora de adoração no domingo como deseja o Santo Padre.


terça-feira, 28 de maio de 2013

Dom Lucena comemora 5 anos de sua nomeação episcopal


Hoje, 28, Dom Lucena comemora 5 anos de sua nomeação episcopal, tendo sido nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI, no dia 28 de maio de 2008. Aproveitamos a oportunidade para mostrar um pouco da história do terceiro Bispo da Diocese de Guarabira: Natural de Jardim do Seridó (RN) nasceu em 19 de outubro de 1963, filho de Abemor Abdias de Lucena e Maria Inês Dantas de Lucena.

Estudou no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio de Janeiro e ordenou-se sacerdote em Caicó (RN), no dia 27 de julho de 1991.

Formou-se em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico no Rio de Janeiro (RJ).

Ao ser ordenado bispo, em 17 de agosto de 2008, em Caicó (RN), era Professor de Direito Canônico na Faculdade de Teologia “Cardeal Eugênio de Araújo Sales”; Membro do Colégio dos Consultores; Membro do Conselho Presbiteral; Assistente Espiritual das Religiosas de Caicó, Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis e Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica da Diocese de Caicó.

Dom Lucena é o terceiro Bispo da Diocese de Guarabira, empossado no dia 31 de agosto de 2008, na Catedral de Nossa Senhora da Luz em Guarabira. No dia 9 de maio de 2011, durante a 46ª Assembleia Geral dos Bispos, foi eleito Secretário Geral da CNBB Regional Nordeste 2.

Como Bispo desta Igreja Particular, exerce com muita eficiência o ministério episcopal, sempre solícito em atender às necessidades pastorais e espirituais dos seus diocesanos.

Parabéns, Dom Lucena!



sábado, 25 de maio de 2013

AO PAI, POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO

Artigo


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira
Secretário da CNBB Regional Nordeste 2



Celebramos a festa da Santíssima Trindade: Deus Pai e Filho e Espírito Santo. Nosso Deus é Uno e Trino. Um só Deus e três pessoas distintas, que agem com a mesma força, intensidade e graça. Têm a mesma natureza e substância. Agem inseparavelmente, na mais perfeita unidade. Estamos diante do mistério central de nossa fé: o mistério da Santíssima Trindade.

O Pai é a fonte e origem de todas as coisas, do universo e do ser humano. Ele, no seu amor, revela e envia o Filho ao mundo como Senhor e Salvador de toda a humanidade. O Filho é gerado do Pai e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. É o Espírito da comunhão, da unidade do Pai e do Filho. Na realidade, Deus não pode ser outro que um mistério para nós na sua grandeza e, todavia, Ele se revelou. Podemos conhecê-Lo no Seu Filho e, assim também, conhecer o Pai e o Espírito Santo.

Somos convidados, neste Ano da Fé, a crescer no conhecimento e na vivência da fé. Dizer creio, ou seja, professar a fé não significa apenas repetir conteúdos da fé, mas testemunhar o que cremos, nos momentos fáceis e nas provações da vida. O mistério do amor de Deus se manifesta em nossa vida, porém, ultrapassa os limites de nossa racionalidade e do nosso sentir. Por isso, é mistério a ser acolhido e vivido na fé.

De fato, não conseguimos explicar tudo de Deus. Se assim o fizéssemos deixaríamos de ser criaturas e ocuparíamos o seu lugar. Santo Tomás de Aquino ensina que não podemos conhecer tudo de Deus não por falta de luzes, de explicações, mas, por excesso. A revelação de Deus é tão grande que ultrapassa nossa capacidade de compreender em sua totalidade, visto que Deus é infinitamente maior do que nós e seu conhecimento e bondade em muito nos ultrapassam. Deus é eterno, infinito, ilimitado e tudo pode.

A fé em Deus Uno e Trino significa conhecer a grandeza de Deus e viver em ação de graças. Tudo o que somos e temos vem dEle e tudo o que Ele nos oferece é dom gratuito de seu amor e bondade. Portanto, façamos com que tudo nos aproxime de Deus e não permitamos que nada nos desvie dEle.

A Trindade é modelo de perfeição e de comunidade. Uma comunidade perfeita, unida no amor. Celebrá-la é celebrar a própria comunidade cristã. Que nela encontremos o exemplo das virtudes a que somos chamados a viver.

Vivamos em comunidade e que o amor seja sempre mais uma realidade em nossas vidas. Na riqueza da Festa da Santíssima Trindade contribuamos com a Coleta Nacional em favor da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, evento de especial importância na vida da comunidade eclesial.

Na próxima quinta feira, 30 de maio, teremos a oportunidade de renovar nossa fé e amor a Cristo presente na Eucaristia, celebrando a solenidade de Corpus Christi. Participemos na comunidade da manifestação pública da fé na presença de Jesus no Santíssimo Sacramento.

Entre todas as criaturas, a obra-prima da Santíssima Trindade é a Virgem Maria. Ao concluirmos o mês de maio, mês de Maria, possamos progredir no amor e na comunhão, fazer de toda a nossa vida um hino de louvor ao Pai, por meio do Filho, no Espírito Santo. Amém!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Em Recife: Dom Lucena preside Missa de Abertura das Celebrações de 16 anos da morte de Frei Damião.


As celebrações dos 16 anos da morte de Frei Damião, o Apóstolo do Nordeste, iniciam-se nesta quinta-feira (23) e seguem até o domingo (26), com encerramento oficial na próxima sexta-feira (31) - data da morte do frade.  A celebração começou ontem (quinta dia 23) e seque até o próximo domingo (dia 26).

Durante os dias de evento, os fiéis participarão de diversas atividades religiosas como missas, vigílias e procissões. De acordo com frei Jociel Gomes, vice-postulador da causa de Frei Damião, a expectativa é de que cerca de 70 mil pessoas participem das solenidades.
O momento mais esperado pelos fiéis será no domingo, quando acontece a missa solene presidida pelo arcebispo de Vitória da Conquista, Bahia, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu.

Nascimento, Família e Infância

Frei Damião nasceu em Bozzano, município de Massarosa, Província de Lucca, na Itália, aos 05 de novembro de 1898. Foi o segundo dos cinco filhos do casal Félix e Maria Giannotti, camponeses italianos de sólida formação cristã e católica. O filho mais velho da família, Guilherme Giannotti, tornou-se padre diocesano e depois recebeu o título de Monsenhor, destacando-se como professor e diretor espiritual no Seminário Arquiepiscopal de Lucca-Itália. A irmã mais nova, Pia Giannotti, tornou-se freira da Congregação das Irmãs de Santa Zita (Zitinas).

No dia seguinte ao seu nascimento, foi batizado na igreja dos santos Catarina e Próspero, matriz de Bozzano, recebendo o nome de Pio Giannotti. Aos dez anos de idade, em 15 de junho de 1908, foi crismado na Catedral de Lucca, pelo Cardeal Lorenzelli.

A Vocação à vida religiosa

Depois da experiência com o Crucificado, Pio Giannotti começou a externar os primeiros sinais de sua vocação, com o desejo de consagrar-se inteiramente a Deus. Não seguiu o mesmo caminho do irmão Guilherme, que era padre diocesano, ma, tocado pelo testemunho dos filhos de São Francisco de Assis, aos 13 anos de idade, a 17 de março de 1911, ingressou no Seminário Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Aos 17 anos, em julho de 1915, emitiu os primeiros votos, recebendo o nome de Damião, Frei Damião de Bozzano, indicando sua cidade de origem.

Formação Religiosa e Intelectual

Sendo professo simples na Ordem dos Capuchinhos, Frei Damião iniciou o estudo da Filosofia. Teve, contudo, que parar por algum tempo, devido à convocação, em setembro de 1918, para o serviço militar na Primeira Guerra Mundial. Ficou acampado em Zara, uma zona de conflito. Voltando para o convento, depois do fim da guerra, Frei Damião emitiu a sua Profissão Perpétua, selando para sempre com o Senhor o compromisso de viver em castidade, em obediência e sem nada de próprio, conforme a Regra de São Francisco de Assis e as Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. No ano de 1920, iniciou estudo da sagrada Teologia. A seguir, foi enviado à Universidade Gregoriana de Roma, onde concluiu os estudos, com láurea em Direito Canônico e Teologia Dogmática. Em 05 de agosto de 1923, ele foi ordenado sacerdote na igreja do antigo Colégio São Lourenço de Bríndisi, em Roma.

Confira a programação completa:

» Quinta-feira (23/05)

19h - Missa de abertura da festa na Igreja Matriz de N. Sra. do Rosário do Pina. Presidente: Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo de Guarabira;

Procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento até o Convento São Félix.

» Sexta-feira (24/05)

Missas às 6h e 9h/ Bênçãos de São Félix/ Atendimento às Confissões

17h - Missa presidida por Dom Frei Severino Batista de França, OFMCap., bispo de Nazaré;
18h - Louvor com Padre Antônio Maria.

» Sábado (25/05)

6h e 11h– Missa
16h - Recitação do Ofício de Nossa Senhora;
17h - Missa presidida por Dom Rosalvo Cordeiro, bispo auxiliar de Fortaleza;
19h – Louvor com Pe. João Carlos, SDB.

» Domingo (26/05)

4h - Alvorada festiva/ Missa;
6h e 8h - Missa;
10h - Missa solene da Santíssima Trindade, presidida por Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista;
14h - Missa;
17h – Missa.

» Sexta-feira (31/05) - 16 anos da morte de Frei Damião

Missas às 6h, 9h, 11h e 17h;
Bênçãos de São Félix;
Atendimento às Confissões;
Coroação da imagem de Nossa Senhora;
Encerramento da festa.


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Diocese de Guarabira realiza Coleta Nacional em prol da JMJ



As paróquias e comunidades da Diocese de Guarabira realizarão nos dias 25 e 26 de maio a Coleta Nacional em prol da JMJ, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho.

A Coleta Solidária foi aprovada pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – na Assembleia Geral. É uma forma que a Igreja encontrou para a realização da Jornada.

É importante a mobilização, envolvimento, participação e motivação dos fiéis para auxiliar na realização desse grande evento de evangelização, que receberá jovens de todas as partes do mundo, num encontro com o Papa Francisco.

Sua participação é fundamental! Contribua!


Leia abaixo, a carta enviada pela CNBB ao Episcopado.


“Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28,19)

Caros irmãos no Episcopado,

Graça e Paz!

A 51ª Assembleia Geral da nossa Conferência Episcopal, em Aparecida – SP, de 10 a 19 de abril de 2013 contemplou, com especial atenção, o tema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá nos dias 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco e de milhares de Jovens do Brasil e de todo o mundo.

O Papa Bento XVI, na missa de encerramento da JMJ em Madri 2011, confiou-nos o cuidado da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, para serem levados pelos jovens às nossas igrejas particulares como um grande convite à conversão. São muito edificantes os testemunhos advindos de todos os lugares que acolheram essa peregrinação. O próximo acontecimento será a Semana Missionária que antecede imediatamente a Jornada.

Para ajudar a fazer frente às despesas das Dioceses, Prelazias, da CNBB e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, aprovamos, no dia 17 de abril de 2013 (cf. Ata nº 07), uma coleta nacional, a realizar-se em todas as missas e celebrações nos dias 25 e 26 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade. [...]

Deus lhes pague, caros irmãos, pela imprescindível colaboração.

Com afeto e gratidão,



Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida – SP
Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília – DF
Secretário Geral da CNBB

terça-feira, 21 de maio de 2013

Reunião do Conselho Episcopal Pastoral (CEP) e de Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDP)



A reunião do Conselho Episcopal Pastoral (CEP) e de Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDP) que aconteceu nos últimos dias 14 e 15, deste mês de maio, na sede do regional Nordeste 2, teve em sua pauta principal de reflexão temas como:

- Eleição do Secretário da Caritas Regional, com a participação de Pe. Jandeilson;

-Comissões Pastorais: recursos financeiros de Adveniat e da Campanha para a Evangelização

- Indicações ao CONSER: Bispos referenciais para Caritas e CEBs;

- Discussão preliminares de assuntos da reunião CEP/CDP: Tema Central e Comissões Pastorais Caridade, Justiça e Paz

Outros temas

Estiveram presentes os Bispos, Dom Genival Saraiva de França, (Palmares), Dom Manoel Delson (Campina Grande), Dom Lucena , (Guarabira), Dom Muniz (Maceió), Dom Bernardino Marchió (Caruaru), Dom Frei Magnus Henrique (Salgueiro), Dom Egidio Bisol (Afogados da Ingazeira), Dom José Luiz Ferreira Salles (Pesqueira), Dom Valério Breda, SDB (Penedo), Dom José González Alonso (Cajazeiras), Dom Aldo Di Cillo Pagotto, SS (Paraíba) e mais 22 Coordenadores






Aconteceu neste domingo a 25ª Romaria de Frei Damião e Festa Diocesana de Pentecostes



A Diocese de Guarabira e a Reitoria do Santuário de Frei Damião realizaram neste domingo (19) de maio, em Guarabira a 25ª Romaria de Frei Damião e Festa Diocesana de Pentecostes, evento que reunião milhares de fiéis devotos do capuchinho missionário do nordeste, assim como era conhecido Frei Damião.

A Romaria teve início às 14h, de frente a Catedral de Nossa Senhora da Luz, igreja mãe de todas as Igrejas do Brejo paraibano. De lá, os diversos romeiros vindos de todas as comunidades, paróquias e áreas pastorais de nossa Diocese, de outros estados e Dioceses vizinhas partiram com destino ao Memorial de Frei Damião onde foi celebrada pelo nosso Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, a Missa de dezesseis anos de saudades de Frei Damião e Solenidade de Pentecostes. A mesma foi concelebrada pelos sacerdotes pertencentes às diversas paróquias de nossa Diocese e dos frades capuchinhos que desde então estavam chegando a nossa Igreja particular do brejo para governar o memorial do Servo de Deus e frade da ordem Frei Damião do Bozzano e a Paróquia de Santo Antônio no bairro do novo.

Em sua exortação Dom Lucena, falou da alegria de ver toda Igreja diocesana reunida para celebrar Pentecostes. "O Espírito Santo gera em nós unidade, a mesma vemos aqui onde reunidos celebramos os dezesseis anos da partida de Frei Damião para casa do Pai e a Solenidade de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e os Apóstolos o mesmo acontece aqui conosco!" destacou.

Ao final da celebração o Frei Cláudio que assume o lugar do Pe. Gaspar Rafael como Reitor do Santuário de Frei Damião fez os agradecimentos em nome da ordem dos frades, falou do empenho de toda comunidade de Santo Antônio que não fechou as portas para que a bonita Festa do frade capuchinho acontecesse, a mesma que teve início com a vigília na Igreja Matriz de Santo Antônio no Bairro Novo, seguida pela caminhada luminosa e por fim, a romaria do Santo do Nordeste. Em seguida pela imposição das mãos episcopal do nosso Bispo Diocesano, todo povo recebeu a benção de Deus e a saudação final.


Henrique Florêncio
Pascom Lagoa de Dentro

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Papa Francisco acolhe Bento XVI, que volta a residir no Vaticano




Bento XVI retornou para o Vaticano após concluídas as reformas realizadas no Mosteiro, onde vai residir acompanhado da ‘Família pontifícia”, formada pelo seu Secretário particular e atual Prefeito da casa Pontifícia, Arcebispo Georg Ganswein, as 4 leigas consagradas do Instituto “Memores Domini”, além de um diácono belga. Um quarto está reservado para seu irmão Georg, também sacerdote, de 89 anos, que vive na Alemanha. Em 11 de fevereiro, Ratzinger anunciou que passaria a servir a Igreja através da oração. Foi recebido com grande e fraterna cordialidade pelo Papa Francisco, que o aguardava. Juntos, foram à capela do Mosteiro para um momento de oração. Esta foi a segunda vez que se encontraram pessoalmente, desde a eleição de Francisco. Em 23 de março passado Francisco foi até Castel Gandolfo para encontrar Bento XVI. Em numerosas ocasiões falaram-se ao telefone.


Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos



Nos dias 12 a 19 de maio de 2013, semana de preparação para a Solenidade de Pentecostes, realiza-se a SEMANA DE ORAÇÃO PARA A UNIDADE DOS CRISTÃOS, com o tema: “O que Deus exige de nós?” (Miq 6,6-8). Neste ano, temos um motivo a mais para esta celebração que ocorre no ANO DA FÉ, no jubileu dos 50 anos do Concílio Vaticano II, que dedicou à unidade dos cristãos um de seus documentos: Unitatis Redintegratio. Cristo fundou uma só Igreja. Todavia, são numerosas as comunhões cristãs que se apresentam aos homens como legítima herança de Jesus Cristo. As Paróquias, Áreas Pastorais e Comunidades Eclesiais de nossa Diocese motivem as orações pela unidade de todos os cristãos para que se realize o mandato de Jesus: “Que todos sejam um” (Jo 17,21).

Carmelo de Bananeiras tem nova Madre Priora



No dia 03 de maio de 2013, às 9h, no Carmelo Sagrado Coração de Jesus e Madre Teresa, de Bananeiras-PB, na Diocese de Guarabira, em eleição presidida pelo Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, foi eleita a nova Madre Priora a Ir. Maria do Carmo do menino Jesus, ocd.


Coleta para a JMJ



Uma Coleta, em favor da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foi decidida pelos Bispos do Brasil na recente 51ª Assembléia Geral da CNBB, e deverá ser feita em todas as dioceses, paróquias e áreas pastorais no Domingo da Santíssima Trindade, dia 26 de maio de 2013. Será um gesto de comunhão e partilha das Igrejas do Brasil para a realização da JMJ. Somos convidados a fazer um gesto generoso para ajudar a Arquidiocese do Rio de Janeiro a enfrentar os imensos encargos necessários para a realização desse evento mundial da Juventude, no qual também receberemos com alegria o Papa Francisco. Pedimos o empenho de todos para convidar o povo a apoiar de modo generoso esse evento marcante para a juventude.


sábado, 11 de maio de 2013

O Dias das Mães e das Comunicações Sociais


Artigo


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira
Secretário da CNBB Regional Nordeste 2



segundo domingo do mês de maio de 2013 é um dia especialíssimo: homenageamos as mães e celebramos o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema: “Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”.

Dado o avanço das novas tecnologias e das redes sociais, o Papa Bento XVI, hoje, o Papa Emérito, em sua mensagem enviada para este dia, em janeiro deste ano, salienta que, estes meios são uma “realidade cada vez mais importante que diz respeito à maneira como as pessoas comunicam atualmente entre si”. E ainda: “O desenvolvimento das redes sociais requer dedicação: as pessoas envolvem-se nelas para construir relações e encontrar amizade, buscar respostas para as suas questões, divertir-se, mas também para ser estimuladas intelectualmente e partilhar competências e conhecimentos. Assim as redes sociais tornam-se cada vez mais parte do próprio tecido da sociedade enquanto unem as pessoas na base destas necessidades fundamentais. Por isso, as redes sociais são alimentadas por aspirações radicadas no coração do homem”.

A comunicação é uma arte que deve gerar em seus interlocutores uma profunda e verdadeira transmissão de conhecimentos, valores, sentimentos, virtudes e ações que favoreçam a dignidade da pessoa humana em todos os níveis e dimensões. É necessário em nossa comunicação abarcar as redes sociais para comunicar o Evangelho, os valores da fé e do Reino de Deus, e usá-las da melhor maneira e de modo mais adequado os portais de verdade e de fé que estão aí á nossa disposição.

Que este Dia Mundial das Comunicações Sociais nos ajude a ver a sublime missão de todas as mães e da humanidade em comunicar vida para que “todos tenham vida e vida em abundância”. Ser mãe, comunicar vida, é dom gratuito da bondade de Deus para cada mulher, e também a possibilidade de aceitar trabalhar pelo futuro da humanidade. Uma significativa expressão da fidelidade de Deus no sacramento do matrimônio, que torna o amor de um casal fecundo e multiplicador de vida.

Homenagear as mães nesse dia nos faz recordar da importância da família humana, da figura de Maria, exemplo de mãe e educadora, e das Redes Sociais de comunicação possibilitam as mães educarem seus filhos com dignidade, na justiça, fraternidade e solidariedade. Que nenhuma mãe se esqueça de que a melhor herança que podem comunicar a seus filhos é a fé. Portanto, vejam, as mães e toda a sociedade, nas redes sociais uma oportunidade de ser portal da fé, da vida, da família, da verdade e espaço de evangelização.

Rezemos pelas mães e pelos meios de comunicação para que sejam fortalecidos e inspirados pelo amor divino nas suas realizações.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O mês de maio no ano da fé


Palavra do Bispo


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira
Secretário da CNBB Regional Nordeste 2



O mês de maio é dedicado à Virgem Maria, mulher de fé. As Igrejas, as Capelas e as comunidades eclesiais promovem louvores a Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa. Ajudam no nosso crescimento na fé e aperfeiçoam a vida cristã. As manifestações de apreço, de nossa parte, à Mãe de Jesus, alcançam, evidentemente, a seu divino Filho. A devoção mariana demonstra a nossa estima a Maria através das práticas e exercícios de piedade. As crianças vestidas como anjinhos, as novenas, as ladainhas cantadas, as procissões, as romarias, a oração do terço, o ofício mariano, a queima das flores do mês de maio, as coroações e as mais merecidas e belas homenagens feitas à Mãe de Deus. Mesmo o “mês mariano” não estando incluso no calendário oficial litúrgico, a Igreja acolhe e aproveita desta aclamação popular para evangelizar e ressaltar vários aspectos fundamentais da fé cristã católica.

Em Maria estão o modelo e as virtudes necessárias para uma vida saudável e em sintonia com seu único e verdadeiro salvador, Jesus Cristo. Temos, evidentemente, uma evangelização inculturada, arraigada na fé e nos costumes nascidos do coração humilde do nosso bom povo. O documento de Aparecida afirma que "com a inculturação da fé, a Igreja se enriquece com novas expressões e valores, manifestando e celebrando cada vez melhor o mistério de Cristo, conseguindo unir mais a fé com a vida” (DA 479).

Na devoção mariana aparece de modo claro o valor de Maria na história de salvação da humanidade, o reconhecimento do povo, a sua missão e o desejo de, imitando Maria, possamos tornar nosso coração mais parecido com o de Jesus. As virtudes como a alegria, a esperança, a fé, a caridade, a pureza, a castidade e a oração são aspectos ressaltados nas devoções marianas do mês de maio. As comunidades transmitem esses valores nas músicas, orações e homenagens realizadas, contagiando a todos com espírito nobre de humildade e de simplicidade. As famílias se aproximam ainda mais do altar do Senhor. Junto com as crianças vêm seus pais e mães, amigos e familiares homenagear Nossa Senhora.
Toda verdadeira devoção mariana deve nos levar ao encontro com Cristo e a uma nova vida de obediência à vontade de Deus. Maio, mês dedicado a Virgem Maria, pela piedade cristã, é um convite para voltarmos nosso olhar a esta Mãe querida para pedir-lhe que abra as mãos maternas em bênção de carinho sobre nossos passos.

Viver bem o mês de Maria no Ano da Fé é reforçar e renovar a fé e a confiança em Deus. E é pela fé de Maria que a aclamamos de bem-aventurada.


Programa da viagem do Papa ao Rio de Janeiro


Foi divulgada ao meio-dia de hoje, 7 de maio, no Vaticano, a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil. O Santo Padre chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff; pelo Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

No aeroporto não serão realizadas formalidades particulares e não serão pronunciados discursos. A Cerimônia de boas-vindas se realizará internamente no Palácio Guanabara. O Santo Padre se detérá por alguns minutos na Sala Presidencial do aeroporto, enquanto a Comitiva toma o seu lugar nos veículos do cortejo papal.

Papa Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas; presentes os mais altos cargos do Estado, o Corpo Diplomático e algumas centenas de convidados institucionais. Além da execução dos hinos e honras militares, os discursos da Presidente Dilma e do Santo Padre; em seguida a apresentação das duas delegações (brasileira e vaticana).

A Senhora Presidente acompanha o Santo Padre à Sala Verde do primeiro andar, onde se realizarão os encontros privados.

- breve encontro com o Governador do Estado do Rio de Janeiro e apresentação da família.

- breve encontro com o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro e apresentação da família.

O Papa deixará o Palácio Guanabara em direção ao Sumaré, onde será a sua residência durante a permanência no Rio de Janeiro.

A terça-feira, dia 23, será estritamente privada até a manhã de quarta-feira, 24 de julho.

Na quarta-feira, 24, às 8h15 o Papa deixará o Rio de Janeiro e de helicóptero irá até Aparecida onde irá venerar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebrará a Santa Missa.

O Santo Padre será acolhido pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e pelo Reitor do Santuário Padre Domingos Sávio da Silva. Papa Francisco almoçará no Seminário Bom Jesus, retornando depois ao Rio de Janeiro.

No final da tarde no Rio de Janeiro o Santo Padre visitará o Hospital São Francisco de Assis. 
O Hospital, dirigido pela Associação homônima, dedica-se seja à recuperação dos dependentes da droga e do álcool, seja na assistência médica-cirúrgica, assegurada gratuitamente aos indigentes, com cerca 500 leitos. Está previsto um discurso do Papa.

No início da noite Papa Francisco retornará ao Sumaré onde irá jantar de forma privada e onde pernoitará.

Na quinta-feira, dia 25, o Santo Padre celebrará no início da manhã a Santa Missa em privado na Residência do Sumaré.

Às 9 horas Papa Francisco deixará o Sumaré em direção ao Palácio da Cidade, onde receberá das mãos do Prefeito Paes, as chaves da cidade e irá abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e paraolímpicos.

Por volta das 10 horas deixará o Palácio da Cidade e se dirigirá à Comunidade da Varginha – Manguinhos, para uma visita. A Comunidade da Varginha faz parte de uma ampla favela "pacificada" em virtude do programa de recuperação realizado pelas Autoridades brasileiras. O Santo Padre será acolhido pelo Pároco, pelo Vice-Pároco, pelo Vigário episcopal e pela Superiora das Irmãs da Caridade. Logo em seguida se dirigirá para a pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano onde encontrará alguns membros da comunidade paroquial. Na Paróquia, após um momento de oração, será abençoado o novo altar e o Papa oferecerá um presente à comunidade. O Santo Padre se dirigirá depois ao campo de futebol, onde estará reunida a comunidade. Ao longo do percurso (cerca 100 m) visitará a casa de uma família da Comunidade. Ali o Papa fará um discurso.

Papa Francisco retornará depois ao Sumaré para o almoço em privado. Na parte da tarde às 17 horas o Santo Padre deixará movamente o Sumaré em direção da Praia de Copacabana onde terá lugar a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ. O ato está previsto na forma de Celebração da Palavra. O Papa fará um discurso e abençoará os jovens. Retornará depois ao Sumaré onde pernoitará.

Na sexta-feira de manhã, dia 26, Santa Missa em privado na Residência do Sumaré. Em seguida irá se deslocar em automóvel até à Quinta da Boa Vista onde às 10 horas irá confessar 5 jovens provenientes dos cinco continentes. Após as confissões Papa Francisco se transferirá para o Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, o qual acolhe o Santo Padre na entrada principal.

O Santo Padre irá encontrar em forma reservada cinco jovens detentos. Presentes também alguns assistentes acompanhantes dos jovens detentos. Em seguida o Santo Padre e o Arcebispo se dirigirão ao primeiro andar para visitar a Capela onde encontrará as Irmãs que trabalham na residência.

Às 12 horas o Santo Padre do balcão do Palácio rezará a oração do Angelus. Em seguida encontrará os 20 membros do Comitê Organizador e os 10 grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação. Não estão previstos discursos.
No Salão redondo no primeiro andar do Arcebispado, o Santo Padre almoçará com S.E. Dom Tempesta e com 12 jovens de várias nacionalidades: um jovem e uma moça de cada um dos continentes mais um jovem e uma moça de nacionalidade brasileira. O almoço terá a duração de cerca 1 hora. Após o almoço o Papa retornará ao Sumaré.

No final da tarde, às 17 hora retornará à Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens: o Santo Padre, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanhará do palco o desenvolvimento da Via Sacra, e ao término pronunciará a sua alocução e concluirá a oração. Depois retornará ao Sumaré onde pernoitará.

No sábado de manhã, dia 27, Papa Francisco irá à Catedral da cidade onde celebrará a Santa Missa, às 9 horas, com os bispos da JMJ, com sacerdotes, religiosos e seminaristas. Já no Teatro Municipal, às 11h30, o Santo Padre encontrará a classe dirigente do Brasil; presentes políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários, pessoas do mundo da cultura e representantes das maiores comunidades religiosas do país. O Papa fará um discurso. Na conclusão o Pontífice retornará ao Sumaré onde irá almoçar com os Cardeais do Brasil, a Presidência da CNBB, os Bispos da Região e a Comitiva papal.

No início da noite, por volta das 18h15 o Papa deixa o Sumaré em direção do Campus Fidei de Guaratiba onde será realizada a Vigília de Oração com os jovens. O encontro com os jovens terá lugar em uma área campestre denominada Campus Fidei, preparada para a ocasião pelas Autoridades locais, e que pode conter mais de dois milhões de pessoas. O encontro será na forma de uma Liturgia da Palavra, com testemunhos e perguntas de cinco jovens ao Santo Padre; respostas e discurso do Santo Padre; orações e cantos; troca de presentes e benção. Os jovens dormirão no Campus Fidei, esperando a missa do dia seguinte.

No domingo, dia 28, Papa Francisco às 8h20 deixará novamente o Sumaré em direção a Guaratiba. Durante o deslocamento, o helicóptero do Santo Padre sobrevoará a célebre estátua do Cristo Redentor que do alto do Corcovado abraça a cidade do Rio. Um cinegrafista do CTV estará abordo do helicóptero e transmitirá as imagens ao vivo através do host broadcaster. Às 10 horas terá início a Missa de Envio da JMJ Rio2013. Prevista a presença da Presidente da República. A Celebração terminará com o discurso de S.E.Card.Rylko; Angelus do Santo Padre; e anúncio da sede e do ano onde se realizará a sucessiva JMJ. Papa retornará ao Sumaré onde irá almoçar com a Comitiva papal.

Ainda no Sumaré às 16 horas o Papa encontrará o Comitê de Coordenação do CELAM, Conselho Episcopal Latino-Americano. O Comitê de coordenação do Celam é composto por cerca 45 bispos, que iniciarão as Sessões de trabalho na segunda-feira, dia 29 de julho. Depois de se despedir do pessoal da residência do Sumaré Papa Francisco se dirigirá ao Rio Centro onde encontrará cerca de 15 mil voluntários da JMJ. O Papa fará a eles um discurso.

Às 18h30 a cerimônia de despedida no aeroporto Galeão/Antonio Carlos Jobim. O Santo Padre será acolhido no Pavilhão de honra Marechal Trompowski de Almeida pela Presidente da República, Dilma Rousseff. Discurso da Senhora Presidente e do Santo Padre. O Santo Padre se despedirá da Presidente da República nas escadas do avião. A partida para Roma está prevista para às 19 horas, e a chegada a Roma, 11h30 da manhã, hora italiana. Conclusão da 1ª Viagem Apostólica Internacional de Papa Francisco.