Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Votos de Aplausos

O Bispo Diocesano recebeu os Votos de Aplausos da Câmara Municipal de Guarabira transmitidos pelo Vereador Lucas Alexandre Freire Porpino – Presidente, tendo como propositor o Vereador Severino da Costa Silva, pelo êxito e organização do Encontrão Diocesano das Famílias, ocorrido em Guarabira, no dia 28 de agosto de 2013.  A todos os que formam a augusta “Casa Osório de Aquino” nosso Voto de Louvor e gratidão. Que as famílias cultivem as práticas de fé e acompanhem o amadurecimento da fé dos filhos. A família que reza unida permanece unida. 

Mudanças na Cúria Romana

No sábado, dia 21.09.2013, o Papa Francisco fez as seguintes mudanças na Cúria Romana. O pontífice aceitou o pedido de renúncia, por limite de idade, do Cardeal Manuel Monteiro de Castro como penitenciário-mor e nomeou como seu sucessor o Cardeal Mauro Piacenza, até então prefeito da Congregação para o Clero; na Congregação para a Doutrina da Fé: confirmou como prefeito Dom Gerhard Ludwig Müller; como secretário Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer; e nomeou secretário adjunto Dom Joseph Augustine Di Noia, até então vice-presidente da Pontifícia Comissão «Ecclesia Dei»; confirmou ainda os membros e os consultores, nomeando como novo consultor Dom Giuseppe Sciacca, secretário adjunto do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica; na Congregação para a Evangelização dos Povos: confirmou como prefeito o Cardeal Fernando Filoni; como secretário Dom Savio Hon Tai-Fai; como secretário adjunto Dom Protase Rugambwa; e todos os membros e consultores do Dicastério; na Congregação para o Clero: nomeou como prefeito o arcebispo Dom Beniamino Stella, até então presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica; confirmou como secretário Dom Celso Morga Iruzubieta; e nomeou como secretário para os Seminários Dom Jorge Carlos Patrón Wong, elevando-o à dignidade de arcebispo; na Administração do Patrimônio da Sé Apostólica: nomeou delegado da Seção Ordinária o Mons. Mauro Rivella, do clero da arquidiocese de Turim. O Santo Padre nomeou núncio apostólico na Alemanha Dom Nikola Eterovic, até então secretário geral do Sínodo dos Bispos, e chamou para suceder-lhe no mesmo cargo Dom Lorenzo Baldisseri, até então secretário da Congregação para os Bispos. O Papa Francisco nomeou ainda como núncio apostólico em Serra Leoa Dom Miroslaw Adamczyk, até então núncio na Libéria e Gâmbia. Por fim, o pontífice nomeou como núncio apostólico e presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica o Mons. Giampiero Gloder, Conselheiro de Nunciatura, elevando-o a dignidade de arcebispo.

                                                                               (Fonte: Rádio Vaticano)

Simpósio sobre o Catecismo da Igreja



Participaram 150 fiéis do Símpósio sobre o Catecismo da Igreja Católica: Ano da Fé, entre o Bispo Diocesano, sacerdotes, Diáconos, religiosos(as), seminaristas, aspirantes ao diaconado permanente, catequistas e leigos(as), no Centro de Formação de Santa Fé, em Solânea/Arara-PB, no dia 20 de setembro de 2013, das 8h às 16h. O objetivo é destacar a ocorrência dos vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica – CIC (12 de outubro de 2012) e o Ano da Fé, uma vez que o Papa Bento XVI, na Carta Apostólica Porta Fidei, reafirma a importância do estudo do Catecismo para o conhecimento orgânico e sistemático dos conteúdos da fé católica. Os assessores foram o Diác. Edmar Conrado, da Arquidiocese de Natal, Ir. Anna Maria e Ir. Júlia Maria do Congregação de N. Sra. de Belém. O Catecismo da Igreja Católica é um instrumento para transmitir a fé.

CNBB divulga subsídio para Dia Nacional da Juventude 2013



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibiliza os subsídios para o Dia Nacional da Juventude, celebrado por jovens de todo o Brasil, dia 25 de outubro. Com o tema Jovem: levante-se, seja fermento!, o DNJ 2013 quer propor um caminho missionário para a juventude católica do Brasil. Grupos de jovens e pastorais da juventude organizam diversas atividades para celebrar a data. Para contribuir nesses momentos de celebração a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB lançou o subsídio de preparação. Além de roteiro para três encontros, o livro traz o histórico do DNJ e uma proposta de celebração missionária. O DNJ nasceu em 1985, tendo como tema “DNJ: construindo uma nova sociedade”. A Diocese de Guarabira antecipará a celebração do DNJ 2013 para o dia 13 de outubro de 2013, no Santuário de N. Sra. da Fátima, na Pedra da Boca juntamente com o 3º JDJ – Jornada Diocesana da Juventude.

Jornada Diocesana da Juventude


“Como seria belo se cada um de vós pudesse, ao fim do dia, dizer: Hoje realizei um gesto de amor pelos outros”.  Papa Francisco 

"60 Anos de Evangelização da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Mari"

 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Simpósio sobre o Catecismo da Igreja Católica


Nesta sexta-feira, 20 de setembro, foi realizado o Simpósio sobre o Catecismo da Igreja Católica, no Santuário Pe. Ibiapina. No Evento, contamos com a presença do Bispo Dom Lucena, do Clero, de religiosos (as), seminaristas e lideranças das diversas pastorais da Diocese.


Fotos Abaixo: 











XII Congresso Diocesano da Mãe Rainha


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Francisco volta a defender o diálogo como solução para o conflito na Síria


No final da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa recordou que todos os anos, no dia 21 de setembro, as Nações Unidas celebram o “Dia Internacional da Paz”, em vista do qual o Conselho Mundial de Igrejas convidou todos os seus membros a rezarem neste dia.
 Mais uma vez, Francisco pediu orações pelo dom da paz, de modo especial pela Síria:

“Convido os católicos de todo o mundo a unirem-se aos outros cristãos para continuar a implorar de Deus o dom da paz nos lugares mais atormentados do nosso planeta. Possa a paz, dom de Jesus, habitar sempre nos nossos corações e amparar os propósitos e as ações dos responsáveis pelas nações e de todos os homens de boa vontade. Empenhemo-nos todos a encorajar os esforços por uma solução diplomática e política dos focos de guerra que ainda preocupam. O meu pensamento vai especialmente à querida população síria, cuja tragédia humana pode ser resolvida somente com o diálogo e a negociação, no respeito da justiça e da dignidade de cada pessoa, especialmente dos mais fracos e indefesos.”

                                                                                             (Fonte: Rádio Vaticano)

Cuitegi celebra 5 anos do Terço dos Homens.


Sábado, 14 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Cuitegi, foi realizada a solene celebração em ação de graças pelos 5 anos de caminhada do Terço dos Homens. Nesse, belíssimo evento, contamos com a presença de nosso Pároco Pe. Elias Sales, seminaristas e homens do terço de diversas Paróquias da Diocese. 



Fotos abaixo: 























terça-feira, 17 de setembro de 2013

Campanha Minha Matriz


PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
COMISSÃO PARA A REFORMA DA MATRIZ



Presidente:
Mons. José Nicodemos Rodrigues de Sousa. (Administrador Paroquial)
Vice-presidente: 
Pe. José Renato Ferreira de Oliveira. (Vigário Paroquial)
Casal Coordenador:
José Arlindo Oliveira Júnior
Valdegilma Rossana Daniel Oliveira
Casal Secretário: 
 Petrônio Balbino da Silva
Marinalva dos Prazeres Balbino
Tesoureiro:
Selma da Silva
Secretária Adjunta
Evaldo Galvão
Vandermond Nascimento Gonçalves. (Engenheiro)
Conselheiros:
Pedro de Alcântara R. de Albuquerque e Verônica Barbosa de Albuquerque
José Quaresma da Silva e Rita Amélia de Lima Silva
Derivaldo Alves de Freitas e Maria da Guia Quirino de Freitas
Benedito Gonçalves de Lima e Maria das Vitórias Santos Gonçalves
Marcelo Robson Queiroz Vitorino e Maria Cristina dos Santos Queiroz Vitorino
Maria das Neves Freire da Silva

Ednaldo Targino Pereira

A Misericórdia de Deus não tem limites


Deus tem um amor grande e profundo por nós. A sua misericórdia é uma realidade bela para a nossa vida. O seu amor não falha, sempre segura a nossa mão, sustenta-nos, levanta-nos e guia-nos.
Jesus é o rosto concreto da misericórdia de Deus. Ele acolhe os pecadores e faz refeição com eles. Os fariseus e os mestres da Lei o criticam por isso. Jesus responde no capítulo 15 de Lucas, contando três parábolas da ovelha perdida, da moeda perdida e do filho pródigo, ou melhor, do pai misericordioso. Jesus contou as parábolas, para mostrar-lhes que o coração do Pai é ternura, é amor, é vida, é imenso.
A misericórdia de Deus para com os pecadores é ressaltada por Jesus. Deus é o Pai misericordioso, com o coração e os braços sempre abertos para acolher o filho que erra e quer retornar à casa. Deus é o Pastor que não desiste de encontrar a ovelha perdida. A alegria de encontrar o que estava perdido é mostrada pela festa que se segue ao encontro. Festa com os pecadores; festejo pela misericórdia de Deus, que muda a vida humana. A recusa em admitir o perdão do Pai e em aceitar o irmão retrata bem as nossas atitudes, muito diferentes do modo misericordioso do agir de Jesus e do Pai. Admitir a misericórdia de Deus ao irmão é já experimentá-la, que tem um rosto concreto: o de Jesus, de Jesus Ressuscitado.
Somos convidados a reconhecer a própria condição de ovelha perdida ou de filho pródigo. Precisamos confiar na misericórdia de Deus, caminhar com confiança rumo à casa do pai misericordioso, que vem ao nosso encontro com os braços abertos, alegrando-se conosco. Não percamos a confiança na paciente misericórdia de Deus. Ele não é impaciente como nós, que muitas vezes queremos tudo imediatamente. Deus é paciente conosco, porque nos ama; e quem ama compreende, espera, dá confiança, não abandona, sabe perdoar.
Deus sempre espera por nós, mesmo quando nos afastamos. Ele nunca está longe e, se voltarmos para Ele, está pronto para acolher-nos e abrarçar-nos. Não tem palavra de censura: abraça-nos. Deus sempre espera por nós, não se cansa. Então, a paciência de Deus deve encontrar em nós a coragem de regressar a Ele, qualquer que seja o erro, qualquer que seja o pecado na nossa vida. Jesus não veio para os justos, mas para os pecadores. Ele veio por nós, pecadores. Por isso, deixemo-nos guiar pela misericórdia de Jesus! Façamos festa e recordemo-nos da nossa salvação!
Acolhamos em Jesus a misericórdia incansável de Deus para conosco, um Deus que não sossega até nos encontrar, e sejamos misericordiosos para com os outros. É triste quando experimentamos que somos pecadores, experimentamos a bondade acolhedora de Deus para com nossos pecados e, depois, somos duros, insensíveis e exigentes em relação aos irmãos. Que o Senhor nos dê um coração como o coração de Cristo, imagem do coração do Pai, capaz de acolher o perdão e a misericórdia de Deus e transbordar esse perdão e essa misericórdia para com os outros. Enfim, deixemo-nos envolver pela misericórdia de Deus. Ela não tem limites, se nos voltarmos a Ele com um coração sincero e arrependido.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

Simpósio sobre o Catecismo da Igreja Católica: Ano da Fé





Simpósio – Guarabira
Ano da Fé

20 de setembro de 2013

Catecismo: “O Catecismo da Igreja Católica instrumento para transmitir a fé” (porta da Fé)
Assessores: Diácono Edmar Conrado, responsável pela Iniciação Cristã – Arquidiocese de Natal
Irmã Anna Maria do Espírito Santo e Irmã Júlia Maria do Espírito Santo – Congregação de Nossa Senhora de Belém
Subsídios: Bíblia, Catecismo da Igreja Católica e etc;

PROGRAMAÇÃO
08h00 – Café
08h30 – Oração inicial / Palavra de Abertura – Dom Lucena / Acolhida
09h00 – I Reflexão – O Catecismo da Igreja Católica: Memória e Atualidade – Diácono Edmar
10h00 – Trabalho em Grupo
10h20 – Animação
10h30 – II Reflexão – O Catecismo na Ação Evangelizadora da Igreja – Ir. Anna Maria
11h30 – Trabalho em Grupo
12h00 – Oração / Almoço
14h00 – Animação / Plenário
14h30 – III Reflexão – Catecismo: Instrumento para a transmissão da fé, Viver e Orar / Crer e Celebrar – Irmã Anna Maria e Diácono Edmar
15h30 – Reflexão Individual
Oração Final / Benção Final
16h00 – Encerramento / Lanche / Saída

“A SEMENTE DA FÉ NÃO EXIGE MENOS CULTIVO DO QUE AS OUTRAS SEMENTES.”,

(Me. Ma Helena Cavalcante)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013