Páginas

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Igrejas na Diocese de Guarabira tocarão os sinos no dia da canonização do Beato Anchieta


O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convoca todas as Igrejas do país para que toquem os sinos, no dia 2 de abril, às 9 horas da manhã, por ocasião da canonização do Beato José de Anchieta. Em carta, enviada aos Bispos, o Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, explica que será um “gesto de alegria, gratidão e comunhão por estar inscrito entre os santos, o Apóstolo do Brasil”. Durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá em Aparecida (SP), será celebrada missa em ação de graças pela canonização do beato, no dia 4 de maio, às 8h, no Santuário Nacional.
O Bispo Diocesano de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, convoca o clero, os religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, seminaristas, leigos e leigas, para acolherem a canonização com manifestações de “alegria e ação de graças a Deus”, tocando os sinos, todos juntos, no dia 02 de abril, às 9 horas da manhã, por três minutos, ao menos. As Celebrações Eucarísticas do dia 02 de abril nas Paróquias e Áreas Pastorais sejam de especial louvor a Deus pela canonização do Pe. Anchieta.
O padre José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534, nas ilhas Canárias, Espanha. A sua missão  no Brasil começou em 1553, quando, ainda noviço, aos 19 anos, desembarcou em Salvador (BA) para trabalhar com Padre Manuel da Nóbrega e outros missionários. Morreu em 9 de junho de 1597, em Reritiba, cidade fundada por ele no Espírito Santo que futuramente recebeu o nome de Anchieta. O título de “Apóstolo do Brasil” foi dado pelo prelado do Rio de Janeiro, Dom Bartolomeu Simões Pereira, durante a homilia do funeral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário