Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

Dia Mundial das Comunicações Sociais

O ser humano tem uma capacidade incrível de comunicar-se. Através da comunicação podemos encontrar outras pessoas, expressar nossos pensamentos e buscar novos horizontes. A comunicação exige a capacidade de saber dialogar com as verdades do outro. Isso requer respeito, honestidade e abertura para aprender uns com os outros.
Neste domingo, 1º de junho de 2014, solenidade da Ascensão do Senhor, é celebrado o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais.  A mensagem do Papa Francisco, para este dia, tem como tema “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. O principal desafio das redes digitais é promover um autêntico encontro de pessoas com pessoas. Num mundo cada vez mais conectado e em rede, as pessoas estejam mais próximas uma das outras e seja construído um mundo mais justo. É importante promover atitudes que possibilitem e preparem autênticos encontros pessoais. O encontro com quem está caído ao longo da estrada (Pastoral de Saída) é o acolhimento de quem procura entrar sem necessidade de bater à porta ou tocar a campainha.
As redes digitais oferecem novos areópagos e periferias, sem distâncias ou horários de atendimento, em que cabem tanto os verdadeiros como os falsos comunicadores.
É necessária uma comunicação que supere a imensa distância, que, apesar, dos meios de comunicação, ainda isola as pessoas. Não esqueçamos o perigo que corremos com a rapidez das comunicações. Essa velocidade desenfreada muitas vezes impede a reflexão, o discernimento e uma equilibrada comunicação de si mesmo.
Atualmente, as novas ferramentas tecnológicas estão desenvolvendo uma nova cultura. Neste cenário, somos chamados a redescobrir, no encontro pessoal e também através dos meios de comunicação social, a beleza de tudo o que está na base do nosso caminho, da nossa vida, da nossa fé e do nosso encontro com Cristo.
Abraçar, hoje, os desafios de sermos autênticas testemunhas dos valores nos quais acreditamos: a nossa identidade cristã e a nossa experiência cultural favoreçam o encontro pessoal e que ninguém se sinta excluído. Que os meios de comunicação e as redes sociais possam ajudar a nos sentirmos mais próximos uns dos outros e não isolados socialmente.
Agradecemos a todos os comunicadores dedicados, abertos e atentos a uma comunicação que esteja a serviço de uma autêntica cultura do encontro. Valorizemos os meios de comunicação social e preparemos Pentecostes com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que neste ano tem como tema “Acaso Cristo está dividido?”, extraído da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 1,1-17).   Somos convidados a superar as divisões, orando pela unidade dos cristãos, segundo o desejo do próprio Jesus: “Que todos sejam um!” (Jo 17,21).
Sejamos bons comunicadores da bondade e do amor misericordioso de Deus.


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário