Páginas

sábado, 29 de março de 2014

Retiro Anual do Clero Diocesano de Guarabira



De 24 a 28 de março de 2014, em Lagoa Seca-PB, aconteceu o retiro anual do clero Diocesano de Guarabira, que teve como pregador Dom Edson Tasquetto Damian – Bispo Diocesano de São Gabriel da Cachoeira – AM. 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Seminário sobre a Pastoral Familiar no Ano da Família



No dia 21 de março de 2014, em Santa Fé, Solânea-PB, das 7h30 às 16h, a Diocese de Guarabira realizou um SEMINÁRIO SOBRE A PASTORAL FAMILIAR, que teve a assessoria do Pe. Rafael Fornasier, da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB nacional. O Seminário foi uma das atividades do II Plano Pastoral da Diocese de Guarabira (2012-2015), neste ANO DA FAMÍLIA. O assessor abordou a Pastoral Familiar como uma pastoral orgânica, ampla e abrangente. Em seguida, apresentou toda sua organização no Brasil, sua finalidade, métodos de trabalho, Guia da Pastoral, como organizá-la na paróquia, a Equipe Paroquial, os Setores e temas diversos. Participaram mais de 150 pessoas: Dom Lucena – Bispo Diocesano, Padres, Diáconos, Religiosos(as), seminaristas, aspirantes ao diaconado permanente e casais das 31 Paróquias e Áreas Pastorais. “A família hoje é desprezada, é maltratada, e o que nos é pedido é reconhecer como é belo, verdadeiro e bom formar uma família, ser família hoje; quanto é indispensável para a vida do mundo, para o futuro da humanidade. É pedido a nós colocar em evidência o luminoso plano de Deus sobre família e ajudar os esposos a vivê-lo com alegria em sua existência, acompanhando-os em tantas dificuldades, com uma pastoral inteligente, corajosa e cheia de amor”, disse o Papa Francisco.









domingo, 23 de março de 2014

Padre Anchieta será proclamado santo em 2 de abril


A Rádio Vaticano informou ontem, 21, que o papa Francisco celebrará, em 24 de abril, uma missa na igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma, em ação de graças pela canonização do Beato José de Anchieta. Durante sua vida, o religioso teve intensa atuação na evangelização no Brasil, passando por diversas cidades. O decreto que tornará santo Padre Anchieta será assinado pelo papa Francisco no dia 2 de abril. A beatificação de Anchieta foi feita pelo papa João Paulo II em 1980.
Também no dia 2 de abril, o papa Francisco vai assinar decretos de canonização de dois beatos franceses que promoveram a evangelização no Canadá: François de Montmorency-Laval e Maria da Encarnação Guyart.
Em São Paulo, haverá repicar dos sinos pela canonização do padre Anchieta, às 14h, em todas as igrejas da arquidiocese. No dia 6 de abril, às 11 horas, haverá uma missa em ação de graças, na Catedral da Sé. A missa será transmitida ao vivo pela TV Cultura e TVs de inspiração católica. 
O Beato Pe. Anchieta nasceu em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha). O jovem jesuíta desembarcou em solo brasileiro em julho de 1553, onde fundou, junto com o Padre Manoel da Nóbrega, um colégio em Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo. No decorrer de sua vida, o padre passou por São Paulo, Espírito Santo e Bahia propagando os ensinamentos do Evangelho. Faleceu na cidade de Reritiba (atual Anchieta no Estado do Espírito Santo) em 9 de junho de 1597.


Sessão na Câmara Municipal de Guarabira debate Campanha da Fraternidade

A Câmara de Municipal de Guarabira(PB) realizou, na quinta-feira, dia 20 de março de 2014, às 16h30, na “Casa Osório de Aquino”,  a Sessão Especial de propositura do Vereador Beto Meireles (Foto: Pe. Adauto, Dom Lucena e o Vereador Beto Meireles), que discutiu a Campanha da Fraternidade (CF-2014), que tem como tema: “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” Gl 5,1).  A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que o tráfico humano renda, aproximadamente, 32 bilhões de dólares anuais. As principais modalidades do tráfico são para a exploração do trabalho, a exploração sexual, a extração de órgãos e a adoção ilegal. O tráfico humano é um crime organizado, com rotas e de modo silencioso. O meio mais comum do tráfico humano é o aliciamento. A pessoa é abordada com uma oferta de trabalho irrecusável, que lhe promete melhorar a vida. As vítimas são pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A CF contribui com a sociedade em geral na identificação de práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana; na promoção de ações preventivas e de resgate a cidadania das pessoas.  

O Presidente da Câmara, Saulo Fernandes dos Santos, convidou autoridades e o povo em geral. Estiveram presentes: Vereadores, Dom Lucena – Bispo Diocesano de Guarabira, Pe. Adauto, Pe, Marinaldo, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Rotary Club, Conselho Tutelar, Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD), Associação Guarabirense de Imprensa (AGI), assesorias do Deputado Federal Luiz Couto e do Deputado Estadual Raniery Paulino, Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Religiosas, Pastorais, Colégio da Luz e outras entidades e pessoas diversas. “O tráfico humano é uma das questões sosiais mais graves da atualidade”, disse o Papa Francisco.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Seminário sobre a Pastoral Familiar

Nesta sexta-feira, 21 de março, será realizado no Centro de Formação de Santa Fé, em Solânea / Arara-PB, o Seminário sobre a Pastoral Familiar, assessorado pelo Pe. Rafael Fornasier, da Comissão Vida e Família da CNBB, que ressaltará a importância da referida Pastoral nas Paróquias, bem como os desafios e os passos para sua implantação. 

Bênção das Sementes na Paróquia São Sebastião, em Pilõezinhos

No dia 19, a Paróquia São Sebastião, de Peõezinhos, juntamente com o Sindicato de Trabalhadores Rurais, festejam o dia de São José com a Celebração da Santa Missa. Na ocasião, foram abençoadas e distribuídas algumas sementes aos agricultores para o plantio das mesmas. Para o agricultor, o dia de São José é de grande importância, sobretudo a expectativa que se firma para o bom êxito agrícola, sob a intercessão do Santo.





 

Festa de São José

Na última quarta-feira, (19), Dom Lucena presidiu a Missa da Solenidade de São José, esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, no Santuário Pe. Ibiapina e na Comunidade São José, em Alagoa Grande-PB. Solenidade de grande devoção nas Comunidades da nossa Diocese. 







terça-feira, 18 de março de 2014

Seminário Diocesano sobre a Pastoral Familiar

No próximo dia 21 de março de 2014, a partir das 7h30 às 16h, acontecerá o Seminário Diocesano sobre a Pastoral Familiar, em Santa Fé – Arara-PB, sob a coordenação do Pe. Rafael Fornasier, da comissão Vida e Família da CNBB. O Seminário é direcionado aos Padres, Religiosos (as) e Agentes de Pastoral, a fim de que tomem conhecimento da caminhada da referida Pastoral.

sexta-feira, 14 de março de 2014

O tráfico humano é uma vergonha


            O tempo da Quaresma é o tempo forte à conversão e à mudança de vida. Para nós, no Brasil, temos a Campanha da Fraternidade, refletindo sobre o tema: “Fraternidade e tráfico humano” e sobre o lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Ela lança sementes para a construção de uma sociedade fraterna e solidária.

Aos poucos, vai se mostrando a realidade cruel e vergonhosa do comércio de seres humanos para as mais diversas finalidades, como o trabalho escravo, o entretenimento, a exploração sexual, a adoção ilegal, a comercialização de órgãos, entre outras. As vítimas, geralmente, são atraídas por promessas de trabalho e emprego, boas condições de vida em outras cidades ou países. Pessoas que buscam sair de situações difíceis para encontrar um pouco de serenidade e de paz; um lugar melhor para si e para as suas famílias, mas não encontram compreensão, acolhida, solidariedade!

            Desde tempos remotos, o tráfico de pessoas foi praticado amplamente e até aceito, geralmente, em vista do trabalho escravo. O Brasil conviveu por séculos com a escravidão de índios e africanos; estes últimos eram adquiridos, traficados e comercializados como “coisa” num mercado vergonhoso, mas florescente. Foram necessários séculos para que a escravidão fosse formalmente proibida.

Mas o problema existe atualmente de forma vergonhosa. A forma contemporânea de escravidão é bem mais difundida e grave do que se pode imaginar e está sendo favorecida pela globalização das atividades econômicas ilegais e clandestinas. Hoje, como no passado, essa atividade criminosa envolve organizações e redes nacionais e internacionais, com altos ganhos.

O tráfico humano envolve o crime organizado, com uma complexa estrutura que relaciona meios e fins para facilitar suas atividades; há aliciadores, fornecedores de documentos falsos e de assistência jurídica, transportadores e lavagem de dinheiro. Há rotas nacionais e transnacionais de tráfico de pessoas. No Brasil, a Região Amazônica apresenta o maior número dessas rotas, seguida pelo Nordeste.

Um crime invisível e silencioso, seu enfrentamento é difícil; as vítimas geralmente não denunciam, uma vez que elas passam a viver em situação de risco e de constrangimento. Além da vulnerabilidade social e econômica, elas têm sua dignidade degradada.

Como enfrentar esse câncer social? Em 1999, a ONU realizou a Convenção de Palermo, contra o crime organizado transnacional, e seus protocolos estão em vigor desde 2003, definindo o tráfico humano como “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo-se à ameaça ou ao uso da força, ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade, para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outras para fins de exploração”. O Brasil adotou essa Convenção em 2004; desde 2008 tem o seu próprio Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Há numerosas iniciativas de organizações da sociedade civil que se dedicam ao enfrentamento do tráfico de pessoas. A Igreja Católica também tem suas pastorais voltadas para essa problemática.

Ninguém quer ser vendido, mas se deixa iludir por promessas falsas. Eis uma boa ocasião para uma tomada de consciência mais ampla sobre as dimensões e a gravidade do problema e para suscitar iniciativas e decisões para enfrentar esse vergonhoso câncer social em nosso País. Não sejamos indiferentes com a exploração da pobreza dos outros. Cristo nos libertou!


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
(Bispo Diocesano de Guarabira)
 

quinta-feira, 13 de março de 2014

Aniversário: Papa Francisco ganha álbum no site do Vaticano

 
Para assinalar o primeiro aniversário de pontificado do Papa argentino, que se celebra esta quinta-feira, dia 13 de março, o Vaticano publicou um álbum digital com 36 fotos e citações de Francisco. 

A publicação tem como título ‘Queremos ser santos? Sim ou não?’, pergunta feita pelo Papa aos peregrinos durante a oração do Angelus do último dia 16 de fevereiro. Dentre as frases do álbum, constam: “Nunca sejam homens e mulheres tristes: um cristão não o pode ser jamais!”; e “Não tenham medo dos fracassos, não tenham medo das quedas. Na arte de caminhar, o que importa não é tanto não cair, mas principalmente, não 'ficar caído': levantar-se depressa, logo, e continuar a caminhar”.

Jorge Mario Bergoglio, 77, foi eleito como sucessor de Bento XVI em 13 de março de 2013, no conclave que sucedeu a renúncia de Bento XVI.

Em doze meses, o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e o primeiro sul-americano visitou o Brasil (Rio de Janeiro e Aparecida) e realizou três viagens à Itália, incluindo uma à ilha de Lampedusa.

Entre os principais documentos do atual pontificado estão a encíclica ‘Lumen Fidei’ (A luz da Fé), que recolhe reflexões de Bento XVI, e a exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho). Francisco também convocou um Sínodo sobre a Família que terá duas sessões: uma extraordinária em 2014 e outra ordinária, em outubro de 2015.

O Pontífice criou uma Secretaria para a Economia e um Conselho de Cardeais, com membros dos cinco continentes, para o aconselharem no Governo da Igreja e na reforma da ‘Constituição’ do Vaticano, aprovando nova legislação para regular a atividade financeira da Santa Sé.

Conheça o álbum, na página www.vatican.va.

Divulgada a data oficial da JMJ2016 Cracóvia


De 26 a 31 de julho de 2016: é esta a data oficial da Jornada Mundial da Juventude que se realizará em Cracóvia. De 20 a 25 de julho, por sua vez, acontecem “As jornadas nas Dioceses”. É o que foi publicado no site oficial da JMJ polonesa (www.krakow2016.com) que traz também um programa em suas linhas gerais. 

Na terça-feira, 26 de julho, será realizada a cerimônia de abertura, o Festival da juventude. De quarta-feira, 27, a sexta-feira, 29 de julho, as catequeses. Na quinta-feira, dia 28, está prevista a acolhida do Papa, e na sexta-feira à noite (29), haverá a Via Sacra. 

Pastoral Carcerária


Quinta-feira (13), a partir das 15h, acontecerá visitas aos Presídios de Guarabira, com a participação dos Agentes de Pastoral Carcerária que desenvolvem semanalmente esse trabalho. Hoje com a participação ampliada dos ex-alunos da Escola  Missionária e COMIDI.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Pastoral da Saúde

Foi realizado na Cúria Diocesana,a primeira reunião do ano 2014, para retomar a caminhada da Pastoral da Saúde.  Na ocasião foi escolhido o Coordenador Diocesano, Genilsom Guedes de Paula.

domingo, 9 de março de 2014

Encontro com os GDs do EJC da Diocese de Guarabira

Sábado 08 de março de 2014, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Alagoa Grande-PB, um encontro com os GDs do EJC da Diocese de Guarabira. Neste encontro, contamos com a participação de 25 GDs, provindos das diversas paroquias da Diocese. O encontro foi assessorado pelo Dirigente Espiritual Diocesano Pe. Miguel, que teve como ponto de discursão a escolha da Coordenação Diocesana e Regional. 











quinta-feira, 6 de março de 2014

Vias Sacras no Memorial Frei Damião

Programação:

Paróquias responsáveis pelas Vias Sacras:

07/03 – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

14/03 – Área Pastoral Jesus Ressuscitado

21/03 – Paróquia Santíssima Trindade

28/03 – Paróquia Nossa Senhora da Luz – Catedral

04/04 – Paróquia Santo Antônio
11/04 – Procissão do Encontro, com a participação de todas as Paróquias e Área Pastoral de Guarabira.   
 
"É para liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5,1)

Mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2014


Queridos brasileiros,
Sempre lembrado do coração grande e da acolhida calorosa com que me estenderam os braços na visita de fins de julho passado, peço agora licença para ser companheiro em seu caminho quaresmal, que se inicia no dia 5 de março, falando-lhes da Campanha da Fraternidade que lhes recordo a vitória da Páscoa: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gal 5,1). Com a sua Paixão, Morte e Ressurreição, Jesus Cristo libertou a humanidade das amarras da morte e do pecado. Durante os próximos quarenta dias, procuraremos conscientizar-nos mais e mais da misericórdia infinita que Deus usou para conosco e logo nos pediu para fazê-la transbordar para os outros, sobretudo aqueles que mais sofrem. Neste sentido, visando mobilizar os cristãos e pessoas de boa vontade da sociedade brasileira para uma chaga social qual é o tráfico de seres humanos, os nossos irmãos bispos do Brasil lhes propõe este ano o tema “Fraternidade e Tráfico Humano”.
Não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pense-se em adoções de criança para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz, etc. Isso é tráfico humano!
Queridos brasileiros, tenhamos a certeza: Eu só ofendo a dignidade humana do outro, porque antes vendi a minha. A troco de quê? De poder, de fama, de bens materiais... E isso – pasmem!  A troco da minha dignidade de filho e filha de Deus, resgatada a preço do sangue de Cristo na Cruz e garantida pelo Espírito Santo que clama dentro de nós: “Abbá, Pai!”(cf. Gal 4,6). A dignidade humana é igual em todo o ser humano: quando piso-a no outro, estou pisando a minha. Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! No ano passado, quando estive junto de vocês afirmei que o povo brasileiro dava uma grande lição de solidariedade; certo disso, faço votos de que os cristãos e as pessoas de boa vontade possam comprometer-se para que mais nenhum homem ou mulher, jovem ou criança, seja vítima do tráfico humano! E a base mais eficaz para restabelecer a dignidade humana é anunciar o Evangelho de Cristo nos campos e nas cidades, pois Jesus quer derramar por todo o lado vida em abundância (cf. Evangelii gaudium, 75).
Com estes auspícios, invoco a proteção do Altíssimo sobre todos os brasileiros, para que a vida nova em Cristo lhes alcance, na mais perfeita liberdade dos filhos de Deus (cf. Rm 8, 21), despertando em cada coração sentimentos de ternura e compaixão por seu irmão e irmã necessitados de liberdade, enquanto de bom grado lhes envio uma propiciadora Bênção Apostólica.

Quaresma: tempo de conversão ao amor de Deus e ao amor do próximo – o Papa na audiência geral de Quarta-Feira de Cinzas


Na audiência geral desta quarta-feira o Papa Francisco dirigiu uma mensagem aos peregrinos presentes na Praça de S. Pedro sobre o novo tempo litúrgico que se inicia, a Quaresma:
“No tempo da Quaresma, a Igreja faz-nos dois importantes convites: tomar consciência mais viva da obra redentora de Cristo, e a viver com mais empenho o nosso Batismo.”
A consideração por tudo quanto Jesus fez pela nossa salvação cria em nós a gratidão – continuou o Santo Padre - e a forma de agradecer o imenso amor de Jesus, que Se deixou crucificar por nós, é a nossa conversão: é darmo-nos a Ele, amando os nossos irmãos. Contudo, para nos convertermos e amarmos os irmãos não podemos nos habituar à violência – afirmou o Papa – aos irmãos que dormem nas ruas, aos refugiados à procura de liberdade e dignidade. Uma sociedade onde os pais já não ensinam os filhos a rezar e a fazer o sinal da cruz. O Papa Francisco perguntou-o diretamente a todos os presentes:
“Os vossos filhos e os vossos netos sabem fazer o sinal da Cruz? - pensai no vosso coração - e sabem rezar o Pai-Nosso e a Ave Maria?”
É por todas estas interrogações e inquietações que a Quaresma é importante:
“Por isto a Quaresma é o momento favorável para nos convertermos ao amor do próximo: uma amor, que saiba fazer própria, a atitude de gratuidade e de misericórdia do Senhor ‘que Se fez pobre por nós para nos enriquecer com a sua pobreza’”.
Desta forma – concluiu ao Papa - somos chamados a viver profundamente o nosso Batismo com uma viragem, uma conversão que nos faça sair da resignação e habituação ao mal em nós e ao nosso redor.

“Neste caminho, queremos invocar com particular confiança a proteção e ajuda da Virgem Maria: que seja Ela, primeira crente em Cristo, a acompanhar-nos nos dias de oração intensa e de penitência, para chegar e celebrar, purificados e renovados no espírito, o grande mistério da Páscoa do seu Filho.”

terça-feira, 4 de março de 2014

Missas de quarta-feira de Cinzas na Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira.


Horários:
8h30 – Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Lucena
16h – Missa na comunidade Sagrada Família – Bairro do Juá
19h – Missa presidida por Pe. Adauto Tavares

sábado, 1 de março de 2014

O CARNAVAL


            Os festejos populares são elementos valiosos na convivência humana. Infelizmente, o Carnaval perdeu muito a tranqüilidade de uma diversão sadia.

            Ao que parece, para muitos, o carnaval (“carne vale”) se contrapõe à festa do espírito, da pessoa humana. A liberdade, dom precioso dado ao ser humano pelo seu Criador, não é respeitada, nem valorizada, mas desvalorizada. É a busca de uma alegria sem Deus que termina na quarta-feira como verdadeira cinza do tempo que passou.

O mundo não pode afastar-se de seu Criador. Para aqueles que acreditam em Deus é preciso seguir fielmente os ensinamentos de seu Filho Jesus, empenhando-se cada vez mais na luta pela fraternidade.

Diante dos males do mundo sem Deus, das violências, dos tráficos e da devassidão nesses dias de folia, os cristãos mais conscientes preferem se retirar do tumulto e se entregar ao recolhimento e à oração. É o que se chama “retiro ou encontro de Carnaval”, aconselhável para quem quer se afastar do barulho e se dedicar um pouco a refletir no único necessário, a salvação eterna. É tempo de se pensar em Deus, na própria alma, na missão de cada um, na necessidade de estar bem com Deus e com a própria consciência.

O Apóstolo São Paulo adverte: “Não vos conformeis com este mundo” (Rm 12,2); “Já vos disse muitas vezes, e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, a glória deles está no que é vergonhoso, apreciam só as coisas terrenas” (Fl 3,18-19); “Os que se servem deste mundo, não se detenham nele, pois a figura deste mundo passa” (cf. 1Cor 7,31).

Iniciemos a Quaresma - tempo de conversão e de retomada de nossa vida batismal - na Quarta-feira de Cinzas, participando da Eucaristia e praticando a penitência, através de jejum e da abstinência (não comer carne).

As cinzas são um sinal já existente no Antigo Testamento que significa o arrependimento pelo mal cometido e o desejo de mudança. Elas são feitas pela queima dos ramos bentos na Semana Santa do ano anterior. Recordam-nos, portanto, a necessidade de conversão para testemunharmos Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossa vida.

Neste tempo de verdadeira conversão: o jejum, a oração e a esmola sejam sinais de uma mudança interior e não apenas de formalidades a serem cumpridas. É importante entrar neste tempo de conversão e penitência com o coração livre. “Convertei-vos e crede no Evangelho”, eis o tempo favorável! Outro sinal importante neste tempo é a confissão. Além do mais, a Quaresma é acompanhada, no Brasil, pela Campanha da Fraternidade, anunciando e denunciando que a pessoa humana não é mercadoria.

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, 40 dias de preparação para a Páscoa, de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As Cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer; que somos pó e que ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3,19), para que nosso corpo seja refeito por Deus, de maneira gloriosa, para não mais perecer.

Passemos este tempo de carnaval na tranquilidade do lar, num lugar calmo ou participando de algum retiro ou encontro espiritual. Bom descanso e recolhimento para todos! Na quarta-feira nos encontraremos na Missa e no recebimento das cinzas sobre as cabeças, em sinal de penitência. Que o Senhor nos ajude a vivermos um carnaval decente e uma Santa Quaresma!


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)