Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

Dia Mundial das Comunicações Sociais

O ser humano tem uma capacidade incrível de comunicar-se. Através da comunicação podemos encontrar outras pessoas, expressar nossos pensamentos e buscar novos horizontes. A comunicação exige a capacidade de saber dialogar com as verdades do outro. Isso requer respeito, honestidade e abertura para aprender uns com os outros.
Neste domingo, 1º de junho de 2014, solenidade da Ascensão do Senhor, é celebrado o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais.  A mensagem do Papa Francisco, para este dia, tem como tema “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. O principal desafio das redes digitais é promover um autêntico encontro de pessoas com pessoas. Num mundo cada vez mais conectado e em rede, as pessoas estejam mais próximas uma das outras e seja construído um mundo mais justo. É importante promover atitudes que possibilitem e preparem autênticos encontros pessoais. O encontro com quem está caído ao longo da estrada (Pastoral de Saída) é o acolhimento de quem procura entrar sem necessidade de bater à porta ou tocar a campainha.
As redes digitais oferecem novos areópagos e periferias, sem distâncias ou horários de atendimento, em que cabem tanto os verdadeiros como os falsos comunicadores.
É necessária uma comunicação que supere a imensa distância, que, apesar, dos meios de comunicação, ainda isola as pessoas. Não esqueçamos o perigo que corremos com a rapidez das comunicações. Essa velocidade desenfreada muitas vezes impede a reflexão, o discernimento e uma equilibrada comunicação de si mesmo.
Atualmente, as novas ferramentas tecnológicas estão desenvolvendo uma nova cultura. Neste cenário, somos chamados a redescobrir, no encontro pessoal e também através dos meios de comunicação social, a beleza de tudo o que está na base do nosso caminho, da nossa vida, da nossa fé e do nosso encontro com Cristo.
Abraçar, hoje, os desafios de sermos autênticas testemunhas dos valores nos quais acreditamos: a nossa identidade cristã e a nossa experiência cultural favoreçam o encontro pessoal e que ninguém se sinta excluído. Que os meios de comunicação e as redes sociais possam ajudar a nos sentirmos mais próximos uns dos outros e não isolados socialmente.
Agradecemos a todos os comunicadores dedicados, abertos e atentos a uma comunicação que esteja a serviço de uma autêntica cultura do encontro. Valorizemos os meios de comunicação social e preparemos Pentecostes com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que neste ano tem como tema “Acaso Cristo está dividido?”, extraído da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 1,1-17).   Somos convidados a superar as divisões, orando pela unidade dos cristãos, segundo o desejo do próprio Jesus: “Que todos sejam um!” (Jo 17,21).
Sejamos bons comunicadores da bondade e do amor misericordioso de Deus.


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dedicação do novo altar na Paróquia de São Sebastião em Lagoa de Dentro

Na manhã desta sexta-feira (30) paroquianos, grupos, movimentos, pastorais, serviços e autoridades cíveis, reuniram na Igreja Matriz de Lagoa de Dentro, para celebrar com gratidão e júbilo o 4° aniversário da Paróquia de São Sebastião. Foi uma manhã histórica para todo povo de Deus, presente na Celebração Eucarística, que foi presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena e concelebrada pelo Mons. José André (Pároco local e membro consagrado Doce Mãe de Deus).

Em sua saudação inicial, Dom Lucena, falou da alegria de estar novamente visitando a paróquia e do contentamento do seu coração em poder abençoar e consagrar o novo altar da Igreja Matriz. Ele acrescentou "a natureza nos prestigiou com um lindo sol, que veio alegrar ainda mais este dia".

“O altar é consagrado e dedicado a Deus. Pertence a Ele, por isso é sagrado. Ele representa pela consagração o próprio Cristo - cabeça da Igreja. O altar é propriedade do Senhor, é destinado a Ele.” Assim lembrou o bispo.

Após a profissão de fé, o canto da Ladainha foi entoado como prece de dedicação do altar. Em seguida, o bispo ungiu o novo altar com o óleo crismal e colocou em um nicho já preparado no meio do novo altar fragmentos (relíquias) retirados da lápide mortuária de São Sebastião em Roma/Itália. Depois disso, todo o altar foi incensado, como também, o bispo e o povo.

O altar foi então revestido com a toalha e ascenderam-se as luzes do presbitério. Juntamente com as velas, o Cristo ressuscitado que passa a compor o novo presbitério também fora iluminado, provocando grande emoção a todos.

A celebração seguiu com a Liturgia Eucarística. Durante a oração, foram lembrados todos os falecidos da nossa comunidade que contribuíram durante toda caminhada da comunidade, desde do seu início até hoje.

Nos momentos finais da celebração, houve a leitura da ata da dedicação do novo altar e assinatura logo em seguida e por fim homenagens e um café comunitário servido a todos os presentes.



























PASCOM
Paróquia de São Sebastião / LD

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Crisma na Paróquia Santíssima Trindade, em Guarabira-PB.

Nesta quarta-feira (28), Dom Lucena presidiu a Missa Solene na Paróquia Santíssima Trindade, na qual, foi conferido o sacramento da Crisma aos jovens da Comunidade São José.    



 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Assembleia Eletiva da Diretória Executiva da Cáritas Diocesana


Acontece nesta manhã de quarta-feira (28), na Cúria Diocesana, a Assembleia Eletiva da Diretória Executiva da Cáritas Diocesana. Contamos com a participação dos Agentes de Cáritas, representantes das pastorais Sociais e o Setor Social de Pastoral Diocesana.  







Crisma na Comunidade Santa Luzia, em Caiana dos Crioulos

Neste domingo (25), Dom Lucena presidiu a Missa Solene na Capela Santa Luzia, em Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande-PB. Na belíssima celebração foram crismados 50 jovens provindos de três Comunidades: Sapé de Julião, Caiana do Agreste e Caiana dos Crioulos. Contamos ainda com uma participação expressiva de fiéis daquela e de outras comunidades.