Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Diocese de Guarabira ganhará dois novos padres

No próximo dia 25 de julho, às 19h, na Catedral de Nossa Senhora da Luz, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena estará ordenando dois novos sacerdotes para a Diocese de Guarabira. Os futuros padres são os atuais diáconos: Iran de Sousa Ferreira e José Arimateia Vieira de Lima. Sacerdócio, dom de Deus e face de seu amor entre os homens.

DIA DE ORAÇÃO PELA SANTIFICAÇÃO DOS SACERDOTES

Amados irmãos e irmãs,

“O sacerdote, alimentado pela Palavra de Deus é testemunha universal da caridade de Cristo”.

No próximo dia 27 de junho, celebraremos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. É também o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. A Diocese de Guarabira convida todos os fieis a rezarem nesta intenção, pois os presbíteros necessitam muito da santidade na própria vida e ministério.
“O ministério sacerdotal é um serviço indispensável para a Igreja e para o mundo e requer dos sacerdotes fidelidade plena a Cristo e incessante união com Ele. O sacerdote é o primeiro homem a demonstrar que, como "homem de Deus", é "homem de fé", é chamado a guiar as comunidades e fiéis a um vivo e decidido amadurecimento da fé. O sacerdote, como "alter Christus", deve jorrar rios de água vida, na medida em que ele bebe com fé as palavras de Nosso Senhor, abrindo-se à graça do Espírito Santo”. 
Rezemos, pois, nas intenções de nossos sacerdotes, para que, enraizados em Cristo Sumo e Eterno Sacerdote, vivam a santidade e dêem testemunho da alegria de ser católico e de viver a nossa fé. 

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira

Oração pela Igreja e pelos Sacerdotes


“Ó meu Jesus, peço-vos por toda a Igreja; concedei-lhe o amor e a luz do Espírito Santo; dai força às palavras dos sacerdotes, de modo que rompam mesmo os corações mais endurecidos e os façam retornar a vós, ó Senhor. Senhor, dai-nos santos sacerdotes e vós mesmo conservai-os em santidade. Ó Divino e Sumo Sacerdote que o poder da vossa Misericórdia os acompanhe por onde andarem e os proteja contra as maquinações que o demônio não cessa de armar às almas de cada sacerdote. O poder de vossa Misericórdia, ó Senhor, destrua tudo o que poderá ofuscar a santidade do sacerdote, porque vós tudo podeis. Peço-vos, Jesus, abençoai com uma luz especial os sacerdotes com os quais me devo confessar durante minha vida. Amém”.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Coração de Jesus, Alicerce da Família Cristã e fonte de Caridade

Por que o nosso coração continua velado, enquanto o coração do nosso Mestre e Senhor encontra-se dilato e exposto a amar a todos? O Culto ao Sagrado Coração não é uma expressão devocional voltada a um órgão do corpo humano. É preciso que compreendamos o verdadeiro sentido do coração, para a cultura semita. O Coração para o povo do Antigo Israel é a síntese do ser humano, conhecê-lo é deter a ciência a cerca do próprio ser. Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe” (Sl 138,13). Os rins é a designação bíblica para o Coração, ao passo que sondá-lo equivale a estabelecer com ele um elo de intimidade.                             
Jesus aparece no Evangelho pondo o coração como fonte e destino de todos os sentimentos humanos (Mc 7,19). E ainda, nos vários milagres eucarísticos, aparece esta aproximação da doutrina eucarística, em relação a Divina Misericórdia, sobretudo em Lanciano onde a Hóstia Consagrada se converteu em carne viva de coração. Por isso, nos é apropriado proclamar o Sagrado Convívio como Coração Eucarístico do Senhor, que continua a pulsar de amor pela família.                                                    
Comunidade Cristã, que encontra no silêncio orante do Senhor uma Palavra basilar para a convivência, ao passo que como sociedade cristã vai se fazendo ambiente de partilha e de perdão. Buscando no Coração misericordioso de Jesus o verdadeiro sentido para a convivência, apesar das inúmeras diferenças que marca a identidade de cada indivíduo: “Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.” (Mt 11,29). Uma Lei que se converteu em graça pela suavidade do triunfo da manhã luminosa da ressurreição, sobre a tarde nefasta e escura da sexta-feira.
Uma autêntica família que tem em seu lar o Sagrado Coração como inspiração para o agir, deve ter um comportamento pautado na mesma dinâmica do pulsar do Coração do Divino Redentor, como se estivéssemos reproduzindo aqui na terra, uma sinfonia celestial, a Caridade.
A prática caritativa exige de nós o perene sacrifício, oferecendo algo de nós estaremos participando do mistério de Deus. Caridade é amor aplicado no cotidiano de nossas vidas. Como aquela criança curiosa em busca da sabedoria que estava a olhar para Imagem do Sagrado Coração e em certo momento questionou o Padre. Por que esta imagem tem o coração fora do peito? O Padre meio que sem jeito, respondeu-lhe: Porque Ele muito amou. O menino num ato surpreendente continuou a questionar: E Por que o seu coração não está como o dele? Esta é a pergunta que o mundo faz a nós cristãos.
  
PADRE RENATO
(Diretor Diocesano do AO)

A Diocese de Guarabira receberá dois novos sacerdotes


No próximo dia 25 de julho, na Catedral Nossa Senhora da Luz, em Guarabira serão ordenados Presbíteros para a Diocese de Guarabira pela imposição das mãos e oração consecratória do Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo diocesano, os Diáconos Iran de Sousa Ferreira e José Arimateia Vieira de Lima.

“Se um padre vier a morrer em consequência dos trabalhos e sofrimentos suportados pela glória de Deus e a salvação das almas não seria nada mal.” São João Maria Vianney 

Formação Diocesana para Agentes da Pastoral da Saúde

Nos dias 20 e 21 de junho de 2014, no Santuário Pe. Ibiapina, em Santa Fé, Solânea-PB, a Diocese de Guarabira realizou um Encontro de Formação para Agentes da Pastoral da Saúde, sob a assessoria da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde.  Na ocasião, foi apresentado o objetivo da formação, uma visão geral da Pastoral da Saúde, o conceito de Saúde, o perfil do bom agente de Pastoral da Saúde, as orientações básicas para o agente de pastoral visitador e os passos que julgamos úteis e importantes na organização e implantação da Pastoral da Saúde nas Paróquias.
Na sexta-feira, à noite recebemos a visita de Dom Lucena, bispo diocesano,que presidiu a Celebração da Santa Missa. Na homilia ressaltou a importância de ampliar a Pastoral da Saúde nas Paróquias onde já existe um sinal e implantar onde ainda não existe.
Houve a participação de 30 pessoas, entre as quais, religiosos (as) Enfermeiros (as), Técnicas de Enfermagem, Conselheiros de Saúde, pessoas vindas das paróquias e Área Pastorais.

O encontro foi de fundamental importância, pois despertou a necessidade e urgência de abraçar com amor esse projeto grandioso da nossa Igreja, que é entre tantas a Pastoral da Saúde.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Católicos festejam Corpus Christi com missa e tapetes em Lagoa de Dentro

Festejado pelos católicos nesta quinta-feira (19), o dia de Corpus Christi tem o intuito de celebrar o dia do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Em nossa Lagoa de Dentro, os fiéis católicos vão comemorar o dia santo na Igreja Matriz São Sebastião, localizada no centro da cidade.

Neste dia, os católicos seguem a tradição de confeccionar tapetes de pó de serragem, para a passagem da procissão, que este ano novamente sai da Capela do Bairro Cristo Rei e será conduzida  pelo pároco local, Mons. José André.

Para fazer os desenhos participaram jovens, adultos, grupos, movimentos, serviços da igreja e algumas instituições de ensino. Eles são responsáveis pela confecção do tapete de serragem que está sendo feito desde da noite de ontem, quarta-feira (18).

São esperadas várias pessoas para participar da missa que será celebrada às 17h.














Fonte: Lagoa de Dentro OnLine

A manifestação pública de Jesus Eucarístico pelas ruas


A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
A Santíssima Eucaristia é o memorial sempre novo e sempre vivo dos sofrimentos de Jesus por nós. É pela Eucaristia que tomamos parte na vida divina, nos unindo a Jesus e, por Ele, ao Pai, no amor do Espírito Santo. Essa antecipação da vida divina aqui na Terra mostra-nos claramente a vida que receberemos no Céu, quando nos for apresentado, sem véus, o banquete da eternidade.
Na procissão de Corpus Christi acompanhamos o Ressuscitado no seu caminho pelo mundo inteiro, como dissemos. E, precisamente fazendo isto, respondemos também ao seu mandamento: “Tomai e comei… Bebei todos” (Mt 26, 26s.). Comer este pão é comunicar, é entrar em comunhão com a pessoa do Senhor vivo. Esta comunhão, este ato de “comer”, é realmente um encontro entre duas pessoas, é deixar-se penetrar pela vida d’Aquele que é o Senhor, d’Aquele que é o meu Criador e Redentor. A finalidade desta comunhão, deste comer, é a assimilação da minha vida à sua, a minha transformação e conformação com Aquele que é Amor vivo.
Por isso, esta comunhão exige a adoração, requer a vontade de seguir Cristo, de seguir Aquele que nos precede. Assim sendo, a adoração e a procissão fazem parte de um único gesto de comunhão; respondem ao seu mandamento: “Tomai e comei”.
Uma dimensão da Eucaristia é a de banquete. A Eucaristia nasceu na noite de Quinta-feira Santa, no contexto da ceia pascal. Traz, por conseguinte, inscrito na sua estrutura o sentido de sentar-se à mesa: “Tomai, comei… Tomou, em seguida, um cálice e… entregou-lho dizendo: Bebei dele todos…” (cf. Mt 26,26.27). Este aspecto exprime bem a relação de comunhão que Deus quer estabelecer conosco e que nós mesmos devemos fazer crescer uns com os outros.
Irmãos, celebremos com fé e esperança esta manifestação pública de Jesus Eucarístico pelas ruas e coloquemo-nos como adoradores de Jesus Sacramentado para que a nossa vida seja uma perene Eucaristia!

Trechos do texto de Dom Orani João Tempesta Arcebispo do Rio de Janeiro – RJ

Fonte: CNBB

sexta-feira, 13 de junho de 2014

CNBB lança Documento da renovação paroquial

O Documento 100 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia” propõe reflexão e ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia. Após, aproximadamente, dois anos de estudo, os bispos reunidos na 52ª Assembleia Geral, no mês de maio, aprovaram o texto para publicação como Documento oficial da Igreja no Brasil.
De acordo com Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, o texto quer contribuir para dinamizar a vida de comunidade. “Vai nos ajudar a sermos presença do Evangelho de maneira fecunda e samaritana, no anúncio do Reino de Deus”, disse. Na apresentação do Documento, o secretário recorda que a Igreja tem sua origem na comunidade, por isso a “Igreja é comunidade”.




Papa envia mensagem sobre a Copa do Mundo aos brasileiros

“Para vencer, é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana", disse o papa Francisco em mensagem aos brasileiros por ocasião da Copa do Mundo 2014 que tem início hoje, 12.  
O papa afirmou ser preciso superar o racismo e que o futebol deve ser uma escola de construção para uma cultura do encontro, que permita a paz e a harmonia entre as pessoas. Disse, ainda, que “’para jogar em equipe é necessário pensar, em primeiro lugar, no bem do grupo, não em si mesmo”.
No vídeo mensagem, Francisco chamou a atenção para que a grande festa do esporte seja motivo de “solidariedade” e “respeito” entre os povos.
Em outro trecho, o papa afirmou esperar que a Copa seja, além do esporte, festa de "solidariedade" entre os povos. “O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que promovem o bem da pessoa humana e ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna”, destacou Francisco
Ao final da mensagem, o papa convidou a todos para a promoção da paz no esporte. Lembrando que “o segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida”.
O jogo de abertura da Copa do Mundo 2014 será entre Brasil e Croácia, na cidade São Paulo. Ao todo, 32 seleções disputarão 64 jogos. A partida final está marcada para 13 de julho, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Confira a íntegra do texto:
Queridos amigos,
É com grande alegria que me dirijo a vocês todos, amantes do futebol, por ocasião da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos. Isso supõe, porém, que as competições futebolísticas sejam consideradas por aquilo que no fundo são: um jogo e ao mesmo tempo uma ocasião de diálogo, de compreensão, de enriquecimento humano recíproco. O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que promovem o bem da pessoa humana e ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna. Se, para uma pessoa melhorar, é preciso um “treino” grande e continuado, quanto mais esforço deverá ser investido para alcançar o encontro e a paz entre os indivíduos e entre os povos “melhorados”! É preciso “treinar” tanto…
O futebol pode e deve ser uma escola para a construção de uma “cultura do encontro”, que permita a paz e a harmonia entre os povos. E aqui vem em nossa ajuda uma segunda lição da prática esportiva: aprendamos o que o “fair play” do futebol tem a nos ensinar. Para jogar em equipe é necessário pensar, em primeiro lugar, no bem do grupo, não em si mesmo. Para vencer, é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Não é só no futebol que ser “fominha” constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos “fominhas” na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada.

A última lição do esporte proveitosa para a paz é a honra devida entre os competidores. O segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Setor de Pastoral Social

Quarta-feira, 11 de junho de 2014, na Cúria Diocesana, aconteceu a reunião do Setor de Pastoral Social, sob a assessoria de Roberto Jefferson Normando (Articulador das Pastorais Sociais na Paraíba), que abordou a importância das articulações a nível diocesana, regional e nacional do Setor de Pastoral Social. Destacou, também, a importância da realização do XX Grito dos Excluídos que tem ajudado a manter a chama acesa, que este ano traz por tema: Ocupar ruas e praças por liberdade e direito.
Na reunião, contamos com a participação do Bispo Dom Lucena, Pe. Bosco, Pe. Marinaldo, representantes da Cáritas, Projeto Raiz, Pastoral da Saúde, Conselho Tutelar, Pastoral Carcerária, Pastoral da Terra, Pastoral da Criança, Pastoral do Idoso, Secretariado e Assentamento Santa Lúcia.       






quarta-feira, 11 de junho de 2014

Copa do Mundo no “país do futebol”

A copa do mundo de futebol é realizada no Brasil, pela segunda vez, na alegria que o esporte proporciona a cada pessoa. O Brasil é o “país do futebol”. Um país de imensa riqueza cultural e de gente hospitaleira. 
Diante das desigualdades sociais no Brasil, a Copa do Mundo se torna, portanto, ocasião de reflexão da sociedade sobre as relações pacíficas e culturais entre as pessoas e sobre os aspectos sociais e econômicos que envolvem o esporte.
As manifestações populares a partir de junho de 2013 reivindicam sabiamente políticas públicas eficazes, que garantam saúde, transporte de qualidade, educação, segurança e vida digna da pessoa humana. São gritos por mudanças no cenário atual de corrupção, exclusão social e desrespeito aos valores humanos.
A mensagem das ruas é contra toda uma economia vigente de exclusão e desigualdade social. E com toda certeza: a desigualdade social causa reação violenta por um lado dos que são excluídos por um sistema injusto e, por outro, os que o defendem em proveito próprio e não aceitam mudanças. Os vandalismos, pessimismos e até mesmo torcida para que a Copa não dê certo enfraquecem essa oportunidade de crescimento qualificado da consciência política dos cidadãos brasileiros. A quem interessa hoje o enfraquecimento da consciência política? Muitos estão nesse campo, conscientes, e outros, inconscientemente.
A facilidade mediática - redes sociais - tem permitido que fatos, antes despercebidos, sejam conhecidos em curto espaço de tempo. As notícias circulam em maior quantidade e com mais rapidez. A violência tem aumentado em diferentes modalidades. As notícias têm diferentes objetivos, para além do interesse de bem informar. Existe um grande incentivo ao consumo numa realidade de desigualdade social e de mercantilização da vida, da sociedade e da cultura. Não existem iniciativas consistentes voltadas à melhoria das condições reais de vida. As condições apresentadas são sempre interesseiras e de dependências. Vive-se em plena ditadura social com uma falsa visão de liberdade.
Como bem diz o texto da mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre a Copa: “Não se pode admitir que a Copa aprofunde as desigualdades urbanas e a degradação ambiental e justifique a instauração progressiva de uma institucionalidade de exceção, mediante decretos, medidas provisórias, portarias e resoluções. O sucesso da Copa do Mundo não se medirá pelos valores que injetará na economia local ou pelos lucros que proporcionará aos seus patrocinadores. Seu êxito estará na garantia de segurança para todos sem o uso da violência, no respeito ao direito às pacíficas manifestações de rua, na criação de mecanismos que impeçam o trabalho escravo, o tráfico humano e a exploração sexual, sobretudo, de pessoas socialmente vulneráveis, e combatam eficazmente o racismo e a violência”.
Que o legado da Copa do Mundo no “país do futebol” seja verdadeiramente o fortalecimento da cidadania e da confraternização universal. Oportunidade importante para a promoção de sólidas transformações e respostas adequadas aos desafios vigentes. Que Deus abençoe a todos, a paz seja a nossa vitória e a Copa do Mundo no “país do futebol” irradie alegria.

               Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
                                                 Bispo Diocesano


terça-feira, 10 de junho de 2014

Diocese de Guarabira celebrou Pentecostes

As 28 Paróquias e as 04 Áreas Pastorais da Diocese de Guarabira estavam representadas na celebração diocesana de Pentecostes, na tarde do último domingo (08), na Praça da Catedral. Às 14h, os fiéis foram acolhidos na Paróquia Santo Antônio com louvores e orações; às 15h, saída da caminhada com trio elétrico e, às 16h, solene concelebração eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, com a presença de todos os Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Seminaristas, Leigos e Leigas, Pastorais, Movimentos e Serviços da Diocese.