Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Diocese de Guarabira participará do 5º Muticom NE2

De 29 a 31 de agosto de 2014, será realizado em Campina Grande-PB, o 5º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste II, no qual, a Diocese de Guarabira será representada por uma equipe de 20 comunicadores (PASCOM) das diversas paróquias da diocese.  O mutirão será de suma importância para nossa Pastoral da Comunicação Diocesana, que, com a graça de Deus, vem dando seus passos no serviço da Evangelização. Com isso, compreendemos que “Comunicar é Evangelizar”, de modo que temos o próprio Jesus como nosso modelo perfeito de comunicador. 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Comunicado

Comunicamos que, neste mês, a Reunião do Clero Diocesano de Guarabira, será no dia 09 de setembro de 2014 na Cúria Diocesana. 

Diáconos Permanentes do Regional NE2 elegem nova diretoria

 Diác. João Gomes da Silva e a esposa, Teresa – Foto: José Bezerra
A Comissão dos Diáconos Permanentes do Regional Nordeste 2 (CRD NE 2), realizou Assembleia Formativa e Eletiva, no período de 21 a 24 de agosto de 2014, na Granja Paraíso dos Colibris, situada na zona rural do Município de Conde, Estado da Paraíba. A Assembleia contou com a presença de 25 diáconos, três aspirantes, nove esposas de diáconos e uma viúva de diácono. O Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos, Diác. Zeno Konzen, esteve presente durante toda a Assembleia e acompanhou o processo eleitoral.
A eleição da Diretoria da CRD NE 2, para o quadriênio 2014-2018, ocorreu no dia 23, às 17 horas: Presidente eleito foi o Diác. João Gomes da Silva (Arquidiocese de Olinda e Recife-PE), Vice-Presidente: Diác. Manoel Carlos do Nascimento Silva, (Arquidiocese de Natal); 1º Secretário: Diác. Felipe Cavalcanti de Andrade Lima Brito (Diocese de Caruaru-PE); 2º Secretário: Diác. Manoel Dias (Diocese de Maceió-AL); 1º Tesoureiro: Diác. José Ribamar de Medeiros (Diocese de Caicó-RN); 2º Tesoureiro: Diác. Marcos Antônio (Arquidiocese da Paraíba). O Conselho Fiscal ficou composto por três membros efetivos: Diác. Sílvio Roberto de Alcântara Oliveira, da Arquidiocese da Paraíba; Diác. Raimundo Escolástico Bezerra Filho, da Arquidiocese de Natal; e Diác. Haroldo Lima da Costa, também da Arquidiocese de Natal. Ficaram na suplência do Conselho os diáconos Everaldo Dornelas de Moraes, Wildes Dias da Silva e José Barreto Costa. Também foi constituído o Conselho dos ex-Presidentes, composto pelos diáconos José Durán y Durán (Palmares-PE); Walter Paiva (João Pessoa-PB); José Bezerra de Araújo (Natal-RN); e José Aderaldo de Souza (João Pessoa-PB).
Visando facilitar o acompanhamento do Diaconato nas províncias eclesiásticas, foram escolhidos os Articuladores das Províncias: Maceio-AL – Diác. Manoel Dias; Olinda e Recife-PE – Diác. José Durán y Durán; João Pessoa-PB – Diác. José Aderaldo de Souza; Natal-RN – Diác. José Bezerra de Araujo. Também foi formada uma comissão de assessores para assuntos específicos, ficando assim constituída: Diác. José Durán y Durán (Formação); Diác.José Bezerra de Araújo (Comunicação); Diác. Raimundo Escolástico Bezerra Filho (Liturgia); Diác. Arnaldo Martins de Miranda (Família). Os eleitos e demais componentes da Diretoria e assessores foram empossados logo após o preenchimento de todos os cargos.


Fonte : PASCOM NATAL

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Encontrão Diocesano de catequistas

No último domingo (24), aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Areia, o Encontrão Diocesano de Catequistas, no qual contamos com a presença de Dom Lucena, bispo diocesano, do Clero, de religiosas e catequistas provindos das diversas paróquias da diocese.  


sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Diocese de Guarabira recebeu quatro novos Diáconos

Quinta-feira, 21 de agosto de 2014, na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Bananeiras-PB, na Missa Solene em Memória a São Pio X, na qual, pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Sua Excelência Reverendíssima Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo diocesano, foram ordenados novos Diáconos: Arlan Melo Medeiros, Francisco da Silva Marques, José Manoel da Silva Irmão e Kleber Rodrigues Oliveira. Na celebração, contamos com a participação de sacerdotes desta e de outras dioceses, familiares, amigos e fiéis provindos das diversas paroquias da Diocese.





Encontro Diocesano de Catequese

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO

LOCAL: QUADRA DO COLÉGIO SANTA RITA

08:00 Acolhida e Café da Manhã
09:00 Celebração Eucarística
10:30 Lanche
11:00 Acolhida dos Participantes
11:30 Catequese Familiar – 05 Experiências
12:30 Almoço
13:30 Gincana Catequética
15:00 Caminhada e Bênção – Igreja do Rosário

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Encontrão Diocesano de Catequese

Domingo, 24 de agosto de 2014, será realizado o Encontrão Diocesano de Catequese, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Areia-PB. No evento, contaremos com a participação de catequistas provindos das diversas paróquias da Diocese.  

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Diocese de Guarabira, receberá novos Diáconos

No dia 21 de agosto de 2014, no mês vocacional, serão ordenados Diáconos (transitórios) na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Bananeiras-PB, os Seminaristas Estagiários: Arlan Mello de Medeiros, Francisco da Silva Marques, José Manoel da Silva Irmão e Kleber Rodrigues Oliveira. Que a graça do Ressuscitado possa suscitar, em sua vocação, fidelidade e amor no serviço dos mais necessitados. 

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Encontrão Diocesano da Família


    No último domingo(17), aconteceu no Ginásio do Colégio Estadual, em Guarabira, o Encontrão Diocesano da Família, no qual contamos com a presença de Dom Lucena, bispo diocesano, do Clero , de religiosos (as) e famílias provindas de todas as paróquias da diocese. O encontrão teve a finalidade de apresentar para as famílias a expressão de uma espiritualidade solidificada na comunhão do amor de Cristo. A partir dessa comunhão, percebemos os esforços vivenciados pelos pais na educação da fé aos filhos.
Família – célula mãe da vida.








quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Curso prepara lideranças para atuar com a juventude nas dioceses


Com a proposta de oferecer capacitação para agentes que atuam em atividades com a juventude nas dioceses, o curso em modalidade à distância é organizado pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB e terá duração de três meses, com início em setembro. As inscrições estão disponíveis no site dos Jovens Conectados.
Em janeiro de 2015, a etapa presencial será de sete dias, no formato seminário, em Brasília (DF). Serão abordadas diferentes temáticas, entre elas vocação, espiritualidade, afetividade e sexualidade, projeto pessoal de vida, Palavra de Deus, mídia, cidadania. Além disso, o evento será uma oportunidade para troca de experiência entre os participantes. O curso é reconhecido como Extensão pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná.

Público-alvo
Nesta primeira etapa, podem participar pessoas acima de 24 anos, que sejam lideranças diocesanas engajadas na evangelização da juventude, consagrados e leigos que exercem serviço entre os jovens nas dioceses, novas comunidades, movimentos, pastorais e congregações religiosas, como também catequistas de crisma. No próximo ano, serão abertas novas vagas para outros assessores e interessados no trabalho com juventude.

Formato do curso
A primeira etapa online do curso (EAD) será constituída de leituras e reflexões de textos disponibilizados no site. Posteriormente, os cursistas participarão de seminário presencial, no período das férias de janeiro de 2015. Esta fase consistirá no aprofundamento dos temas, trabalhos em grupos, oficinas e trocas de experiências. O curso é motivado a partir das orientações do Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude – desafios e perspectivas pastorais”. De acordo com Comissão, há necessidade de capacitar adultos para acompanhar adolescentes e jovens, após os frutos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil.
‘Informações: cepj.cursos@gmail.com ou www.jovensconectados.org.br 
Com informações da Comissão para a Juventude. 

(FONTE: CNBB)

domingo, 10 de agosto de 2014

A vocação da família

O mês de agosto se volta especialmente para as vocações. Um acento importante é a vocação da família. Esta é querida e criada por Deus. Uma instituição que tem sido atacada por organizações internacionais, legislações ideológicas, campanhas contrárias à família em tantos âmbitos da sociedade, propaganda sistemática na mídia, desfavorável aos valores positivos e essenciais da família humana. Neste tempo difícil, é muito importante valorizar a família, dar opiniões e manifestar convicções para o futuro da humanidade.
            Nesta ocasião em que se propaga uma cultura do provisório, do relativo, do não comprometimento, do apenas ‘curtir’, o Papa Francisco nos tem dito que Deus chama para escolhas definitivas. Deus tem um projeto para cada um. Descobri-lo e responder à própria vocação é caminhar para a própria realização. A todos Deus chama à santidade, a viver a sua vida feliz. Alguns são chamados a se santificar constituindo uma família através do sacramento do Matrimônio. A família é célula que nasce do amor de um homem e de uma mulher, em caráter indissolúvel, aberto à vida, promovendo a dignidade da pessoa humana, o sacramento do matrimônio e a inviolabilidade da vida e da família.
            O Documento de Aparecida nos fala da importância de valorizar a família e de defender seus direitos neste tempo de tantas mudanças. A família não é mera instituição natural; antes, faz parte do projeto Criador (cf. Gn 1,27), de modo que “pertence à natureza humana que o homem e a mulher busquem um no outro sua reciprocidade e complementariedade” (nº 116). É na família que a pessoa “descobre os motivos e o caminho para pertencer à família de Deus” (nº 118). A família nunca cairá de moda. Onde existem o amor e a fidelidade, nasce e perdura a verdadeira liberdade.
A cada ano, a Igreja Católica no Brasil celebra a sua Semana Nacional da Família, começando com a comemoração do Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto, estendendo-se por toda a semana; este ano, do dia 10 a 16, quando somos convidados a refletir sobre o tema: "A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo", que propõe a prática espiritual do casal e em família. A Diocese de Guarabira encerrará essa semana com um Encontrão Diocesano da Família, no domingo, dia 17. Participe!
Toda família tem necessidade de Deus. Necessidade da Sua ajuda, da Sua força, da Sua bênção, da Sua misericórdia, do Seu perdão. E requer simplicidade. Quando a família reza unida, o vínculo torna-se mais forte. A vocação da família é estar a serviço do amor e da vida.

Que a Sagrada Família, Jesus, Maria e José, proteja as nossas famílias e que seus direitos sejam respeitados para o próprio bem do futuro da humanidade.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena

sábado, 9 de agosto de 2014

ENCONTRÃO DIOCESANO DA FAMÍLIA

SETOR FAMÍLIA – DIOCESE DE GUARABIRA

No dia 17 de agosto de 2014, das 7h30 às 16h, será realizado o Encontrão Diocesano da Família, no Ginásio do Colégio Estadual, em Guarabira, com o Tema central: “A Espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo”.

Além do Tema central serão trabalhados mais onze temas em grupos menores ou oficinas, a fim de proporcionar aos participantes, vindos de todos os recantos da Diocese, a possibilidade de um dia de reflexão sobre temas relacionados à família, para que sejam motivados e sintam-se revigorados na sua missão e assim possam viver com fidelidade a vocação de ser família segundo o desígnio de Deus.

Os temas a serem trabalhados nas oficinas são os seguintes: 01 - Pai e mãe – primeiros e autênticos transmissores da Fé; 02 – Tribunal Eclesiástico e Nulidade Matrimonial; 03 – Juventude – Presente de Deus para a humanidade; 04 – A família e o Tráfico Humano; 05 – O Matrimônio segundo o Projeto de Deus; 06 – A dependência Química e a Família; 07 – Aprendendo com os Idosos; 08 – Em defesa da vida e da família; 09 – Meio Ambiente – Criação de Deus ameaçada; 10 – Adoção: Um gesto de Amor; 11 – A Igreja e os casais em segunda união.

Entendemos que, diante dos desafios atuais, urge assumir com vigor a nossa vocação cristã, através da prática da espiritualidade familiar como gesto que faça a diferença na convivência dos esposos, no crescimento dos filhos na fé, na renovação da alegria pelo amor que se renova no dia a dia pelo dom da graça de Deus, pois é na família que nascem e crescem os construtores da paz, os promotores da cultura da vida e do amor.  Por esta razão, somos convidados a mergulhar na vida da Sagrada Família e a viver os aspectos mais significativos da vida familiar, especialmente a transmissão e educação da fé cristã, à luz do Evangelho.

Assim, pedimos as Bênçãos de Deus para todos os colaboradores que, direta ou indiretamente, estão empenhados na realização desse evento.

          
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano

Mons. José André da Silva Anselmo
Setor Família

José Camêlo e Socorro B. Rocha
Casal coordenador da Pastoral Familiar





sábado, 2 de agosto de 2014

I Encontrão Diocesano da Pastoral do Dízimo

Sábado, 02 de agosto de 2014, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sertãozinho-PB, foi realizado o I Encontrão Diocesano da Pastoral do Dízimo, que teve como ponto de reflexão “o Dízimo sinal de corresponsabilidade com a evangelização”. O Encontrão foi assessorado pelo Pe. Demétrio Pereira de Morais (Coordenador da Pastoral do Dízimo), que frisou a importância da Pastoral e suas prioridades no serviço da evangelização. No encontrão contamos com a presença de Dom Lucena, bispo diocesano, Padres, diáconos, seminaristas, religiosos (as) e zeladores do Dízimo provindos de todas as Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese de Guarabira.