Páginas

sábado, 29 de novembro de 2014

A Diocese de Guarabira realizou o I Mutirão da Pastoral da Comunicação.

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Guarabira (PASCOM), realizou hoje sábado 29 de novembro de 2014, o I Mutirão Diocesano de Comunicação na cidade de Guarabira-PB. O evento foi destinado a todos os agentes de comunicação das diversas paróquias da diocese.
Com o tema: “Desafios e possibilidades de evangelização na era da comunicação”, o Mutirão teve o objetivo de despertar nos agentes da Pascom uma profunda intimidade no anunciar Jesus Cristo usando as tramas das redes sociais. Por isso, o insistente trabalho na formação de novos comunicadores, levando-os a compreender sua missão diante dos desafios neste campo da evangelização. É com o olhar para essa realidade, que o Diretório de comunicação na Igreja no Brasil nos diz ser preciso: “defender e garantir o acesso às tecnologias da comunicação e da informação como condição fundamental para romper as barreiras e os monopólios que deixam tantos povos à margem do desenvolvimento”, e portanto, usufruirmos dos novos meios de comunicação para missão evangelizadora da Igreja.  

Para assessorar esse Mutirão, contamos com Pe. José Arimateia Vieira de Lima (Articulador Diocesano da Pascom), Márcia Marques (Coordenadora do Regional NE2), Rafael Santos (Radialista), Tony Sousa (Radialista) Gilson (Fotografo), Lisandra Samylla Meireles, Aldaberon e Maria Liliane. E, ainda estiveram presente Dom Lucena, bispo diocesano, que se mostrou muito animado com o projeto Pascom na Diocese, Pe. Gaspar Rafael (Coordenador da Pascom Diocesana), Pe. Iran de Sousa, Pe. Joanderson Lira, Pe. Marinaldo, Pe. Roberivaldo e comunicadores provindos das  Paróquia da Diocese de Guarabira. 














sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Festa de Nossa Senhora do Patrocínio, em Remígio-PB.

Na última quinta-feira (27), Dom Lucena Bispo Diocesano, presidiu a Solene Missa de Encerramento do Novenário de Nossa Senhora do Patrocínio, na cidade de Remígio-PB. Na celebração estiveram presentes os Padres da Paróquia e fiéis provindos das diversas comunidades.   
















quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Irmã Dulce nos cinemas

Aguardado com expectativa pelos brasileiros, especialmente pelos baianos, o filme ‘Irmã Dulce’ já está nas telas dos cinemas da capital baiana. A obra, que teve direção de Vicente Amorim e produção de Iafa Britz, estreou no dia 13/11 nas regiões norte e nordeste. A partir do dia 27, ‘Irmã Dulce’ ganhará as maiores salas de cinema do país.
O filme conta a história da religiosa baiana que dedicou a vida aos necessitados e não media esforços para ajudar aos mais pobres. “Nosso objetivo foi contar, dentro das possibilidades de um longa-metragem, quem foi Irmã Dulce. Mostrar sua trajetória, suas dificuldades e suas vitórias”, explicou o diretor Vicente Amorim, em entrevista ao jornal São Salvador.
A escolha da capital baiana como primeira cidade a exibir o filme não foi por acaso, afinal, foi onde a religiosa nasceu e ganhou o título de ‘Anjo Bom da Bahia’. Na cinebiografia, as atrizes Sophia Brachmans, Bianca Comparato e Regina Braga dão vida à personagem principal que, ainda no início da adolescência, despertou o desejo de entrar para a vida religiosa. Artistas renomados como Glória Pires, Irene Ravache, Zezé Polessa, Paulo Gracindo Júnior e Fábio Lago também integram o elenco.
O filme que narra a história de Irmã Dulce é baseado em fatos reais, mas traz alguns personagens fictícios. A intenção é que o telespectador se identifique com a história, se colocando no lugar de cada personagem. Um desses personagens é João, um menino que vivia nas ruas de Salvador, e foi deixado aos 10 anos na porta de um orfanato.
“Na vida real, a figura do João não existiu, mas existiram diversas crianças e jovens que foram ajudados por Irmã Dulce, como se fossem seus filhos. João representa todas essas crianças ajudadas por ela e que queriam muito que ela fosse sua mãe. Irmã Dulce não podia ser mãe de um só. Ela era mãe de todos”, conta Amaurih Oliveira, ator baiano que interpreta o João na fase adulta.
O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, acompanhou de perto a história traduzida no filme. “Desde que se começou a falar desse filme, cuidei para que retratassem somente a verdade sobre Irmã Dulce. Não teria sentido romancear sua vida, mesmo que fosse para tornar o filme mais ‘atraente’. Mas o filme não é um documentário. Um documentário deve reproduzir uma vida em seus detalhes e não foi isso que se pretendeu. O filme é o resultado de um desejo: apresentar as grandes linhas motivadoras da vida dessa religiosa incansável”, afirma.
A produtora, Iafa Britz, convida a ver o filme e explica por que.

Fonte: CRB Nacional 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Abertura dos 75 anos da Diocese de Caicó

Dom Lucena, Bispo de Guarabira, participou, em Caicó-RN, no dia 25 p.p. , O bispo dom Antônio Carlos Cruz Santos  da abertura oficial dos festejos alusivos ao jubileu de 75 anos da Diocese de Caicó. A celebração eucarística presidida por Dom Antônio Carlos Cruz Santos, 7º Bispo Diocesano de Caicó, começou, às 19h, na matriz de São José, junto ao túmulo do primeiro pastor diocesano, Dom José de Medeiros Delgado. Além do clero diocesano, participam da celebração os bispos Dom Mariano Manzana (Mossoró/RN), Dom Francisco Lucena (Guarabira/PB), Dom José González (Cajazeiras/PB), Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz (Campina Grande/PB). Este último antecedeu dom Antônio à frente da Igreja Católica no Seridó. Diocese de Caicó: 75 anos, Evangelizando e Formando o Seridó.


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Solenidade de Cristo Rei

Dom Lucena celebrou no último domingo (24), na cidade de Belém, a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. Na ocasião contamos com a presença dos padres, diáconos, religiosos (as), seminaristas e fiéis provindos das diversas Paróquias da Diocese.
A Solenidade de Cristo Rei culminou com o encerramento do Ano Litúrgico, de modo que, abre as portas ao novo tempo litúrgico que nos leva à contemplação e prática de uma vida nova em comunidade.













quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Diocese de Guarabira realiza I Muticom Diocesano

Será realizado no dia 29 de novembro de 2014, das 7h30 às 16h, no Colégio Estadual, em Guarabira, o I Muticom Diocesano, com a finalidade de ampliar a Pastoral da Comunicação em nossa Diocese. O evento tem como tema: “Desafios e possibilidades de evangelização na era da comunicação”; com isso queremos refletir os desafios enfrentados na evangelização por meio da comunicação e das redes sociais.  

“Eu sou o Alfa e o Ômega” (Ap. 1,8a) assim diz o Senhor.

Celebrar o ano litúrgico é celebrar a nossa fé, revivendo a vida do Cristo, não é uma recordação de algo que passou, mas um reviver todo o acontecimento de Jesus no hoje de nossas vidas, haja vista, que o mistério de Cristo que celebramos no decorrer do ano litúrgico nos transporta ao momento do acontecimento, enquanto sua encarnação, pregação, paixão, morte e ressurreição, bem como acontecimento que está para vir. Como diz o Catecismo da Igreja Católica: “O Reino de Deus penetra nosso tempo através das celebrações do ano litúrgico” (CIC 1168).
A Constituição Sacrosanctum Concilium diz que: “No decorrer do ano litúrgico, revela-se todo o Mistério de Cristo, desde sua Encarnação e Natividade até à Ascensão, o dia de Pentecostes e a feliz espera da vinda do Senhor” (SC 102). Isto é muito belo, pois o tão grande Mistério de Deus é desvelado na escuta atenta de sua Palavra e da santa Mesa da Eucaristia. E através da escuta e alimentação da Palavra e do Pão da vida, nós, fiéis, podemos ir entrando em contato com a realidade eterna do Senhor.
“O ciclo do ano litúrgico e suas grandes festas são os ritmos fundamentais da vida de oração dos cristãos” (CIC 2698). Justamente porque a nossa missão de cristãos é espelhar-nos cada vez mais nos ensinamentos do Cristo, Mestre e Senhor e, através dessa contemplação, nos tornar mais semelhantes a Ele. Por isso, a celebração dos nossos irmãos que nos precederam e buscaram viver essa contemplação é de muita importância.
Celebrar os santos e santas e ver os seus mais variados testemunhos de vida, nos mostra que é possível viver os ensinamentos de Jesus, e pô-los em prática na nossa vida diária. Pois celebramos aqueles que, buscando o Senhor aqui na Terra, e “conduzidos pela graça de Deus, foram recompensados com a salvação eterna, e cantam nos céus o perfeito louvor de Deus” (SC 104).
No entanto, dentro de tantas memórias, a memória da mais fiel e perfeita cristã não é esquecida, “a Santa Igreja venera com especial amor a Bem-aventurada Mãe de Deus, Maria, que, por um vínculo indissolúvel está unida à obra salvífica de seu Filho” (SC 103). Isto é, Maria tem seu lugar de honra dentro da celebração do mistério de seu filho, Jesus.
Na celebração de Maria a Igreja canta os louvores daquela que foi “escolhida, entre todas as mulheres, modelo de santidade e advogada nossa, aquela que nos deu o Salvador, o Cordeiro sem mancha, aquela, em que nos deu o Senhor, as primícias da Igreja, e a preservou virgem, livrando-a da mancha do pecado original, e enriquecendo-a com a plenitude da sua graça” como está no prefácio “Maria e a Igreja” (Missal Romano p. 677, 716).
“O ano litúrgico é o desdobramento dos diversos aspectos do único mistério pascal” (CIC 1171). Nele, os fiéis são convidados ao aperfeiçoamento de suas práticas e a “alcançar a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, o estado de Homem Perfeito, a medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4,13)
Portanto, irmãos e irmãs caríssimos (as), não percamos de vista a importância do ano litúrgico, busquemos, pois, vivê-lo de modo a nos tornarmos “imitadores de Deus” (Ef 5,1) e assim alcançarmos um dia a herança eterna para, junto com todos os Santos e Santas e a Bem-aventurada sempre Virgem Maria, cantarmos o eterno AMÉM Àquele que é o princípio e para onde tudo converge, o nosso Eterno Pai, Senhor do céu e da Terra e de tudo que existe.

Seminarista Felipe José Xavier da Silva 

domingo, 16 de novembro de 2014

DIOCESE DE GUARABIRA AVALIA CAMINHADA E ACERTA PASSOS FUTUROS

A Diocese de Guarabira encerrou neste sábado, 15,  a XIII Assembleia Diocesana de Pastoral, iniciada na sexta-feira, 14, no Santuário do Padre Ibiapina em Santa Fé de Solânea.

O Bispo Dom Lucena, padres, diáconos, religiosos e leigos avaliaram a caminhada e projetaram os passos a serem dados no próximo ano. Durante semanas, uma comissão visitou todas as paróquias para ouvir dos animadores das comunidades as dificuldades e sugestões a fim de melhorar o trabalho pastoral da Diocese.

Dom Lucena considerou muito exitosa a Assembleia Diocesana deste ano e conclamou a todos a seguirem a caminhada sem desânimo e focados no desejo do próprio Cristo de anunciar o evangelho de maneira amorosa e missionária, neste 2015, que é o ano da comunidade e do testemunho.