Páginas

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A estrela de Cristo brilha sobre todos


            Hoje, dia 04 de janeiro, é festa da Epifania do Senhor. O termo grego epifania, dado a esta festa, significa manifestação, revelação. Em Jesus Cristo nascido em Belém, Deus revela o seu amor e manifesta a sua salvação para todos.
            A festa da manifestação do Senhor é celebrada no Brasil no domingo entre os dias 2 e 8 de janeiro, por motivos pastorais. No calendário litúrgico é dia 06 de janeiro. Ela está ligada  à passagem bíblica da ida dos magos do Oriente a Belém para prestar homenagem ao Rei dos Judeus (Mt 2,1-12). Os Magos seguem uma luz procurando uma Luz.  A estrela surgida no céu acende nas suas mentes e nos seus corações uma luz que os encaminha para a grande Luz, que é Cristo. Os Magos seguem fielmente aquela luz, que os penetra interiormente, e encontram o Senhor.
            Os Magos do Oriente simbolizam o destino de cada pessoa, o itinerário para a fé: a nossa vida é um caminhar, guiado pelas luzes que iluminam a estrada, para encontrar a plenitude da verdade e do amor, que nós, cristãos, reconhecemos em Jesus, Luz do mundo. Jesus está ainda hoje no mundo. É preciso procurá-lo com a fé. Para encontrá-lo é necessário passar, como os Magos, por Jerusalém, isto é, por meio da Igreja.
            Estes procuram, perguntam pelo menino, não pretendem descobri-lo sozinhos. Deixam de ver a estrela durante algum tempo. A luz está ausente no palácio do rei Herodes. Lá reina a escuridão, a desconfiança, o medo, a inveja. Herodes mostra-se apreensivo e preocupado com o nascimento de um frágil Menino, que ele sente como rival. No entanto, os Magos não desanimam diante das primeiras dificuldades. Eles souberam superar aquele perigoso momento de escuridão junto de Herodes, porque acreditaram nas Escrituras, na palavra dos profetas que indicava Belém como o local do nascimento do Messias. Escaparam da escuridão do mundo. Põem-se novamente na estrada, veem de novo a estrela, e “sentiram uma alegria muito grande”  (Mt 2,10). Encontram o menino, o Príncipe da Paz deste mundo. Cristo é a luz do mundo.
            No mistério do Natal, a luz de Cristo irradia-se sobre a terra. A Virgem Maria e José são iluminados pela presença divina do Menino Jesus. A luz do Redentor manifesta-se depois aos pastores de Belém, os quais, avisados pelo anjo, vão imediatamente à gruta e nela encontram o "sinal" que lhes fora preanunciado: um menino numa manjedoura. O esplendor de Cristo, por fim, atinge os Magos, que constituem as primícias dos povos pagãos. Permanecem na escuridão os palácios do poder de Jerusalém, onde a notícia do nascimento do Messias é levada pelos Magos, e não suscita alegria, mas temor e reações hostis. Misterioso desígnio divino: "a Luz veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à Luz, porque as suas obras eram más" (Jo 3, 1).
Anunciar e manifestar Cristo ao mundo é o grande desafio para todos os batizados. Muitos ainda não conheceram a Cristo e nem Cristo foi ainda manifestado. Assim como somos guiados pela luz de uma estrela que Deus coloca em nosso caminho, também somos chamados a refletir esta luz para tantos irmãos e irmãs que necessitam ter suas vidas iluminadas.
            A festa da Epifania nos convida a seguir o exemplo dos Magos. Que, com as nossas pequenas luzes, procuremos a Luz e guardemos a fé.
                                                                                                                             

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário