Páginas

domingo, 12 de abril de 2015

Domingo da Divina Misericórdia

No segundo domingo da Páscoa, a Igreja Católica celebra a Festa da Divina Misericórdia, instituída por São João Paulo II, em 30 de abril de 2000, por ocasião da canonização da Irmã Maria Faustina Kowaslka, religiosa polonesa, nascida em 1905 e falecida em 1938.
 Neste clima de louvor pascal, rezamos: “Dai graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia” (Sl 117).
            Neste Tempo Pascal, nós somos convidados a confiar na misericórdia divina, a acolher a paz e o perdão que Jesus nos oferece. Ao mesmo tempo, somos chamados a testemunhar a misericórdia em nossa vida cristã. Para viver em comunidade, assim como, para viver em família, necessitamos muito da misericórdia divina e também da misericórdia entre nós, o que inclui o perdão ao próximo e uma atenção especial aos que mais sofrem. Contudo, a acolhida da misericórdia divina pressupõe a fé. Quem crê em Cristo Ressuscitado, confia no seu amor misericordioso e o leva aos seus irmãos.
            O “Culto e devoção à divina misericórdia, estimulado por uma revelação particular, feita a Santa Faustina, teve uma repercussão muito grande em todo o mundo católico, o que deu apoio a que o Magistério da Igreja se pronunciasse a favor” (Pe. Dr. Achylle A. Rubin, religioso palotino).
Os traços das revelações à Santa Faustina Kowaslka constam no seu próprio Diário. São eles: o quadro de Jesus Misericordioso, sua Festa, o terço e a hora da Misericórdia bem como o seu culto a ser difundido.
         O quadro com a pintura de Jesus misericordioso aparece nos escritos de Santa Faustina do seguinte modo: “À noite, quando me encontrava na minha cela, vi Nosso Senhor vestido de branco. Uma das mãos erguidas para a bênção, e a outra tocava-Lhe a túnica, sobre o peito. Da túnica entreaberta sobre o peito saiam dois grandes raios, um vermelho e o outro pálido. (...) Logo depois, Jesus me disse: Pinta uma imagem de acordo com o modelo que estás vendo com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós” (Diário 47). Quero que essa Imagem (...) seja benzida solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia” (Diário 49).
Não basta, contudo, amar a Deus sem amar ao próximo, como ensina São João (cf. 1Jo 4,40), daí Santa Faustina recordar da inspiração: “Deves mostrar-te misericordiosa com os outros, sempre e em qualquer lugar. Tu não podes te omitir, desculpar-te ou justificar-te” (Diário 742).
Nesta Festa da Misericórdia, o Papa Francisco anunciará o Ano Santo da Misericórdia, que terá início na Solenidade da Imaculada Conceição, dia 8 de dezembro, e será concluído no dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo.
Pedimos as orações de todos pela 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que será realizada em Aparecida – SP, nos dias 15 a 24 de abril, tendo como tema central as “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”. Que neste segundo Domingo da Páscoa, o da Divina Misericórdia, Deus abençoe a todos!

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário