Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos

“No Hoje da Quinta-feira Santa, em que Cristo levou o seu amor por nós até ao extremo, comemoramos o dia feliz da instituição e o da nossa ordenação sacerdotal”. (Papa Francisco)
Nesta Quinta-feira Santa, pela manhã, na Catedral, no Ano da Comunidade e do Testemunho, a querida Diocese de Guarabira se reuniu: o Bispo, os Sacerdotes, os Diáconos, religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, seminaristas e os fiéis em geral, para bênção dos Santos Óleos e para a renovação das promessas sacerdotais assumidas por cada sacerdote no dia da ordenação. São abençoados: o óleo para o batismo, o óleo para unção dos enfermos, e consagrado o óleo do crisma. O óleo é símbolo do Espírito Santo e, ao mesmo tempo, alude a Cristo, o “Ungido”.
O óleo dos catecúmenos, usado no Batismo, indica “o primeiro modo de ser tocado por Cristo e pelo seu Espírito”. O óleo da Unção dos Enfermos é a expressão visível de um mandato que Jesus confiou à Igreja: curar o coração ferido dos homens. O óleo do Crisma consagrado, são ungidos os recém-batizados  e são marcados com o sinal da cruz os que vão ser confirmados, são ungidas as mãos dos presbíteros e a cabeça dos Bispos, bem como a igreja e os altares na sua dedicação.
Alegremo-nos! O Senhor ungiu-nos em Cristo com o óleo da alegria, e esta unção convida-nos a acolher e cuidar deste grande dom: a alegria, o júbilo sacerdotal. A alegria do sacerdote é um bem precioso, tanto para si mesmo como para todo o povo fiel de Deus. O sacerdote foi chamado do meio deste povo fiel para ser ungido e é enviado a este mesmo povo para ungi-lo.
A presença do povo de Deus nesta celebração eucarística é a expressão da comunhão de toda a Igreja diocesana. É, antes de tudo, a comunhão daqueles que foram santificados nas águas do batismo, daqueles que celebram os santos mistérios, que são os sacramentos. Portanto, a comunhão eclesial é, antes de tudo, comunhão da graça. 

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 

Nenhum comentário:

Postar um comentário