Páginas

domingo, 10 de maio de 2015

Dia Mundial das Comunicações será celebrado pela Diocese de Guarabira

Pela primeira vez a Diocese de Guarabira, Estado da Paraíba, através da PASCOM - Pastoral da Comunicação, realizará um evento em nível diocesano para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Socais apoiado pelo Vaticano desde 1967. Anualmente a Santa Sé divulga uma mensagem própria para o domingo que antecede a celebração de Pentecostes e sugere que a passagem deste dia seja de reflexão sobre os desafios da sociedade moderna conjugados aos dilemas impostos pelos novos ambientes de comunicação.

Representantes de todas as paróquias devem se reunir neste sábado, 16, das 8h:00min às 15h:30min, na Casa de Retiro em Bananeiras, onde devem mergulhar na mensagem papal para este ano e no Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil a fim de melhor formatar o trabalho de comunicação em cada paróquia.

Segundo o Padre José Arimateia, coordenador diocesano da PASCOM, o evento será encerrado com a celebração da Santa Missa e conta com o apoio total do Bispo Dom Lucena, referencial da comunicação na Diocese. O Padre Arimateia lembra ainda que os agentes da PASCOM devem garantir a representação paroquial, em consonância com seus párocos, que será de no mínimo duas pessoas.

O que o Santo Padre propõe este ano:

O tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2015 é “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.

O tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano se insere em continuidade com o precedente e ao mesmo tempo contextualiza-se com aquele que será o tema central do próximos dois Sínodos: a família.
Os fatos diários nos dizem também sobre a fadiga da família. As mudanças culturais muitas vezes não ajudam a entender o quanto a família seja um bem.

“As relações entre os membros da comunidade familiar são inspiradas e guiadas pela lei da «gratuidade» que, respeitando e favorecendo em todos e em cada um a dignidade pessoal como único título de valor, se torna acolhimento cordial, encontro e diálogo, disponibilidade desinteressada, serviço generoso, solidariedade profunda”. (João Paulo II, Familiaris Consortio, N. 43)

“Como ainda dizer em nossos dias, ao homem ferido e desiludido, que o amor entre um homem e uma mulher é uma coisa boa? Como fazer com que os filhos experimentem que são um dom precioso? Como aquecer o coração da sociedade ferida e provada por tantas desilusões de amor e dizer a ela: força, recomecemos? Como dizer que a família é o primeiro e significativo ambiente no qual se experimenta a beleza da vida, a alegria do amor, a gratuidade do dom, a consolação do perdão oferecido e recebido, e onde se inicia a encontrar-se com o outro”, lê-se no texto publicado pela Sala de Imprensa, que prossegue:

“A Igreja hoje deve novamente aprender a dizer o quanto a família seja um grande dom, bom e belo. É chamada a encontrar o modo para expressar que a gratuidade do amor, que se oferece aos esposos, aproxima todos os homens a Deus e esta é uma tarefa magnífica. Por que? Porque direciona o olhar a verdadeira realidade do homem e abre as portas para o futuro, a vida.”

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é o único dia estabelecido no Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963). É celebrado em muitos países, com a recomendação dos bispos de todo o mundo, no Domingo que antecede Pentecostes (2015, 17 de maio).

A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é tradicionalmente publicada em ocasião da festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas (24 de janeiro).

Pascom - Diocese de Guarabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário