Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2015

Unidos em Cristo

É tempo de olhar para o Senhor, imolado por nós e, por nós, ressuscitado. Jesus é a verdadeira vinha plantada pelo Pai (cf. Jo 15-1-8). Na obediência e na fidelidade, ele deu fruto de vida eterna.
             Essa Videira viva e verdadeira, plena do Santo Espírito, que é a vida do Pai, nos vivifica. Foi por nós que Jesus, a Videira, morreu; foi por nossa causa que ele ressuscitou! “Todo ramo que em mim não dá fruto o Pai o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, não podeis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós sois os ramos". Fomos enxertados na videira verdadeira. Em Jesus, somos a Igreja, a vinha eleita do Senhor. Somo-lo, porque, pelo batismo, fomos enxertados em Cristo e, agora, vivemos da sua seiva bendita, que é o Santo Espírito. Sabemos que Deus permanece conosco e nós nele, porque temos o seu Espírito (cf. 1Jo 3,18-24). Que realidade maravilhosa: estamos unidos a Cristo de verdade, de verdade vivemos a sua vida nova, vida que ele adquiriu na ressurreição. O que o Senhor espera de nós? Que não produzamos uvas azedas! O Senhor espera de nós frutos doces; doces da doçura do Cristo que, por nosso amor, fez-se obediente até a morte e morte de cruz! 
            Que devemos fazer para produzir frutos no Senhor? Crer em Jesus e nos amarmos uns aos outros, como ele nos mandou. Ser cristão é viver enxertado em Cristo e nos tornamos ramos da mesma videira. A Igreja não é simplesmente a soma dos fiéis. Não somos nós que fazemos a Igreja. Ela nasce de Cristo, ela nos é anterior; e nós, pela graça de Deus, somos nela enxertados pelo batismo e pela eucaristia. Ser cristão é ser Igreja; e ser Igreja é estar profundamente unido a Cristo e, em Cristo, unidos uns aos outros. Nunca esqueçamos: vivemos a mesma vida, nutrimo-nos da mesma seiva: esta vida, esta seiva é o Santo Espírito do Ressuscitado! Fora de Cristo, que fruto daríamos? Separados do tronco, fora da videira, como permaneceríamos vivos da vida divina? Como poderíamos produzir frutos de vida eterna? É permanecendo em Cristo, cabeça e tronco da Igreja, que viveremos da sua energia, da sua seiva, isto é, do seu Espírito Santo. 
           Somos convidados, ainda, a refletir sobre como cada um de nós está vivendo a comunhão no dia a dia, a começar da vida em família, que deveria ser o primeiro espaço de vivência da unidade, que brota do amor e da fé em Cristo. É preciso superar ressentimentos e antipatias; dialogar e perdoar; ajudar os que erram; tomar a iniciativa de amar e servir, como Cristo, por causa dele, e nele confiando. Assim fazendo, amamos o próximo "não só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade" (1Jo 3,18). A experiência da videira e dos ramos se prolongará, deste modo, na vida familiar e em outros ambientes em que vivemos. Acolhamos sempre a palavra de Jesus e tornemo-nos seus discípulos.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário