Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Delegação diocesana de Guarabira visita Santuário de Fátima em Portugal

A comissão representativa da Diocese de Guarabira que participará do III Retiro Mundial de Sacerdotes em Roma (Itália), fez sua primeira parada em Lisboa (Portugal) para visitar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, local onde a virgem Maria apareceu aos três pastorinhos. 

O bispo Dom Lucena e os padres Arimatéia e Uelvo Miguel (Alagoa Grande), Jardiel (Belém), Marinaldo (Araruna) e Joanderson (Pilõezinhos) integram a delegação diocesana. A partir desta quarta-feira, 10, eles devem  vivenciar em Roma o Retiro dos Sacerdotes até o dia 14. 

O Santuário de Fátima 

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (mais conhecido, simplesmente, por Santuário de Fátima), localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima (Portugal), é um dos mais importantes santuários marianos do mundo.  Em 1917 (ano da revolução soviética), Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia dos Santos (conhecidos por "os três pastorinhos"), dizem ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19. No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias, conversão, e penitência. Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma capela naquele lugar, que actualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já duas basílicas, aumentando assim a capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto.

O Santuário de Fátima é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Basílica da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007. Destacam-se ainda a Capela do Lausperene (Laus Perene = Louvor Permanente) (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada) e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissão).

A Capelinha das aparições 

Em resposta ao pedido de Nossa Senhora "quero que façam aqui uma capela em minha honra", foi construída uma modesta capela no local exacto das aparições. De 28 de Abril a 15 de Junho de 1919, a tarefa foi executada pelo pedreiro Joaquim Barbeiro de Santa Catarina da Serra. A 13 de Maio de 1920, a imagem de Nossa Senhora de Fátima é benzida na Igreja Paroquial de Fátima pelo Rev. António de Oliveira Reis, arcipreste de Torres Novas. Foi oferecida por Gilberto Fernandes dos Santos e encomendada à Casa Fânzeres de Braga, segundo as indicações da Irmã Lúcia,sendo a obra de escultura de José Ferreira Thedim, . É em madeira, cedro do Brasil, e mede 1,10m. A estátua é entronizada na Capelinha a 13 de Junho do mesmo ano.

A 13 de Outubro de 1921 é permitida oficialmente a celebração da Missa, pela primeira vez, junto à Capelinha.

Em 6 de Março de 1922, foi dinamitada por desconhecidos, mas foi reconstruída nesse mesmo ano. Em 1982 foi construído um vasto alpendre, tendo sido inaugurado aquando da visita do Papa João Paulo II em 12 de Maio desse ano. Em 1988, Ano Mariano, foi forrado com madeira de pinho, proveniente da Rússia, norte da Sibéria. Foi escolhida esta madeira pela sua durabilidade e leveza.

A capelinha original, embora sujeita a ligeiras reparações no decorrer dos anos, mantém os traços de uma ermida popular.

O pedestal, onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora, marca o sítio exacto onde estava a pequena azinheira sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos em 13 de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro de 1917.

PASCOM 
Pesquisa: Wikipédia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário