Páginas

domingo, 29 de novembro de 2015

Advento do Senhor

No próximo final de semana, unidos à nossa Igreja espalhada por todo o orbe cristão, iniciaremos o Tempo do Advento (“adventus”, que em latim significa chegada, vinda).
De acordo com os documentos que normatizam a liturgia na igreja, esse é um período que possui duas características essenciais:
- Em primeiro lugar é um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre nós. Prova disto é que a liturgia dos últimos dias do Advento (17 a 24 de dezembro) reveste-se de um caráter todo especial de preparação para o nascimento de Jesus.
- Em segundo lugar é também um tempo em que voltamos os nossos corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos, e justamente por isso, a liturgia da palavra que ouvimos nas ultimas semanas do tempo comum (Lc 17, 22-19, 27) e a belíssima solenidade de Cristo Rei do Universo, nos apontavam a segunda vinda do Filho do Homem, muito mais do que evidenciar um Jesus apoteótico ou faraônico reinante em seu palácio real, como muitos imaginam equivocadamente.

Portanto, iniciar o tempo da espera é a ocasião que temos para questionarmos se em nossas paróquias, comunidades, grupos ou famílias estamos na expectativa da segunda vinda do Filho do Homem, e mais, se também naqueles ambientes de evangelização, como o nosso espaço de trabalho, as redes sociais ou as nossas rodas de conversas entre amigos, somos capazes de convidar as pessoas a celebrarem o Natal do Senhor com verdadeiro espírito cristão.
Você que agora lê essas breves linhas, já se perguntou o que tem feito para incentivar as pessoas a viverem intensamente este tempo de espera do Senhor?
Quanto ao dia do Filho do Homem, “ninguém sabe o dia ou a hora, só o Pai” (Mt 24, 36), estejamos pois, preparados, vigilantes, em autentica espera cristã.

Pascom - Diocese de Guarabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário