Páginas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Diocese de Guarabira reúne referências da catequese das diversas Paróquias


 Na última terça feira (22), foi realizada na Cúria Diocesana, em Guarabira uma reunião com as Coordenações e referências de Catequese das Paróquias. Na referida reunião, foram abordadas as experiências sobre a Catequese de Inspiração Catecumenal e suas motivações para a vivência do Ano 2016.

Dom Lucena, Bispo Diocesano, destacou a necessidade de uma Catequese mais atuante e próxima da família, que tenha como meta uma maior vivência da fé na comunidade, uma catequese em saída. Frisou, ainda, que este é o caminho que deve inspirar a nossa catequese de inspiração catecumenal. Não se trata de reproduzir passado, mas dar um revigoramento à mistagogia na missão catequética, na Diocese.  
Na reunião estiveram presentes Dom Lucena, a Comissão Diocesana,  Pe. José André, Pe. Iran de Sousa, Pe. Heriberto, Religiosas e 52 catequistas provindos de 22 paróquias da Diocese.  

Elementos ou características principais da metodologia catecumenal:
a) Catequese mais ligada à Palavra de Deus, mais orante, mais celebrativa, mais vivencial, sem deixar de lado a linguagem racional e doutrinal. Usa muito a linguagem simbólica, pois os mistérios da fé são mais do que explicação, são contemplação.
b) Formação integral a partir da interação entre catequese, liturgia e conversão de vida. Proporciona o aprofundamento da Palavra de Deus, a celebração dos mistérios da fé durante o ano litúrgico e o crescimento na conversão (mudança de costumes e prática de boas obras).
c) Catequese ritmada pelo ano litúrgico e apoiada em celebrações que vão introduzindo os catequizandos nos mistérios da salvação, conduzindo-os, assim, a uma pessoal e plena adesão à pessoa de Jesus Cristo.
d) Catequese gradual e progressiva, com celebrações que vão assinalando a passagem de uma etapa para a outra do itinerário catequético. Por isso, são fundamentais as celebrações da entrega da cruz e da Palavra de Deus; da entrega do Credo e do Pai nosso; da inscrição do nome ou eleição perto da celebração dos sacramentos… A progressividade também vai acontecendo através da vivência da fé, na comunidade.
e) Maior integração ou interação entre o anúncio da fé em Jesus Cristo, a celebração litúrgica e a vivência. É uma catequese que parte do primeiro anúncio da fé (querigma), aprofunda e celebra o mistério anunciado e conduz para a conversão de vida, ou seja, a vivência da fé, anunciada, refletida e celebrada.
Em relação aos nossos encontros de catequese, encontramos na metodologia de inspiração catecumenal um caminho para fazermos a interação entre anúncio, celebração litúrgica e vivência da fé.

Conforme o Diretório Nacional de Catequese, nº 43, “a finalidade da catequese é aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho: levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, Corpo de Cristo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário