Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Porta Santa da Misericórdia

           
Caríssimos Diocesanos desta querida Diocese de Guarabira! Neste domingo, 13 de dezembro, terceiro domingo do Advento, Dia da Coleta Nacional para a Evangelização, temos a cerimônia de abertura da Porta Santa do Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, e a Instituição no Ministério de Acólito de 16 aspirantes ao diaconato permanente, na Catedral Nossa Senhora da Luz em Guarabira, às 8h30. Depois da Catedral, em datas marcadas, a Porta Santa será aberta no Memorial Padre Ibiapina, em Santa Fé; Memorial Frei Damião, em Guarabira e no Cruzeiro de Roma, em Bananeiras; permanecendo ambos como locais de peregrinação durante o jubileu da Misericórdia.

            A abertura da Porta Santa acontecerá nas catedrais e santuários em todo o mundo, dando início ao Jubileu da Misericórdia nas Dioceses.
Passamos por muitas portas no dia a dia. Algumas portas nós mesmos abrimos e fechamos, outras são abertas para nos acolher. Ao entrarmos por uma porta, podemos sentir a sensação de segurança e alegria. Mas também podemos ter decepções e tristeza quando necessitamos de ajuda, e encontramos portas fechadas. Portas que não são abertas, porque não são solidárias com os que padecem. 
Há uma porta na nossa vida que só nós mesmos podemos abrir. Talvez seja a mais difícil. É aquela do nosso coração. Quando abrimos esta porta, entramos em comunhão conosco, com a realidade dos irmãos, com o mundo e com Deus. 
A Igreja, no intuito de aproximar ainda mais os filhos e filhas da misericórdia do Pai, propôs o Ano Santo ou Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Este tem início com a abertura simbólica da Porta Santa. É um tempo especial para sermos tocados pelo Senhor Jesus e transformados pela sua misericórdia para nos tornarmos, também nós, testemunhas da misericórdia. Tempo de receber indulgência plenária, desde que se confesse, comungue, reflita sobra a Misericórdia (as obras de misericórdia corporais e espirituais) e reze pelo Santo Papa.
O Ano da Misericórdia, abertura da Porta Santa, não é algo mágico, tipo a “porta da esperança”, mas é algo que nos enche de esperança, porque podemos viver na vida de fé a experiência do amor e da misericórdia do Pai. Acolha a misericórdia divina! Sejamos todos “misericordiosos como o Pai”! 

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário