Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Dom Lucena, presidiu a Missa em Ação de Graças pelos 180 da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Bananeiras-PB.

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento de Bananeiras,  em comemoração aos 180 anos de sua fundação canônica, abre os festejos  com as celebrações do Tríduo Paroquial. 

Paróquia de Bananeiras, 180 servindo em missão o Evangelho da vida e da esperança.











Pascom / João Valério


Dom Lucena, bispo diocesano, celebra em ação de graças pelos 90 Anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pirpirituba.


Paróquia celebra seus 180 anos de fundação canônica

Há 180 anos passados instalava - se cidade de Bananeiras a Paróquia Nossa Senhora do Livramento.  Criada em 1835, a Paróquia seria um marco de devoção mariana a serviço do Evangelização e da Missão. Histórica e culturalmente a Paróquia é marcada pela mística da devoção popular, congregando  a experiência de Fé (uma prece feita a Nossa Senhora do Livramento, no século XVII) e  a realização de uma promessa: a construção de uma capela como expressão da vida que foi poupada e renascida. Assim, Fé e Vida estão intrinsecamente ligadas desde a sua origem, e os padres e agentes de pastoral que pela Paróquia passaram, procuraram manter esta característica.
Em meios as alegrias e dificuldades na travessia histórico temporal, celebramos os 180 anos resgatando o impulso de uma Igreja que procura anunciar com alegria o Evangelho da Vida e da Esperança. Para este ano de 2015, a Paróquia priorizou 10 atividades que  acompanharão as celebrações deste Centésimo Octogésimo ano de existência. Iniciando com um Tríduo Eclesial, o louvor a Deus e a Virgem Santíssima será traduzido em meio a Romarias, Encontros de Formação e Celebrações. Atividades educacionais e ecológicas, culturais e pastorais darão o tom das festividades, priorizando o envolvimento da comunidade paroquial e os homens e mulheres de boa vontade da Igreja e da Sociedade. As celebrações acontecerão de abril/2015 a janeiro/2016,  Estes momentos serão de oportunidades para atuarmos o carisma da Evangelização e da Missão, a partir de uma Igreja e Paróquia que assumem a proposta de Jesus e do seu Reino. Contamos com a sua participação e colaboração neste tempo jubilar.
                                                                                              
 Pe. Jandeilson Alencar e Pe. Francisco Marques


terça-feira, 28 de abril de 2015

Papa aos novos sacerdotes: homilias não aborrecidas, não recusar o batismo

No quarto domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor e Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o Papa Francisco presidiu à Santa Missa na Basílica de S. Pedro, com a ordenação de 19 novos sacerdotes para a Diocese de Roma. Na sua homilia, inspirada no Pontifical Romano para a Ordenação de Presbíteros, o Papa falou antes de tudo do chamamento dos sacerdotes à ordem dos presbíteros, um chamamento, disse, feito por Cristo único Sumo sacerdote do Novo Testamento, mas também um chamamento ao qual é associado todo o povo de Deus. Contudo, entre todos os discípulos o Senhor escolhe alguns em particular para exercerem publicamente, na Igreja, o ofício sacerdotal em favor de todos os homens e para continuarem, assim, a sua missão de Senhor, sacerdote e pastor.
Ele, de fato, para isso tinha sido enviado pelo Pai, e assim Ele também enviou no mundo primeiro os Apóstolos e, em seguida, os Bispos e os seus sucessores a quem, finalmente, foram dados como colaboradores, os presbíteros que, com eles unidos no ministério sacerdotal, são chamados ao serviço do Povo de Deus. E o Papa acrescentou:
“Eles refletiram sobre esta vocação que receberam, e agora vêm para receber a Ordem dos Presbíteros. O Bispo arrisca e os escolhe, como o Pai arriscou para cada um de nós”.
Os novos sacerdotes, continuou o Papa, serão depois configurados a Cristo Sumo e Eterno Sacerdote, ou seja, serão consagrados como verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento e, com este título que os une no sacerdócio ao seu Bispo, serão pregadores do Evangelho, Pastores do Povo de Deus, e presidirão às ações de culto, especialmente na celebração do sacrifício do Senhor. E, dirigindo-se diretamente aos ordenandos, disse:
”Quanto a vós, que estais para ser promovidos à Ordem do sacerdócio, considerai que, ao exercer o ministério da Sagrada Doutrina, participareis na missão de Cristo, único Mestre. Administrai a todos aquela Palavra de Deus que vós mesmos recebestes com alegria. Lede e meditai assiduamente a Palavra do Senhor para acreditar naquilo que lestes, ensinar o que aprendestes na fé, viver o que ensinastes”. Seja ela, portanto, alimento para o povo de Deus. As vossas homilias não sejam aborrecidas. As vossas homilias cheguem ao coração das pessoas porque saem do vosso coração, porque aquilo que dizeis a eles é o que tendes no coração”.
Deste modo, continuou o Papa Francisco, a doutrina dos sacerdotes será alimento e a sua vida alegria e sustento para os fiéis de Cristo, porque com a palavra e com o exemplo edificarão a Igreja. E disse de novo aos sacerdotes:
“Quando celebrais a Missa reconhecei o que estais a fazer, e não o façais com pressa, imitai o que estais a celebrar, não é um ritual artificial, porque assim participando no mistério da morte e ressurreição do Senhor, leveis a morte de Cristo nos vossos membros e caminheis com Ele em novidade de vida”.
Com o Batismo reunireis novos fiéis ao povo de Deus, disse ainda o Papa aos sacerdotes, pedindo-lhes para nunca recusarem o batismo a quem o pedir. Com o sacramento da Penitência perdoarão os pecados em nome de Cristo e da Igreja e, mesmo em nome de Cristo e da sua esposa a Igreja, o Papa pediu-lhes para nunca se cansarem de ser misericordiosos, reiterando que eles estarão no confessionário para perdoar e não para condenar e que, sobretudo, deverão imitar o Pai que nunca se cansa de perdoar. Com o óleo santo, enfim, eles levarão o alívio aos doentes e celebrando os ritos sagrados, eles serão a voz do povo de Deus e de toda a humanidade.
E o Papa convidou também os novos sacerdotes a exercer na alegria e caridade sincera a obra sacerdotal de Cristo, apenas com a intenção de agradar a Deus e não a si mesmos pois é feio, disse, um sacerdote que vive para agradar a si próprio e se comporta como um pavão. E concluiu dizendo-lhes:

“Participando na missão de Cristo, Cabeça e Pastor, e em comunhão filial com o bispo, esforçai-vos por unir os fiéis numa única família, para conduzi-los a Deus Pai, por Cristo, no Espírito Santo, tendo sempre diante de vós o exemplo do Bom Pastor, que não veio para ser servido, mas para servir, não para ficar nos seus confortos mas para sair, e buscar e salvar o que estava perdido.” (BS)

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Presidência do Regional Nordeste II

Presidente: Dom Antônio Fernando Saburido, OSB 

(n: 10/06/1947, e: 31/05/2000, o: 20/08/2000
Arcebispo de Olinda e Recife

Endereço: Rua Bispo Coutinho, s/n – Alto da Sé
53120-130 Olinda – PE

Cúria:
Av. Rui Barbosa, 409 - Graças | 52.011-040 - Recife-PE 
(81) 81 3271.4270




Vice-Presidente: Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

(n: 10/07/1954, e:05/07/2006; o:24/09/2006, c: 08/10/2006)
Bispo de Campina Grande  

Resid: Rua João Lourenço Porto, 218 Centro
58400-24            Campina Grande - PB
(83) 3341-1526  Fax: (83) 3322-3411 E-mail dom.delson@gmail.com
Cúria: Rua Afonso Campos, 251  Centro  
Caixa Postal: 515/58100-970
                                      58100-600  Campina Grande-PB 
                                    (83) 3321-4199   E-mail: diocese@gmail.com.br   


Secretário: Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena

(n: 19/10/1963, e: 28/05/2008, o: 17/08/2008, c: 31/08/2008)
Bispo de Guarabira

Resid: Pça. Mons. Wanfredo Leal, 20 Centro.
58200-000 Guarabira – PB Caixa Postal 17
Fone: (83) 3271-4566 Fax: (83) 3271-3271
CúriaRua Dr. Sales, 42  Centro 58200-000 Guarabira-PB Caixa Postal 17 (83) 3271-4242  
Fax: (83) 3271-3271   diocgba@hotmail.com 


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Estudo do Documento 100

A Diocese de Guarabira, em comunhão com o seu Bispo, convida os Padres, Diáconos, Religiosos(as), Escola Diaconal, 02 Leigos(as) de cada Paróquia e Área Pastoral e os coordenadores(as), devidamente nomeados, das Pastorais, Movimentos e Serviços Diocesanos para o Seminário Diocesano sobre o Documento da CNBB 100 – Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia.
            Data: 05 de maio de 2015 (terça-feira)
            Local: Santuário do Pe. Ibiapina, Santa Fé,
                        em Solânea-PB.
            Inicio: 08h, com o café da manhã
            Término: 16h
            Assessor: Prof. Sérgio da UNICAP – Recife – PE.
            Levar: O Documento da CNBB 100 – Comunidade de                         Comunidades: Uma Nova Paróquia.                              Presença: Permanecer o dia todo
            Inscrição: Devolver a ficha de inscrição através do e-mail: secpastoraldioc.gba@gmail.com (Ir. Irenice) ou telefonar para Rita (Cúria) – (83) 3271- 4242 – informando os nomes dos participantes até o dia 30 de abril, para facilitar a organização do Seminário.

            Este Seminário testemunhará a nossa união no amor a Cristo, promoverá a comunhão eclesial e imprimirá no nosso coração um maior sentido de co-responsabilidade na Missão e de pertença a uma mesma e grande comunidade Espiritual.

            Que o Espírito Santo de Deus ilumine, oriente e conduza a nossa Igreja Diocesana com a luz de sua Sabedoria Divina. E, com a proteção materna de N. Sra. da Luz, podermos, como Discípulos(as) Missionários(as), crescermos na Fé e na Missão.



Anexo abaixo 




quarta-feira, 22 de abril de 2015

FESTA DOS 90 ANOS DE FÉ E CAMINHADA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – DE 20 À 30 DE ABRIL DE 2015

Nesta Segunda-feira (dia 20) vamos dar início as comemorações da Festa dos 90 Anos da nossa amada Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, situada na cidade de Pirpirituba/PB.
Serão 11 dias de Celebrações e atividades que abrilhantarão as noites de Novena, juntamente com a participação dos Padres atuais da nossa Paróquia (Pe. Demétrio e Pe. Paulo Roberto) e com a presença de alguns Padres que passaram dando a sua contribuição à nossa Paróquia, entre eles podemos citar (Pe. Paulo José, Pe. Anselmo, Pe. Cristiano Muffler, Pe. Bosco, Pe. Cícero e Monsenhor Nicodemos), contaremos também com a presença amiga dos Filhos da nossa terra (Pe. Joaquim e Pe. Joanderson) e no Encerramento a Missa será Presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Lucena.
Vivamos intensamente esses dias em preparação para os 90 Anos de Júbilo e Fé da nossa Paróquia, onde com auxílio do Espírito Santo, se manteve Anunciando Jesus Cristo em Comunidade, sob o Manto da Virgem do Rosário.

Tenhamos todos, uma Feliz e Abençoada Novena!
Gilvania Santos (Agente da Pascom/PB)

                              Um pouco da história da nossa Paróquia:

No ano de 1860 já havia no lugar onde hoje se localiza a residência paroquial uma pequena Capela de taipa. Construída pelos escravos do Senhor Capitão Luiz Correia de Melo. E a pedido deste mesmo Senhor, começaram-se a se agregar numerosas famílias vindas daqui e dali, formando o povoado nascente.
Tempos depois, chegava o Pe. Ricardo José Brasiliense que pela sua idade já avançada parecia ter escolhido o lugar para terminar os seus últimos dias de vida. Este homem de Deus muito contribuiu para o embelezamento daquela rústica capela, principalmente no altar-mor.
Aquele povoado cresceu e 28 anos depois recebeu a visita do Provisor do Bispado da Arquidiocese de Olinda (em 18 de Janeiro de 1888).  Depois de 14 anos o povoado teve a alegria de receber o Reverendíssimo Sr. Arcebispo D. Adauto de Miranda Henriques (em 23 de Outubro de 1916). Ele prometeu que se fosse construída uma nova Matriz e uma nova residência paroquial, seria criada uma freguesia com sede no então distrito de Pirpirituba.
Depois de 9 anos (em 30 de Abril de 1925) finalmente foram atendidas as necessidades espirituais dos habitantes de Pirpirituba e foi instituída a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Matriz da referida Paróquia, na forma do Direito Canônico - 1415, parágrafo 3; 1208, parágrafo 1; concedendo-lhe plenos direitos e faculdades para que permanecesse em sua sede o Sacrário onde se conserva o Santíssimo Sacramento.
Segue abaixo a Programação

ABERTURA

Dia 20 de Abril (Segunda-Feira)
18:00h – Carreata até a cidade de Sertãozinho.
18:45h  Hasteamento das Bandeiras e Apresentação da Banda Macial.
19:00h  – Celebração da Santa Missa
Celebrante: Pe. Demétrio
Grupos Responsáveis: Todos os Grupos

Dia 21 de Abril (Terça-Feira)
12:00h – Ofício de Nossa Senhora
18:00h – Santo Terço
19:00h – Celebração da Santa Missa
Celebrante: Pe. Cristiano
Grupos Responsáveis: Ministros da Eucaristia, Mãe Rainha e Apostolado da Oração

Dia 22 de Abril (Quarta-Feira)
12:00h – Ofício de Nossa Senhora
18:00h – Santo Terço
19:00h – Celebração da Santa Missa
Celebrante: Pe. Paulo Roberto
Grupos Responsáveis: Terço dos Homens e Missionários e Bom Jesus

Dia 23 de Abril (Quinta-Feira)
12:00h – Ofício de Nossa Senhora
18:00h – Santo Terço
19:00h – Celebração da Santa Missa
Celebrante: Pe. Anselmo
Grupos Responsáveis: RCC (Esperança na Ressurreição e Luz no Caminho)

Dia 24 de Abril (Sexta-Feira)
12:00h – Ofício de Nossa Senhora
18:00h – Santo Terço
19:00h – 4ª Noite de Novena e Benção do Santíssimo
Celebrante: Pe. Cícero
Grupos Responsáveis: Santo Antônio, Caminhando para Luz e Desperta para Cristo
20:15h – Apresentação Cultural: Antônio Costa e Jorge Nascimento

Dia 25 de Abril (Sábado)
12:00h – Ofício de Nossa Senhora
15:30h – Passeio Ciclístico pela Cidade (Concentração – em frente à Igreja Matriz)
18:00h – Santo Terço
19:00h – Celebração da Santa Missa
Celebrante: Pe. Bosco
Grupos Responsáveis: Confiante em Cristo, Cúpula Paroquial.

Dia 26 de Abril (Domingo)
07:00h – Missa Dominical
08:30h – Cavalgada pela cidade
15:30 – I Festival do Senhor Kid’s (concentração na Capela São José)
18:00h – Santo Terço
19:00h – Celebração da Santa Missa
Celebrante: Pe. Paulo José
Grupos Responsáveis: ECC, Pastoral Familiar, Pastoral dos Noivos e Batismo

Dia 27 de Abril (Segunda-Feira)
12:00h – Ofício de Nossa Senhora
18:00h – Santo Terço
19:00h – Celebração da Santa Missa
Celebrante:Pe. Joanderson
Grupos Responsáveis: Terço das Mulheres e Deus Conosco e Terço das Crianças

Dia 28 de Abril (Terça-Feira)
12:00h – Ofício de Nossa Senhora
18:00h – Santo Terço
19:00h – Celebração da Santa Missa
Celebrante: Pe. Joaquim
Grupos Responsáveis: O.F.S, Comunidade N. Sª de Fátima e Pastoral da Criança e Coroinhas

Dia 29 de Abril (Quarta-Feira)
12:00h – Ofício de Nossa Senhora
18:00h – Santo Terço
19:00h – Celebração da Santa Missa
Celebrante: Monsenhor Nicodemos
Grupos Responsáveis: Grupo de Crisma, EJC e Catequese

ENCERRAMENTO

Dia 30 de Abril (Quinta-Feira)
12:00h – Ofício de Nossa Senhora
18:30h –  Procissão  saindo da  Igreja Matriz
19:00h – Celebração da Santa Missa
Celebrante: Dom Lucena
Grupos Responsáveis: Todos os Grupos


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
In Mariae Rosarium, Victoriae!
Santa Dei Génitrix, ora pro nobis!
Nossa Senhora do Rosário,
Dai a todos os cristãos a graça de compreender
A grandiosidade da devoção do Santo Rosário, dos Santos
Mistérios da vida, da morte e da ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.
São Domingos, Apóstolos do Rosário,
Acompanhai-nos com a vossa bênção na recitação do terço,
Para que, por meio desta devoção à Maria,
Cheguemos mais depressa a Jesus,
Como na batalha de Lepanto.
Nossa Senhora do Rosário,
Leve-nos à vitória em todas as lutas da vida.
Por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo,
Amém!


Pascom/Paroquial

"Comunicando o Amor e a Verdade"