Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2015

DIOCESE DE GUARABIRA

Setor de Pastoral Social

  
Guarabira, 27 de maio de 2015


Caríssimos/as irmãos e irmãs,

            O Setor Diocesano de Pastoral Social, em comunhão com o seu Bispo, convida as Pastorais Sociais, Organismos e Entidades para participarem do encontro diocesano sobre a missão da Pastoral Social.


            Local: Salão da Catedral Nossa Senhora da Luz (Guarabira)
            Data: 20 de junho de 2015 (sábado)
            Início: 08h30
            Término:11h30
            Assessoria: Setor de Pastoral Social - Regional NE II)
         Participantes: Lideranças da Dimensão Missionária Social (04 Pessoas por Pastoral, Organismo ou Entidade).

Fraternalmente,



                                    Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira



Ir. Irma Rodrigues da Silva
Coordenadora do Setor de Pastoral Social



“É Graça divina começar bem,
graça maior persistir na caminhada certa,
e graça das graças é não desistir nunca.”
Dom Hélder Câmara


_________________________________________________________________
Rua Dr. Sales, 42 - Centro - 58200-000 Guarabira – PB – Cx. Postal 17 – Tel: (83)3271-4242 – Telefax: (83)3271-3271 E-mail: diocgba@hotmail.com


terça-feira, 26 de maio de 2015

Câmara de Serra da Raiz Aprova projeto de valorização da família

A Câmara Municipal de Serra da Raíz aprovou na noite de quarta-feira, dia 20.05.2015, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei de número 03/2015, de autoria do vereador Carlos André Abreu instituindo a Semana Municipal de Valorização da Família. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
            A sessão aconteceu no Ginásio da Escola Estadual Padre Emídio Fernandes, com a presença da Prefeita Constitucional Adailma Fernandes, Secretários, vereadores de Lagoa de Dentro e de Duas Estradas, Dom Lucena – Bispo Diocesano, Monsenhor José André - Pároco Serra da Raiz, o Sr. Roberto - Pastor da Igreja Batista, alunos, professores e os fiéis católicos após a novena do mês de maio na Matriz N. Sr. do Bom Fim.  

            O projeto aprovado será sancionado pela Exma. Sra. Prefeita Adailma Fernandes e a Lei entrará em vigor a partir da data de sua publicação. A Semana Municipal de Valorização da Família será comemorada anualmente, tendo o dia 21 de outubro reservado à culminância das ações voltadas para a família. “A família é uma sociedade natural. Ela é mais do que uma unidade jurídica, social ou econômica. É uma comunidade de amor, insubstituível para a transmissão dos valores culturais, sociais, espirituais e religiosos; essenciais para o desenvolvimento e bem-estar de seus próprios membros e da sociedade. A Câmara Municipal de Serra da Raiz faz bem em dar uma atenção especial à valorização da família. Cada um de nós constrói a sua própria personalidade na família, crescendo com a mãe e o pai e irmãos, respirando o ar da casa abençoada por Deus. Uma sociedade que não acredita na família não tem um futuro harmonioso”, expressou Dom Lucena ao utilizar a palavra antes da votação do projeto.

domingo, 24 de maio de 2015

Paróquias se reúnem em Guarabira e celebram Pentecostes. Veja imagens!

A Diocese de Guarabira celebrou a Solenidade de Pentecostes no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual de Guarabira durante todo o dia deste domingo. Caravanas de todas as paróquias festejam a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos a fim de animar a missão de evangelização da Igreja.






Pentecostes é uma das celebrações importantes do calendário católico e, comemora, segundo esta crença, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. Isto porque ele ficou quarenta dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam quarenta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os católicos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é, às vezes, considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.

A ocasião, o Domingo de Pentecostes, é o último dia da Festa do Divino Espírito Santo, festa esta muito difundida no catolicismo popular brasileiro.

Rafael San - Pascom Diocesana

Dom Lucena faz novo remanejamento de padres na Diocese de Guarabira


O Bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco Assis Dantas de Lucena, acaba de confirmar novo remanejamento de padres na circunscrição diocesana. O anúncio foi feito durante celebração da Santa Missa neste domingo, 24, na catedral de Nossa de Senhora da Luz.
Dom Lucena anunciou que o Padre Joaquim Felipe, da Paróquia Santa Ana de Tacima e Riachão, será transferido para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Areia, onde auxiliará o atual pároco Monsenhor José Nicodemos.
O recém-ordenado Padre Kleber Rodrigues Oliveira seguirá para Tacima e Riachão onde será vigário paroquial e ajudará o administrador paroquial Padre José Antonio.
As alterações nas paróquias fazem parte da dinâmica pastoral diocesana e são utilizadas quando o Bispo entende que há necessidade para tal.

Rafael San - Pascom Diocesana

sábado, 23 de maio de 2015

Encontrão Diocesano de Comunidades e Solenidade de Pentecostes

“Ano da Comunidade e do Testemunho”

A Diocese de Guarabira, convida as Paróquias, Áreas Pastorais e o povo de Deus para participarem, no Dia de Pentecostes – 24 de maio de 2015, das 8h às 17h, do Encontrão Diocesano de Comunidades, no Ginásio do Colégio Estadual, em Guarabira, com o Tema: Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia. Será um dia de animação, oração, palestra, adoração e apresentações...
O encontro será culminado com a Solene Celebração de Pentecostes, presidida por Dom Lucena, Bispo Diocesano e concelebrada pelos Padres da Diocese de Guarabira. Renovemos juntos nossos compromissos na vivência de comunidade.

                                                                    PASCOM\ Diocese de Guarabira

Dom Lucena, encerra com Santa Missa a Festa de Santa Rita de Cássia, no Distrito de Canafístula



Na última sexta-feira (22), dia em que celebramos a Memória de Santa Rita de Cássia, Dom Lucena, Bispo Diocesano, participou da tradicional procissão com a imagem de Santa Rita de Cássia, pelas ruas do Distrito de Canafístuda, em Alagoa Grande – PB e encerrando as festividades presidiu a Santa Missa. Na celebração estiveram presentes o Pe. Arimateia, Pe. Miguel, Ministros Extraordinários da Comunhão e fiéis provindos da Comunidade e de outras vizinhas. E ainda, contamos com a participação da Comunidade São João Batista que proporcionou um belíssimo Show de Louvor para a Comunidade.  

Acompannhe abaixo as fotos: 






































Pascom/Alagoa Grande