Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

10 anos de Caminhada do Terço dos Homens

A Paróquia Nossa Senhora da Luz (Catedral), juntamente ao Grupo do Terço dos Homens, tem a alegria de celebrar com todos os homens do terço, os seus 10 anos de Caminhada.  

Parabéns a todo o Grupo do Terço dos Homens da Catedral Nossa Senhora da Luz. 

Sínodo da Família

A família é a confirmação da bênção de Deus. Nesse olhar, vivemos este tempo especial da graça de Deus, que é a Assembleia Sinodal sobre a família, em Roma, de 04 a 25 de outubro de 2015, com o tema: sobre “a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.
O Sínodo dos Bispos é um grande organismo da Igreja Católica, instituído há 50 anos pelo Papa Paulo VI, no final do Concílio Vaticano II. Ele retoma, de tempos em tempos, os grandes temas do Concílio e atualiza suas reflexões. 
Participam das assembleias do Sínodo, sobretudo bispos, representando as Conferências Episcopais de todo o mundo, escolhidos por seus pares para representá-los. Mas um certo número de bispos participantes também são escolhidos pelo próprio Papa, conforme previsto no Regulamento do Sínodo. Além dos bispos, há outras pessoas convidadas, de acordo com o tema; há sempre vários teólogos, peritos no tema, e também convidados de Igrejas cristãs não católicas. A assembleia do Sínodo é convocada e presidida pelo Papa; ele, no entanto, não coordena pessoalmente os trabalhos, mas confia essa tarefa a presidentes delegados. 
O Papa convoca o Sínodo, justamente, para ouvir a Igreja, por meio dos participantes da assembleia sinodal. Depois, ele fala por meio da Exortação Apostólica Pós-sinodal. A missão do Sínodo é a busca da comunhão e de caminhos comuns para a vida e a missão da Igreja. Esta entende que a família merece um lugar destacado nas preocupações dela mesma, mas também dos governos e responsáveis pela vida dos povos. A família é uma realidade que diz respeito a todos.
Nessa missão, a Igreja, conforme afirma o Papa Francisco, se insere como um “hospital de campanha”, em plena guerra de ideologias e de perigosas relativizações. Acolhe os feridos para qualificar homens e mulheres no desempenho de tarefas educativas, vivendo o amor e por amor, à luz da fé. Busca, assim, fazer com que cada casa, lugar sagrado, seja antídoto para a deterioração na sociedade contemporânea.
            Orientada por sua sólida doutrina, a Igreja Católica se desafia para encontrar modos e dinâmicas que façam da vida familiar um lugar capaz de formar homens e mulheres marcados pelo humanismo. Não se trata absolutamente de mudanças de práticas burocráticas, ou de relativizações pelas fragilidades da cultura contemporânea.
            O Sínodo tem suscitado os mais diversos pontos de vista sobre diferentes temas relacionados com a família. Certos meios de comunicação, alguns grupos ou pessoas, tentam descrever o sínodo marcado por conflitos e diferenças nos debates dos temas. A finalidade do Sínodo é envolver a Igreja inteira na busca das respostas aos questionamentos feitos sobre o casamento e a família na Igreja e na sociedade contemporânea. As diferenças no modo de pensar são uma riqueza.  As posições diversas não devem ser interpretadas como conflitos, mas como contribuições na busca do caminho comum e formas mais adequadas de acompanhar pastoralmente as pessoas e as situações atuais relacionadas com a família.
As reflexões Sinodais apontam para uma renovada valorização do casamento e da família, para um maior interesse pastoral em relação à família, com atenção as situações de dor e sofrimento. Esperemos seus resultados na graça de Deus, e os acolhamos com alegria para enfrentar com audácia e misericórdia os desafios do mundo de hoje, a fim de que a Igreja possa acompanhar as famílias, em fidelidade aos desígnios de Deus.


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Diocese de Guarabira realizou sua V Jornada Diocesana da Juventude

No último domingo 25 de outubro, na cidade de Guarabira-PB, aconteceu a V Jornada Diocesana da Juventude. O evento contou com a presença de Dom Lucena, Bispo Diocesano, Pe. Márcio José, Padres, Religiosos\as, a Coordenação Diocesana do Setor da Juventude e jovens provindos das diversas paróquias da Diocese de Guarabira.

A Jornada Diocesana da Juventude, teve como programação uma belíssima Caminhada pela paz, que saiu da Igreja Santo Antônio para o Memorial Frei Damião; a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano; uma catequese ministrada pelo Pe. Márcio José (CDMD)  sobre o tema: “Bem aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus” (Mt 5,8), e encerrando no grande show religioso, com o cantor católico Tony Allysson. Foi um momento especial para a juventude da Diocese de Guarabira e outras. Com isso percebemos que a Igreja jovem da Diocese de Guarabira está viva e atuante, essa é a prova de que viver o amor é dizer sim a Cristo em nossa vida. Ser jovem comprometido com as coisas do Reino é ser jovem Igreja.   



quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Nota de Solidariedade

“Disse-lhe Jesus: Eu sou à ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá”. ( Jo 11, 25-26)
Por meio deste, queremos externar os nossos sentimentos de solidariedade para com todos os familiares da querida e amiga da Diocese de Guarabira, Dona Detinha Diogo, que hoje partiu para morada eterna. Amiga que tanto contribuiu na formação das vocações sacerdotais desta Diocese.

Finalizamos formalizando em palavras a nossa gratidão e sentimentos por todos os familiares e amigos. Que a Mãe da Luz refúgio dos cristãos a conduza aos céus.  

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Semana da Juventude Catedral Nossa Senhora da Luz


Sínodo: violência doméstica é problema mundial

Cidade do Vaticano (RV) – A violência doméstica foi um dos temas debatidos pelos padres sinodais, seja em plenário, seja nos círculos menores.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o Arcebispo de Manaus (AM), Dom Sérgio Castriani, conta que ao expor o tema, vários outros bispos expuseram sua realidade, confirmando que a violência doméstica é um problema mundial:
“De fato, é uma realidade o abuso sexual de crianças e adolescentes, a violência contra as mulheres, e também o tráfico de pessoas. Depois, vários outros bispos tocaram no assunto, foi impressionante isto, de como este é problema mundial. Não é um problema só nosso do Brasil nem da Amazônia em particular, mas é um problema no mundo todo. Vários bispos do Oriente Médio, da África, colocaram isso, e também da Europa. Mas o sentido não é só apresentar o lado negativo, mas também o lado positivo, aquilo que a pastoral familiar está fazendo. E aquilo que a Conferência dos Religiosos do Brasil também está fazendo. Em Manaus, nós temos um programa com universidades e poder público de acompanhamento dessas crianças abusadas sexualmente – um trabalho que tem dado bons resultados. É um caminho. E o trabalho da Rede ‘Um grito pela vida’, que é das consagradas. Então meu objetivo era apresentar, de um lado, a situação da violência, que se confirmou. Aliás, há lugares no mundo onde a violência é muito maior. Nós tivemos testemunhos de bispos africanos, Boko Haram, Isis, estupros coletivos na Índia, é uma coisa que espanta muito, como no século 21 ainda tem tanto problema de violência. E a proposta é que a pastoral familiar e que a Igreja estejam atentas a isto. Nós temos os meios, não só sozinha, mas com profissionais qualificados, para atender esses casos na pastoral familiar.”
Na entrevista, Dom Sérgio fala ainda do trabalho da Igreja na prevenção da violência e da miséria, que está na raiz do problema.

 Fonte: Rádio Vaticano 

Um amor exigente

Por ocasião do mês missionário, da visita da Mãe Aparecida à nossa Diocese e ao presídio central de Guarabira, mas, sobretudo com a proximidade do ano da misericórdia, sinto-me na responsabilidade de escrever um pequeno artigo sobre nosso compromisso como cristãos, perceber a presença do Cristo preso nas pessoas daqueles que estão privados da sua liberdade e, de tantos outros direitos fundamentais assegurados pela Bíblia – Palavra de Deus - que é a nossa constituição por excelência. E pela constituição brasileira, no entanto, negados pela sociedade dos homens do poder.
Que interpretação poderíamos fazer do texto de (Is 42, 6-7)? Onde o Senhor chama nossa atenção para o compromisso, de que uma vez tomados pela mão, e encarregados da aliança das nações, abrir os olhas dos cegos, libertar os encarcerados e tirar da escuridão os que estão nas trevas das prisões? Como escolhidos de Deus, como nos sentíamos diante de tais interpelações? Esses irmãos trazem consigo uma dupla preferência de Deus, 1) por serem feitos marginais, 2) por representarem o próprio Filho de Deus (Jesus) encarcerado por nossas culpas...
                 Quando lemos e rezamos (Is 61, 1-2). A que compromissos nos sentimos chamados? O que representa para nós a proclamação do ano da graça do Senhor? Somos batizados, ungidos com o mesmo Espírito de Cristo. Estamos vivendo o ano da graça do Senhor, é necessário tomar para nós cristãos, as palavras do Profeta – Sarar os Corações aflitos, anunciar aos cativos a libertação, aos prisioneiros conceder o alvará de soltura – assim podemos anunciar o dia de nosso Deus, fazer justiça, para consolar os que estão tristes. Outra palavra que nos chama a atenção, como humanos e cristãos ungidos, está em (Is. 58,6-7) quebrar as correntes da injustiça, acabar com a opressão, deixar de lado toda espécie de imposição, e tudo isto a partir de atitudes pessoais, bem como o acolher, o vestir, o alimentar, o visitar e jamais se esconder do pobre nosso irmão, eis o jejum, a penitência agradável a Deus.
Diante da onda de violência, dos males que assolam a todos nós, mas, sobretudo, dentro do sistema prisional, com aqueles que já perderam a sua liberdade. À luz do (SL 142,5-8), não podemos perder o nosso senso cristão, acompanhado de uma indignação ética. É verdade que a violência acontece em duplo sentido; Não podemos esquecer que todos nascemos com a mesma dignidade que o criador nos concedeu, mas o mundo  transformou alguns em doutores e muitos em marginais, acredito que nós, cristãos, podemos, no mínimo, ser um apoio, um sinal de esperança para aqueles que nascem iguais a nós, sem dentes e sem unhas, para não corrermos o risco de ferir os outros, e agora estão trancafiados como leões. Alguém precisa também olhar para eles!
Para a nossa melhor compreensão da situação e maior solidariedade com essa parcela da humanidade, quase que banida do nosso convívio, recorramos ao nosso texto magno do Evangelho (Mt. 25,34-39), o qual nos mostra a condição fundamental para a concretização da nossa fé em Cristo aqui na terra, e elemento central do nosso julgamento no dia do nosso encontro definitivo com Ele. O serviço ao outro e, ao outro rejeitado, fora do convívio social, deve ser de fundamental importância para nossa vida de discípulo missionário do Senhor. Como podemos entender que alguém que por seu sofrimento, é deserdado da sociedade e é, ao mesmo tempo, preferido de Deus? Voltemos a nossa reflexão para a alegoria do corpo místico. Que lugar ocupam os presos no corpo místico de Cristo? Será que não são os membros mais frágeis, menos dignos, menos nobres?E se assim for, o que nos impede de assumir um compromisso também com a causa deles?
Se é verdade que os membros precisam uns dos outros - e é verdade - do que necessitam os membros encarcerados dos membros em liberdade? E de que precisam os membros em liberdade, dos membros encarcerados? Até onde deve chegar a nossa solidariedade?
O que não diriam os repórteres policiais e outros sobre este artigo? Mas eles ganham para defenderem uma “pureza angelical” do Estado e dos “homens de bem!” é um direito que eles têm. Certamente, já se pode prever o que dirão alguns “cristãos”, que se emocionam diante das sagradas espécies Eucarísticas, que choram e até entram em transe? No mínimo dirão que este é um artigo Herético, contrário às suas conveniências religiosas! Sendo assim, a Bíblia está repleta de heresias, que, por sinal, são por vezes sofridas, porém, belas e cheias de sentido.
Pe. Romildo José Santos de Sousa (Membro da Pastoral Carcerária)







Caminhada jovem - no Distrito de Roma, em Bananeiras

Dentro das comemorações dos 180 anos de criação canônica, a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, em Bananeiras, realizou no último domingo 18 do decorrente mês a JPJ (Jornada Paroquial da Juventude), onde um grande número de jovens se fizeram presente. A programação começou com um encontro com os crismando no distrito de Roma pela manhã e a tarde foi realizada uma caminhada de Roma para o Cruzeiro com toda a juventude. Um momento onde a juventude paroquial se reuniu para juntos refletirem a palavra de Deus e se confraternizaram. Estiveram juntos com os jovens os padres da Paróquia e catequistas do Crisma.





#PASCOM/BANANEIRAS#



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Encontrão Missionário Diocesano – 2º Encontrão da Esformis

No dia 18 de outubro de 2015, no Ginásio do Colégio da Luz, na cidade de Guarabira PB, das 7h30 às 17h, a Diocese de Guarabira realizou o Encontro Missionário Diocesano III Encontrão da Esformis (Escola de Formação Missionária). Com o tema: Missão é Servir, e o lema: Quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos (Mc 10, 44), o Encontro teve a assessoria do Pe. Carlos Alberto, SCJ, presidente da CRB NE 2. Na ocasião, o assessor fez alusão à                                            mensagem do Papa Francisco para o dia Mundial das Missões focando a missão do servo à luz da Palavra de Deus. Participaram aproximadamente, 400 pessoas, vindas das    Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese. Na ocasião, recebemos a vista de Dom Lucena, que saudou a todos, demonstrando alegria e gratidão pelo trabalho realizado e presença dos missionários.

Em virtude da peregrinação da Imagem Jubilar de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que se encontra na Diocese de Guarabira de 11/10/2015 à 12/10/2016, os missionários receberam a visita da imagem durante a vivência do encontro.
A vivência do dia foi culminada com a celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Carlos Alberto, assessor do referido encontro.

A animação do dia foi ministrada pelos jovens da Paróquia São Sebastião em Araçagi. As Funções e Ministérios Litúrgicos, foram assumidas pelos missionários.

















PASCOM

Mensagem de Aniversário Natalício

depositphotos_19237933-wedding-invitation-background.jpg
“Hoje é dia de alegria! Vamos juntos festejar e primeiro agradece ao Deus que te criou e cantar os parabéns, festejar, comemorar e dizer muito obrigado ao Senhor, o Rei dos reis”. (Poema)

Em 19 de outubro de 1963, nas terras do Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte, nascia uma criança talentosa cheia de alegria e muita energia.  Com o passar dos anos, os talentos foram se fortalecendo e a graça de Deus o acompanhou. Dom Lucena, hoje rogamos ao Espírito Santo que continue lhe dando muita saúde, força, unção e sabedoria para exercer a missão que lhe foi confiada, e que muitos anos em sua vida sejam acrescentados, para que sempre possa levar o Evangelho e o amor a todas as pessoas que encontrar.
Que Nossa Senhora da Luz lhe dê uma bênção toda especial neste dia, derramando sobre o senhor, a proteção e graças do Céu.
Parabéns! Feliz Aniversário, Dom Lucena!
Receba o abraço de gratidão dos que fazem a Cúria Diocesana e demais fiéis.
19 de outubro de 2015