Páginas

domingo, 13 de março de 2016

Perdão e Vida Nova

Vai se intensificando a preparação para a Páscoa. Temos a necessidade de purificar o olhar de nosso coração. A Páscoa do Senhor é também a nossa Páscoa: passagem pela vida neste mundo, que terminará com Cristo na plenitude do Pai; mas também, já agora, passagem sempre renovada do pecado para a graça, dos vícios para a virtude, de uma vida centrada em nós mesmos, para uma vida centrada com Cristo em Deus.
Veja a palavra que Jesus dirige à mulher adúltera que estava para ser apedrejada: “Podes ir e, de agora em diante, não peques mais” (Jo 8, 11). Jesus oferece àquela mulher a graça de uma nova vida. “Podes ir” significa “podes caminhar”, “podes seguir em frente”. É preciso caminhar, deixando para trás o pecado e a vida velha rumo à nova vida. Por isso, Jesus acrescenta: “não peques mais”. Assim como aconteceu com ela, o perdão misericordioso de Deus quer nos conduzir a uma nova vida. O perdão liberta, rompe as amarras do passado e permite caminhar olhando para frente.
O Sacramento da Penitência é o sacramento da conversão profunda, porque realiza, de maneira sacramental, o apelo de Jesus à conversão e o esforço de regressar à casa do Pai, do qual o pecador se afasta pelo pecado. Pode, também, ser chamado de Sacramento da Confissão, porque o penitente reconhece diante do sacerdote ser pecador e confessa os seus pecados, reconhecendo o erro e pedindo a santidade de Deus e a sua infinita misericórdia pelo perdão de seus pecados. Pode, ainda, ser chamado de Sacramento do Perdão, porque pela absolvição sacramental do sacerdote o penitente recebe da parte de Deus e da Igreja o perdão e a paz. Por fim, é chamado de Sacramento da Reconciliação, porque no ato de se confessar o pecador recebe o amor generoso do Pai e reconcilia-se com Deus, com a comunidade e com os irmãos.
Durante a semana (de 13 a 18 de março e na Semana Santa) acontecem os “mutirões de confissão” em preparação para a Páscoa em todas as Paróquias e Áreas Pastorais desta Diocese de Guarabira. Tempo de reconciliação e de perdão. O abraço da Igreja anunciando o Pai Misericordioso que enviou o seu Filho para nos salvar trouxe a cada um a vida nova. É a experiência do perdão e da reconciliação que transforma as vidas.
Aproximar-se do confessionário, depois de um acurado exame de consciência, é viver o apelo de Jesus à conversão e à penitência. Sim, uma conversão profunda de dentro para fora, do coração.
O fiel, ciente de que deve se confessar pelo menos uma vez por ano pela Páscoa da salvação, ao receber a absolvição deve ficar atento à fórmula da absolvição, quando o sacerdote diz que o Pai das misericórdias é a fonte de todo o perdão e que Ele realiza a reconciliação dos pecadores pela Páscoa do seu Filho e pelo dom do seu Espírito, através da oração e do ministério da Igreja.
Nesta Quaresma, quem busca a misericórdia de Deus deve ser misericordioso com o próximo. Quem busca o perdão de Deus deve estar pronto também para perdoar. O perdão é fonte de reconciliação e de paz. Faça a experiência do perdão que liberta e traz nova vida nova: o perdão recebido de Deus, o perdão recebido dos irmãos, o perdão oferecido aos irmãos! Faça uma boa confissão.


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário